Propomos a descoberta de dois filmes do movimento do Free Cinema britânico , que mostram que, apesar da distância temporal, as brincadeiras, jogos de rua e canções infantis permanecem semelhantes até hoje.
Os realizadores do movimento do Free Cinema britânico, entre os quais está Lorenza Mazzetti, filmavam a vida tal como ela era na Inglaterra do pós-guerra, com liberdade e factualidade perante o que viam.
Propomos a descoberta de dois desses filmes, que nos mostram que, apesar da distância temporal, as brincadeiras, jogos de rua e canções infantis permanecem semelhantes até hoje.
Sessão inserida na Retrospetiva dedicada a Lorenza Mazzetti
Canções de Rua, James T. Ritchie
Um verdadeiro tesouro cinematográfico, Canções de Rua é um registo de um tempo e de uma experiência simultaneamente específica e partilhada.
Um grupo de professores, coordenado por Nigel McIsaac, filma crianças que brincam na rua, envolvendo-se em jogos infantis tradicionais.
Estes jogos decorrem com toda a naturalidade contra o cenário de edifícios imponentes e adultos em movimentos apressados do quotidiano.
Ao longo de todo o filme, ouvem-se as vozes de crianças que cantam as rimas destes jogos — com palavras passadas ao longo de várias gerações num ritual repleto de poesia.
One Potato Two Potato, Leslie Daiken
Este é o único filme de Leslie Daiken, um investigador em educação que dedicou grande parte da sua pesquisa ao tema dos jogos de crianças. Mas a beleza das imagens de crianças que brincam nas ruas londrinas do pós-guerra não traem esta relação breve do autor com o cinema.
Em crateras de bombardeamentos, junto a edifícios em ruínas, por entre os escombros do Blitz, as crianças brincam — num tempo em que a rua era plenamente delas e as marcas do caos lançado pelos adultos não as incomodavam.
Também lhe pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- O que fazer no Porto com crianças?
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Este artigo foi útil para si?