O Serviço Educativo da Fundação de Serralves desenvolve todos os anos um projeto através do qual é promovido um envolvimento continuado com a comunidade escolar.
Em torno de um eixo temático, criamos uma programação transdisciplinar que faz uso das valências proporcionadas pela programação do museu e do parque de Serralves.
Para o ano letivo 2016/2017 o programa terá como tema norteador A CURIOSIDADE COMO ELEMENTO PEDAGÓGICO e o seu programa abrangerá:
- Encontro
- Workshops
- Oficinas experimentais para professores e para alunos, orientadas por artistas e educadores da equipa do Serviço Educativo;
- Exposição com os trabalhos apresentados pelas escolas participantes
- Debate com professores sobre o processo de trabalho
- Publicação final com os resultados dos encontros e da exposição
Os encontros, debates e oficinas desenvolver-se-ão a partir do tema da CURIOSIDADE como ferramenta pedagógica. Crentes de que o processo educacional efetivo passa pela curiosidade que, no âmbito da educação pode ser nomeada por curiosidade epistemológica, o Serviço Educativo propõe-se durante o ano letivo 2016/2017 a inquirir, analisar e debater a pergunta: como integramos e encorajamos a curiosidade no nosso processo educativo? Como é que a curiosidade é integrada na vivência das artes? Qual a sua importância ao ato de conhecer? Como é que o museu de arte contemporânea e o parque de Serralves integram esta dimensão?
Público-alvo: do ensino pré-escolar ao secundário
Este artigo foi útil para si?