Serralves em Festa regressa em 2023

Serralves em Festa regressa em 2023!

Evento expirado

Serralves em Festa está de volta de 2 a 4 de junho com entrada livre para 50 horas non stop de atividades giríssimas e programas especialmente a pensar nos mais novos e famílias!  A não perder!

Serralves em Festa está de volta em 2023: é o muito aguardado regresso do maior evento da cultura contemporânea em Portugal e um dos maiores da Europa, com centenas de atividades a decorrer nos vários espaços da Fundação de Serralves e também em alguns locais da cidade do Porto, 50 horas non-stop.

Ao longo dos anos, o Serralves em Festa tornou-se ponto de passagem obrigatório para milhares de visitantes portugueses e estrangeiros e em 2019, última edição a ser realizada, bateu todos os recordes de público ao receber mais de 260 mil visitantes.

Serralves em festa

Serralves em Festa 2023 : Uma programação diversa e inclusiva

O Serralves em Festa celebra Serralves como um espaço inclusivo da arte contemporânea e da cultura, incorporando ainda o pensamento e práticas ligadas à reflexão sobre o meio ambiente e a paisagem.

Em 2023, ao assinalar a sua 17ª edição, a programação volta a oferecer projetos performativos, de música, cinema e de outras artes orientados para públicos mais novos, apresentados em espaços não convencionais e em diálogo com determinados locais da Fundação de Serralves e com um público heterogéneo que aqui se encontrará, durante 50h de atividade ininterrupta, para celebrar a arte e a cultura contemporâneas.

A programação do Serralves em Festa integra e cruza propostas que ilustram a interação das artes visuais com as artes performativas e as temáticas mais ligadas ao ambiente, apresentadas numa relação estreita com as atividades regularmente desenvolvidas no Museu, na Casa do Cinema e no Parque de Serralves.

Estão representadas as áreas disciplinares da Música, Dança, Performance, Circo Contemporâneo, Cinema e Teatro, entre outras. Nesta edição destaca-se ainda a continuidade da aposta na programação destinada a crianças e famílias, que acontece ao longo de todo o fim-de-semana.

Abram o apetite para Serralves em Festa logo no dia 1 de junho

O Serralves em Festa abre as portas às 18 horas de dia 2 de junho, mas no dia 1 de junho as cidades do Porto e Gaia, serão palco para várias propostas artísticas que aguçarão a curiosidade de todos para virem a Serralves nos dias seguintes.

No Largo Amor de Perdição, nas Praças de Gomes Teixeira e Carlos Alberto, no Porto, e no Jardim do Morro, em Gaia, o circo contemporâneo do Groupe Acrobatique de Tanger e Maroussia Diaz Verbèke e a peças Approach 18 / Stairs / Olivier / Touch. The Unreachable suspension point de Yoann Bourgeois animarão estas duas cidades.

Por sua vez, a Igreja da Lapa, pelas 21h30, receberá o grupo interdisciplinar gamut inc para um concerto de música eletroacústica.


Serralves em Festa 2023 – Programação para os mais novos e famílias

Dentro das 50 horas de programação, Serralves planeou várias atividades especialmente a pensar no público mais novo e nas suas famílias. Destacamos os seguintes programas:

Gnoma

Pea Green Boat    – Teatro de Marionetas 

Serralves em Festa - Gnoma

03 de junho 12:15 45´     Bosque das Faias 

03 de junho 15:00 45´     Bosque das Faias 

04 de junho 12:15 45´     Bosque das Faias 

04 de junho 15:00 45´     Bosque das Faias

Gwendolyn, o gnomo, e Matilda, o pássaro, são duas amigas. Decidem construir uma casa para viverem. Mas partilhar uma casa não é fácil. Matilda irrita-se com a sua vizinha intolerante e Gwendolyn não aceita a natureza brincalhona do pássaro. Gnoma é um espetáculo de marionetas sobre o desafio da amizade e da tolerância, e sobre as novas estruturas familiares. O cenário e as marionetas são feitos com materiais orgânicos naturais.

