Escolas > Agenda Escolas > Ciência e Natureza

Programa Educativo do Zoo Santo Inácio 2018/2019

Serviço Educativo - Visita Escolar ao Zoo Santo Inácio

Faça do Zoo Santo Inácio a sua sala de aula!

A 10 minutos do Porto, mais precisamente em Vila Nova de Gaia, situa-se o Zoo Santo Inácio, o maior e mais verde parque zoológico do norte do país. Com pouco mais de uma década de existência e mais de um milhão de visitantes, o Zoo Santo Inácio tornou-se já, no Zoo de referência do Grande Porto.

Reconhecido internacionalmente pela sua qualidade, o Zoo Santo Inácio é um dos poucos Zoos nacionais que, em parceira com a EAZA (Associação Europeia de Zoos e Aquários), participa em programas europeus de Preservação de espécies ameaçadas de extinção que habitam o Zoo, como é o caso dos Leões Asiáticos, as Panteras das Neves, os Pinguins de Humboldt, as Chitas, os Camelos Asiáticos, os Hipopótamos- Pigmeu, entre muitos outros.

A sensibilização para a proteção da vida selvagem e o bem-estar dos animais são a principal preocupação do Zoo Santo Inácio. Por isso, todos os animais vivem em ambientes concebidos de forma a recriar as condições dos habitats de origem, proporcionando-lhes as melhores condições de conforto para que possa observar animais saudáveis e com comportamentos genuínos. Os amplos espaços verdes, que albergam os cerca de 800 animais de 260 espécies, criam uma atmosfera natural que torna o Zoo Santo Inácio num espaço único e inesquecível!

Anualmente o Zoo recebe milhares de alunos e professores que, com ele, partilham o amor pela Natureza e pela Biodiversidade. A observação direta de 260 espécies e a compreensão do papel de cada animal na natureza, aliada à informação científica que é disponibilizada junto a cada habitat, contribui para a formação de cidadãos com uma maior consciência ambiental e maior sensibilidade para a Conservação das Espécies e Preservação do Ambiente.

Os Programas Educativos do Zoo são o complemento natural à visita, abordando especificamente as temáticas das metas curriculares definidas para cada ciclo de ensino.

Conheça-os no Guia Escolar do Zoo Santo Inácio!

Visitas Escolares ao Zoo Santo Inácio

A visita ao Zoo Santo Inácio pode ser feita de duas formas:

Visita Livre: Nesta visita, os Professores poderão coordenar livremente, de acordo com os horários das atrações diárias, o tempo da visita. Mediante pedido aquando da marcação, o Zoo fornece, gratuitamente, questionários que irão auxiliar e tornar a visita ainda mais divertida! Uma forma de por à prova o conhecimento dos Alunos com um ZOO LÓGICO – Um divertido quiz, adaptado a cada ciclo de ensino, para preencher ao longo da visita.

Uma forma diferente de registar e recordar um dia no Zoo!

Visita Livre + Programa Educativo: A pensar nas diferentes necessidades pedagógicas, o Zoo Santo Inácio criou diversos Programas Educativos complementares de acordo com cada ano escolar, mediante marcação e com valor acrescido ao bilhete do Zoo.

Nesta modalidade, o professor e alunos são acompanhados pela equipa do Zoo por um período de 30 minutos, sendo o restante tempo de visita livre.

As atividades com acompanhamento devem ser marcadas com um mínimo de 8 dias de antecedência. A realização destas atividades está condicionada à capacidade de resposta face a marcações já existentes.

A marcação só será considerada válida depois de confirmada por escrito pelo Zoo (e-mail, correio ou fax).

Os professores estão convidados para uma visita prévia gratuita, acompanhada pelo staff. Marcações: [email protected]

Programa de atividades Zoo Santo  Inácio

No bilhete do Zoo Santo Inácio estão incluídas todas as atividades diárias, como as divertidas e pedagógicas Demonstrações de Comportamento Natural dos animais e ainda os locais a não perder como o Reptilário; a Estufa Tropical; a Casa dos Animais Noturnos; o Reino dos Macacos; o Túnel dos Leões Asiáticos; a Savana Africana e muito mais!

  • Alimentação dos leões asiáticos – 10h30, 17h00 (verão)
  • Alimentação dos pinguins – 11h00, 15h45
  • Demonstração de aves de rapina – 11h30, 16h00
  • Alimentação das lontras – 13h15
  • Demonstração de répteis – 14h00
  • Demonstração vida selvagem – 15h00
  • Alimentação dos lémures – 16h30 (inverno) 18h00 (verão)

Visita Escolar ao Zoo Santo Inácio

Marcação da Visita Escolar ao Zoo Santo Inácio

As marcações podem ser efetuadas por telefone, e-mail, fax ou correio (pode usar a ficha de marcação que segue em anexo). Ao efetuar a marcação deve indicar sempre:

• Nome da Instituição (que deve constar na fatura)

• NIF da Instituição

• Morada e contacto telefónico da Instituição

• Nome e contacto móvel do responsável no dia da visita

• Data da visita e horário previsto de permanência no Zoo

• Número e idade das crianças

• Número de adultos acompanhantes

• Caso pretenda atividades com acompanhamento indicar quais.

• Caso pretenda almoço no Restaurante do Zoo, deve indicar qual o Menu pretendido (ver no Guia Escolar do Zoo Santo Inácio) .

• Caso pretenda questionários indicar qual o número e ano de escolaridade.

Para mais informações:

Também lhe pode interessar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *