"Spiritus: A melhor maneira de viajar é sentir" - Pumpkin.pt

“Spiritus: A melhor maneira de viajar é sentir”

Evento expirado
Spiritus Porto

Spiritus é um evento audiovisual único que se apresenta na icónica Igreja dos Clérigos na cidade do Porto. Uma experiência para todas as idades, disponível todos os dias da semana.

Spiritus – A melhor maneira de viajar é sentir é um espetáculo imersivo e multimédia inovador que transcende as paredes da Igreja dos Clérigos, na cidade do Porto e regressa para a segunda edição até 7 de janeiro de 2024.

Após acolher mais de 70 000 visitantes na sua primeira edição, em 2022, o aclamado espetáculo imersivo “Spiritus está de regresso ao coração da Igreja dos Clérigos. O “Spiritus” é um mergulho multissensorial, abstrato e imersivo de música, luz, arquitetura e poesia, que convida à reflexão acerca do papel do Homem no mundo, e à vivência, de uma forma pessoal, emocionante e arrebatadora, de um dos maiores símbolos da Invicta.

Livremente inspirado no poema “A Melhor Maneira de Viajar é Sentir”, de Álvaro de Campos, “Spiritus” é o primeiro espetáculo multimédia concebido de raiz para o interior da Igreja dos Clérigos. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Irmandade dos Clérigos e do multipremiado ateliê criativo OCUBO, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, criada com o objetivo de proporcionar não só uma descoberta inédita da Igreja dos Clérigos a quem a visita pela primeira vez, como também a sua redescoberta pelos próprios habitantes da cidade.

O espetáculo multimédia estará em exibição de segunda-feira a domingo, a partir das 18h. Os bilhetes custam 10€, com entrada gratuita para crianças até aos 10 anos, e podem ser adquiridos através da plataforma Spiritusporto.com. Entre 31 de março e 16 de abril, a viagem imersiva coincidirá com a iniciativa “Clérigos By Night”.

“Spiritus” transforma a arquitetura barroca de Nicolau Nasoni num elemento vivo, conferindo movimento, emoção e magia a cada detalhe do interior do monumento, envolvendo o público numa viagem contemplativa, multissensorial e totalmente imersiva ao centro de si mesmo. O regresso do espetáculo surge na sequência da forte adesão do público nacional e internacional à iniciativa, e da vontade de continuar a proporcionar uma experiência cultural inovadora, em pleno centro histórico do Porto.

Esta experiência imersiva explora a música, a luz, a energia e a cor, criando uma atmosfera de poesia visual, sincronia e leveza que preenche toda a arquitetura da Igreja dos Clérigos.

Criada pelo OCUBO e inspirado livremente no poema “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir” de Álvaro de Campos, Spiritus desperta o imaginário, a espiritualidade e o mindfulness de cada espectador.

“Spiritus”, o primeiro espetáculo imersivo desenvolvido de raiz para o interior da Igreja dos Clérigos, é o grande vencedor da categoria “Most Remarkable Venue” (Local Mais Notável) dos Global Remarkable Venue Awards 2023 da plataforma Tiqets.
Atualmente na sua segunda edição, e no ano em que se assinalam 250 anos da morte de Nicolau Nasoni, o arquiteto dos Clérigos, a experiência multissensorial foi eleita vencedora de entre as atrações mais populares e mais bem classificadas de oito países, como o Space Center Houston, nos Estados Unidos, Carrières des Lumières, em França, ou o Museu Nacional Thyssen- Bornemisza, em Espanha, entre outros.

Spiritus: o que é, afinal?

“Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir.
Sentir tudo ele todas as maneiras.
Sentir tudo excessivamente
Porque todas as coisas são, em verdade excessivas
E toda a realidade é um excesso, uma violência,
Uma alucinação extraordinariamente nítida
Que vivemos todos em comum com a fúria das almas,
O centro para onde tendem as estranhas forças centrífugas
Que são as psiques humanas no seu acordo de sentidos.
Quanto mais eu sinta, quanto mais eu sinta como várias pessoas,
Quanto mais personalidades eu tiver,
Quanto mais intensamente, estridentemente as tiver,
Quanto mais simultaneamente sentir com todas elas,
Quanto mais unificadamente diverso, dispersadamente atento,
Estiver, sentir, viver, for,
Mais possuirei a existência total do universo,
Mais completo serei pelo espaço inteiro fora,
Mais análogo serei a Deus, seja ele quem for,
Porque, seja ele quem for, com certeza que é Tudo,
E fora d’EIe há só EIe, e Tudo para Ele é pouco.”

​Excerto do poema “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir.” de Álvaro de Campos, um dos heterónimos mais conhecidos do escritor e poeta português Fernando Pessoa.

Spiritus Porto Paredes Igreja dos Clérigos

Horários e Bilhetes do Spiritus na Igreja dos Clérigos no Porto

Sessões
  • De segunda a sábado
    • 18:00 / 18:45 / 19:30 / 20:15 / 21:00 / 21:45
  • ​Domingo
    • 18:00 / 18:45 / 19:30
  • ​Duração do espetáculo: 30 min
  • Compra dos bilhetes no site

Preços

  • Bilhete Inteiro – 10,70€
  • Gratuito para crianças até aos 10 anos.

Deixamos um pequeno teaser do Spiritus no Porto

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<