Pea Green Boat é uma companhia de teatro de marionetas nascida em Barcelona em 2009, da união de duas paixões: o teatro de marionetas e os livros ilustrados. Criando e produz espetáculos dirigidos ao público familiar, para que as suas peças não se limitem ao palco, transformam-nas em publicações. Publicado em dois países, Espanha e França, Gnoma recebeu o prémio francês “Prix Petit Angle”, em 2019, e foi apresentado em diferentes festivais.

El Gran Final          

Bucraá CircusCIRCO CONTEMPORÂNEO

03 de junho 11:00 (60min) Bétulas (Palco A)

03 de junho 17:30 (60min) Bétulas (Palco A)                 

04 de junho 11:00 (60min) Bétulas (Palco A)     

04 de junho 17:00 (60min) Bétulas (Palco A)     

 El Gran Final é uma tragicomédia que baseia a sua essência no reencontro de dois palhaços, separados há muitos anos na sequência da eclosão de uma guerra civil. Esta guerra interrompeu-lhes o último espetáculo, mesmo no grande ato final, obrigando-os a seguir caminhos separados e a não ter contacto um com o outro.

Agora, mais de 30 anos depois, infinitos passos, uma luta diária e constante pela sobrevivência e um corpo envelhecido, reencontram-se e decidem terminar o seu grande final. Uma homenagem a um dos ofícios mais bonitos e generosos do mundo: o ofício de ser palhaço.

Sentir para criar um diálogo com o espectador desde as emoções, quando falham as palavras. Um imaginário coletivo de palhaços de todos os tempos que nos deixaram na memória.

Um espetáculo onde se cria um diálogo com os espectadores a partir das emoções, onde não há palavras, apenas um imaginário coletivo que os palhaços de todos os tempos deixaram nas nossas memórias.

Bucraá Circus é uma companhia de Clown e teatro gestual criada em 2018, ano em que estreou El Gran Final, em coprodução com o Festival Internacional de Clown de Cornellá. A companhia é dirigida pelo ator Fernando Villella (Fer Catastrofer).

Drum Circle

Ritmos   Música

Serralves em Festa -Drum Circle. crédotos Marcel Favery

03 de junho 12:00 (60min) Bétulas (Relvado)    

03 de junho 19:00 (60min) Bétulas (Relvado)    

04 de junho 12:00 (60min) Bétulas (Relvado)    

04 de junho 19:30 (60min) Bétulas (Relvado)

O Drum Circle é uma experiência coletiva de ritmo e construção musical. Um evento único onde, através de tambores e outras percussões dispostas em círculo, se cria o ambiente perfeito para que a música surja de forma espontânea.

Através de simples desafios, os participantes são conduzidos a descobrir progressivamente o seu ritmo interno e a expressá-lo musicalmente.

O ritmo é uma linguagem universal que ignora títulos, géneros, idades, etnias e qualquer tipo de hierarquia. Dentro de um Drum Circle todos os participantes desempenham um papel essencial na descoberta da identidade musical do grupo.

Para participar não é necessário qualquer conhecimento musical. Aliás, a qualidade da música criada não depende da capacidade instrumental de cada um, mas da qualidade da ligação criada entre todos.

Talvez seja por isso que cada Drum Circle seja a prova de que a música sabe muito melhor quando é criada e partilhada em grupo. Juntos vamos parar o tempo e sentir a conexão, paixão e alegria de fazer parte de algo maior.

Hugo Wittmann – percussão, facilitação / Dinis Coelho – percussão

Rádio Corpo

Baileia Oficina         

Serralves em Festa - adio-corpo-serralves ©clara.b

03 de junho 09h00 (10h – 19h00)   Parque (recolha de sons)

04 de junho 06h00 (10h – 15h00)   Parque (recolha de sons)

04 de junho 15:00 (02h30) Biblioteca da casa (edição)    

04 de junho 18:00 (30 min) Janela da biblioteca (apresentação)

A Rádio Corpo – Serralves em Festa nasce com o desejo de incluir adultos e crianças na elaboração e criação de um episódio de rádio que se forma como um puzzle de áudios, conversas, reflexões, músicas, sons que vão sendo coletados durante o evento. O resultado é um documento poético-sonoro, uma criação coletiva que a mão, a voz e sons de todos se fazem sentir.

