Família > Agenda Família > Festivais, Mercados e Outras atividades

Crianças trocam produtos que plantaram na Semana Verde em Almada

Crianças trocam produtos naturais - cartaz

Trocas de produtos plantados em hortas pedagógicas e saídas de campo com cientistas no Parque da Paz são algumas das dezenas de atividades que, de 25 de Maio a 7 de Junho, vão promover as boas práticas ambientais.

Por um concelho e um planeta mais sustentáveis, a Câmara Municipal de Almada organiza entre 25 de Maio e 7 de Junho mais uma edição da Semana Verde, recheada de atividades que incluem saídas de campo de cientistas ao Parque da Paz e trocas de produtos plantados pelas crianças das escolas do concelho.

Ateliês, concursos, passeios e mercados biológicos também vão celebrar as boas práticas ambientais.

O programa arranca na próxima quinta-feira com a Festa Verde, uma tradição com mais de 20 anos em Almada que leva centenas de crianças à principal praça da cidade.

Além dos jogos e animações, as crianças vão trocar os produtos que plantaram e colheram nas hortas e jardins pedagógicos das suas escolas.

Descobrir as espécies de animais e plantas do Parque da Paz é a missão de um grupo de cientistas que, no próximo dia 27 de Maio, organiza saídas de campo para observar e recolher espécies, e onde todos podem participar.

O Bioblitz vai decorrer ao longo de todo dia e os participantes vão poder conhecer de perto os animais e plantas que vivem no pulmão da cidade de Almada, numa experiência de cidadania científica que promove a biodiversidade.

Dia 2 de Junho, na 14ª edição do Fórum 21 da Criança – o Parlamento dos pequenos deputados – os mais novos vão apresentar aos dirigentes municipais as suas preocupações, sugestões e desejos para o futuro.

As melhores ideias serão depois integradas e materializadas, sempre que possível, no Plano de Atividades anual da autarquia.

No Dia Mundial do Ambiente, 5 de Junho, o Departamento de Energia, Clima, Ambiente e Mobilidade da Câmara de Almada entrega 64 talhões para exploração agrícola localizados nas Hortas da Quinta do Texugo, na Charneca da Caparica. Fazem parte da Rede de Hortas Municipais do Concelho de Almada e serão, a partir desta data, disponibilizados a dezenas de famílias para a produção de hortícolas para autoconsumo respeitando o modo de produção biológico.

Será também nesta semana, dias 5e 6 de Junho, que as Bandeiras Azuis serão hasteadas nas praias do concelho.

Programa Completo.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.