Uma rádio que tem na sua essência um caráter performativo, desde os encontros, às composições, as documentações… Como quem coleta tesouros num passeio e os guarda numa caixinha, que poderá ser revisitada e transformada sempre que desejar.

Baileia é um núcleo de investigação e práticas artísticas dedicado às infâncias e suas singularidades plurais. É composto pelos artistas-educadores Clara Bevilaqua e Gui Calegari, com o objetivo de criar acontecimentos mediados pela arte num acesso horizontal, com convites que se estendem a pessoas de muitas idades, desafiando-as a cocriarem as próprias experiências.

Através do cruzamento de linguagens entre a dança, a música, o teatro e as artes manuais, a Baileia tem construído o seu caminho em colaboração com diferentes pessoas, espaços e estruturas artísticas.

O que faz uma festa?

Oficina Fritta   –  Oficina         

Serralves em Festa -

03 de junho 09h00 (10h-19h00) Sala de Serviço Educativo    

04 de junho 09h00 (10h-19h00) Sala de Serviço Educativo   

     

Neste fim de semana de celebrações, a Oficina Fritta ocupa uma sala do museu com uma oficina especial, onde se experimenta criar visuais com o retroprojetor para animar a pista de dança e fixar o movimento no papel com carimbos.

Para que este evento funcione precisamos de quem pule, de quem passe música e de quem queira projetar imagens e cores num exercício de VJing analógico.

Nesta oficina também “piruetam” questões: porque será que gostamos tanto de festas? Será por que o tempo para e podemos dançar? Vestir roupa especial? Saltar? Gritar? Talvez encontremos as respostas entre o chão da pista e a bola de espelho!

Oficina Fritta é um projeto de mediação artística e plástica, criado por Emma Andreetti e Monica Di Eugenio, que propõe questionar o sentido comum das coisas.

Emma Andreetti é designer, ilustradora, mediadora e inventora de oficinas. Residente em Lisboa, já colaborou com o Museu Calouste Gulbenkian, Qual Albatroz, Espaço Azul e o Conselho Português para os Refugiados. Monica Di Eugenio é arquiteta, carpinteira e mediadora. Estudou Arquitetura e Urbanismo entre Roma, Buenos Aires e Lisboa, onde trabalha e colabora com o Colectivo Warehouse, Qual Albatroz e Espaço Azul.


Serralves em Festa 2023 – artes performativas

A oferta de artes performativas é vasta – destacamos as seguintes propostas para o público mais novo:

FIQ! (Réveille-toi!)

Groupe Acrobatique de Tanger / Maroussia Diaz Verbèke

Serralves em Festa FIQ

01 de junho  10:30  (15 min) Largo Amor de Perdição (Porto)

01 de junho  17:00  (15 min) Praça de Gomes Teixeira (Porto)

03 de junho 22:00 (01h15 min) Parterre Lateral

04 de junho 11:30  (15 min) Espelho de Água

04 de junho 21:00  (01h15 min) Parterre Lateral

Classificação Etária: Maiores de 6 anos

Um grupo de quinze jovens artistas marroquinos vindos de diferentes universos acrobáticos – acrobacia de solo tradicional e contemporânea, dança, breaking, taekwendo e futebol Freestyle –, rodeados pelo universo visual do fotógrafo Hassan Hajjaj e acompanhados por DJ DINO, juntam-se em palco num espetáculo dirigido e “circografado” por Maroussia Diaz Verbèke.

FIQ! é um espetáculo feito de alquimias contemporâneas e rodopiantes, entre o DJ set e o rap ardente, entre cores cintilantes e perguntas a preto e branco. Um questionamento luminoso e acrobático, num olhar singular sobre o Marrocos destes jovens.  

Criado em 2003 por Sonae El Kamouni, o Groupe Acrobatique de Tanger coloca a cultura popular no centro do seu projeto, trabalhando na conciliação entre tradição e criação contemporânea, e confrontando-nos com os temas extraordinários do mundo atual, em linha com a investigação mais inovadora do circo contemporâneo.

Maroussia Diaz Verbèke é dramaturga e cofundadora do coletivo Ivan Mosjoukine e do Troisième Cirque. Estudou artes circenses no Centro de Artes do Circo Nacional de Châlons-en-Champagne, especializando-se nas técnicas em corda e arame. Nas suas criações, questiona o circo como uma linguagem em si mesma.

Approach 18 / Stairs / Olivier / Touch. The Unreachable suspension point

Yoann Bourgeois

Serralves em Festa Touch credito Pascale Cholette

01 de junho 12:00 (8 min)         Jardim do Morro (Gaia)

01 de junho 16:00 (8 min)  Jardim do Morro (Gaia)

01 de junho 19:30 (8 min)  Jardim do Morro (Gaia)

03 de junho 13:00 (8 min)  Parterre Central

03 de junho 17:00 (8 min)  Parterre Central

03 de junho 20:00 (8 min)  Parterre Central

04 de junho 12:30 (8  min)         Parterre Central

04 de junho 15:30 (8  min)         Parterre Central

04 de junho 17:00 (8  min)         Parterre Central

Classificação etária: Maiores de 3 anos

Inspirada pelo tema “Touch” de Daft Punk, Approach 18 é uma pequena dança espetacular interpretada por Olivier Mathieu ao som da voz fantasmagórica de Paul Williams. Brincando na fronteira entre o vivo e o artificial, Yoann Bourgeois procurou uma corporalidade desarticulada que deu origem a uma criatura híbrida, que flutua entre duas realidades, num questionamento sobre a nossa raça transhumanista.

Artista internacionalmente reconhecido, Yoann Bourgeois tem vindo a desenvolver uma pesquisa singular consubstanciada em dispositivos físicos que expandem fenómenos e lhe permitem investir em espaços extraordinariamente variados e propor variações infinitas, num processo permanente de criação que denomina de “The Unreachable suspension point” [O ponto de suspensão inacessível]. Em 2010, criou a sua própria companhia e, entre 2016 e 2022, foi Diretor do CCN2 – Centre Chorégraphique National de Grenoble, tornando-se o primeiro artista de circo a dirigir uma instituição francesa dedicada à coreografia. Atualmente, trabalha no desenvolvimento de criações, colaborações e workshops em todo o mundo, sempre empenhado numa arte viva, radicalmente multidisciplinar, inovadora e atenta ao que a rodeia.


Serralves em Festa 2023 – informações úteis

Onde é a entrada de Serralves em Festa?

A entrada para o Serralves em Festa faz-se pelo portão da Avenida Marechal Gomes da Costa. O portão abre às 18:00 de sexta, dia 31 de Maio, e encerra às 22:00 de domingo, 2 de junho.

Como obter informações sobre Serralves em Festa?

Para obter informações pode dirigir-se à Tenda de Acolhimento que se encontra junto à Entrada, ou contactar pelo número 808 200 543, todos os dias da semana entre as 10:00 e as 19:00. Durante as 50 horas do Serralves em Festa o atendimento é contínuo.Os espaços onde se realizam as atividades e os caminhos de acesso estão identificados com placas colocadas em todo o Parque de Serralves.

Como participar nas atividades com lotação limitada?

Nas atividades com lotação limitada o acesso faz-se por ordem de chegada, até ao limite de lotação do espaço. As lotações das atividades estão devidamente assinaladas ao longo do programa. As visitas orientadas estão sujeitas a lotação e é necessário levantar uma senha no próprio dia das visitas, a partir das 08:00, na tenda de Acolhimento na Estrada.

Medidas de segurança e socorro

Para contribuir para uma maior segurança, serão disponibilizadas pulseiras identificativas para as crianças. São distribuídas na Tenda de Acolhimento na Entrada e devem ser preenchidas com o nome da criança, nome do responsável e o respetivo contacto telefónico.

Não é permitida a entrada de animais, à exceção de cães-guia.

Por razões de segurança é proibida a entrada com garrafas de vidro.

Durante o Serralves em Festa, em qualquer situação de necessidade de apoio em saúde por doença súbita ou acidente traumático, desaparecimento ou outros, por favor dirija-se:- Aos elementos de segurança ou PSP presentes no recinto;

– À equipa médica móvel de socorro da Lusíadas. Contacto de emergência disponível 50 horas non-stop: 935 400 001;

– Aos postos de socorro fixos da Lusíadas, localizados junto à Entrada, na Avenida Marechal Gomes da Costa (em funcionamento sexta-feira das 18:00 às 24:00, sábado das 08:00 às 24:00, domingo das 08:00 às 22:00), e no Prado (em funcionamento durante as 50 horas do Serralves em Festa);

Como chegar ao Serralves em Festa 2023

Autocarro

Uma vez mais a STCP acompanha o Serralves em Festa do princípio ao fim e assegura ligações contínuas em autocarro, mesmo durante as madrugadas de sábado e domingo.

Oferta regular

  • Linha 201 – ligação de/para a Baixa e Casa da Música (parque Saba) | paragens perto de Serralves SRV3 e SRV4 | oferta entre as 6h e as 21h
  • Linha 203 – ligação de/para Marquês, Casa da Música (parque Saba) e Castelo do Queijo (parque Saba) | paragens perto de Serralves SRV1 e SRV2 | oferta entre as 6h e as 21h
  • Linha 207 – ligação de/para Campanhã, Baixa, Campo Alegre (parque Saba) | paragens perto de Serralves SRVM5 e AALB | oferta entre as 6h e as 21h
  • Linha 502 – ligação de/para a Baixa, Casa da Música (parque Saba), Castelo do Queijo (parque Saba) e Matosinhos | paragens perto de Serralves SRV3 e SRV4 | oferta entre as 6h e a 0h30
  • Linha 504 – ligação de /para Casa da Música (parque Saba) e Norteshopping | paragens perto de Serralves BPTL1 e JRC3 | oferta entre as 6h e a 0h30

Oferta especial

  • Em período diurno (das 9h às 21h), ligação de/para Casa da Música (parque Saba), articulando os horários com os da linha 203 | paragens perto de Serralves SRV1 e SRV2
  • Em período noturno e madrugada (das 21h às 6h), ligação de/para Casa da Música (parque Saba) e Baixa, para ligação com a rede da madrugada | paragens perto de Serralves SRV1 e SRV2

O parque de estacionamento que será servido pela oferta da STCP 24h será o da Casa da Música, devendo ser o escolhido por quem pretende usufruir dos eventos noturnos.

Metro

Com destino à Casa da Música utilize as linhas: (A) Azul; (B) Vermelha; (C) Verde; (D) Amarela (transbordo na Estação da Trindade); (E) Violeta e (F) Laranja. Das 06:00 à 01:30.

Comboios Urbanos do Porto

Linhas de Braga, Guimarães, Aveiro e Caíde, com destino à Estação de Campanhã e posterior utilização das linhas de Metro (indicações acima).

Comboios Longo-curso e Regional

Alfa Pendular e Intercidades (Linha do Norte), Inter-Regionais e Regionais (Linhas do Minho e do Douro com destino à  Estação de Campanhã e posterior utilização das linhas de Metro (indicações acima).

Condições especiais para grupos.

Contacto para reservas – CP Longo Curso e Regional

A compra do bilhete deve ser feita antecipadamente de forma a usufruir de descontos nos serviços Alfa pendular e Intercidades com destino às estações de Porto Campanhã ou Vila Nova de Gaia, mediante a apresentação do comprovativo de Serralves:

— 25% Desconto na Classe Conforto/1ª Classe

— 20% Desconto na Classe Turística/2ª Classe

Desconto aplicável para o período compreendido entre os 5 dias anteriores e os 5 dias posteriores.

Caso o passageiro não possua o seu bilhete de Serralves no ato de aquisição do título de transporte, poderá igualmente usufruir destas condições. Para o efeito deverá comunicar que pretende viajar ao abrigo de acordo de cooperação entre a Fundação de Serralves e a CP e apresentar o bilhete de Serralves na viagem de regresso.

Se não o apresentar no seu regresso, será considerado cliente sem título de transporte válido. Deverá levantar o seu comprovativo na receção de Serralves para este efeito.

Pode acompanhar as novidades no site.

Para celebrar o Dia da Criança em Família:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<