Família > Agenda Família > Música, Teatro e Filmes

ROGUE ONE: UMA HISTÓRIA DE STAR WARS | Elenco

ROGUE ONE HISTÓRIA STAR WARS Elenco

No primeiro filme derivado da franquia Star Wars, guerreiros rebeldes partem em missão para roubar os planos da Estrela da Morte e trazer nova esperança para a galáxia.

“Rogue One: Uma História de Star Wars” tem o seu droide criativo e especialmente concebido — K-2SO, um guarda da segurança imperial reprogramado e agora fiel à Aliança. O K-2SO é interpretado por Alan Tudyk, que traz o sentido e timming cómico para dar vida a este droide através de captura de movimento.Alan Tudyk explica o lugar da personagem na história: “K-2 foi construído pelo Império, mas Cassian reprogramou-o. Tinha um apagador de memória, mas não era totalmente eficaz, e por isso agora é mais infantil e diz coisas socialmente inadequadas ou ofensivas sem se aperceber. É como uma criança e diz tudo o que pensa.”

CHIRRUT ÎMWE é o monge cego que Jyn encontra quando chega com Cassian a Jedha. Mas, embora seja cego, Chirrut vê tudo. É um hábil guerreiro que consegue ver o que está nos corações de todos aqueles que o rodeiam. E quem melhor para interpretar este papel do que um especialista e artes marciais e um dos atores mais populares da Ásia, Donnie Yen. Num momento em que a Força está quase esquecida e os poucos Jedis que restam estão escondidos, Chirrut é uma voz solitária que continua a acreditar. “Chirruté um  verdadeiro crente da Força e prega isso”, diz Donnie. Durante todo o filme, incentiva e motiva os membros da sua equipa a terem fé e a continuarem a acreditar na Força.”

BAZE MALBUS, um soldado pragmático e ótimo atirador, cresceu com Chirrut e seguirá o seu melhor amigo até ao fim do universo. Sobre a sua personagem, Jiang Wen diz, “Baze adora Chirrut, acredita e confia nele. Têm um relacionamento muito próximo desde crianças, e por isso, mesmo tendo personalidades muito diferentes, existe um vínculo real e Baze fará qualquer coisa por ele. E os amigos de Chirrut são seus amigos.”

BODHI ROOK é um piloto de carga que trabalha para o Império, mas muda de rumo quando é confrontado com uma dura verdade. Riz Ahmed, que interpreta Bodhi, diz sobre a sua personagem: “Gareth Edwards descreveu Bodhi como um homem num filme de guerra que não devia estar lá. Todos na equipa são um soldado ou um guerreiro de alguma forma e existe este homem que está lá por acaso, mas percebe que tem de melhorar e tornar-se valioso. É um homem comum, alguém com quem o público se pode identificar.”Felicity Jones diz sobre a relação entre Bodhi e Jyn, “Subconscientemente durante o filme, Jyn está a formar uma equipa e quando se depara com Bodhi, não se apercebe logo que há uma ligação entre eles. Jyn é muito empática e não gosta de ver ninguém a sofrer, por isso instintivamente quer ajudá-lo e esse é o início da sua ligação e amizade.”

SAW GERRERA é, provavelmente, a personagem mais complicada nesta história e certamente, a mais diferente de qualquer outra que já vimos no universo Star Wars. Para interpretar o papel de Saw Gerrera, Edwards não procurou mais do que o vencedor do OSCAR®, Forest Whitaker, que diz sobre a sua personagem: “Saw é muito claro sobre aquilo em que acredita. É essa crença que pensa ser a solução para ganhar a guerra antes que o seu mundo seja destruído. Está disposto a fazer tudo o que julgue necessário para salvar o povo e livrá-lo da maldade e escravidão do Império.”É Saw Gerrera que resgata Jyn e a cria como se fosse a sua própria filha. No entanto, Saw é uma figura solitária na luta rebelde contra o Império, um homem que rejeitou o Senado por acreditar que são ineficazes e optou por lançar a sua própria campanha contra o Império.

Sobre a relação de Jyn e Saw, Felicity diz: “Saw Gerrera é a pessoa mais próxima de uma figura parental que Jyn tem. Não tendo os seus pais consigo, teve de aprender a ser auto-suficiente e Saw Gerrera mostrou-lhe que para além de ter que confiar em si própria, também devia ter convicções fortes e saber defendê-las. Quando Jyn e Saw se conhecem, há uma conexão incrível entre eles, uma proximidade e um vínculo. Mas também há um atrito. Jyn está a tentar criar o seu próprio caminho.”

O DIRETOR ORSON KRENNIC desempenha um papel fundamental na história de Star Wars. Está por trás da criação da Estrela da Morte, uma arma que sabe que permitirá ao Império assumir o controlo total da galáxia, usando o medo. Ben Mendelsohn aceitou interpretar esta personagem. Como é que se compete com o grande vilão, Darth Vader? A resposta é: não se compete. E por isso Ben e os realizadores decidiram encaminhar o novo vilão de Star Wars numa direção diferente, mas sendo igualmente ameaçador. “Krennic acredita muito no Império”, diz Ben. “Vê-o como uma forma de manter a ordem e pensaque o Império está sempre certo. Mas pertence às colónias externas, é alguém que traçou o seu próprio caminho. Não é da classe de oficiais, mas chegou onde chegou, porque é orientado, consegue fazê-lo e sabe disso.”

GALEN ERSO, interpretado por Mads Mikkelsen, é o pai de Jyn e um cientista brilhante. Um dos maiores sábios de renome da galáxia, Galen é um talentoso teórico, matemático e físico experimental que está a trabalhar num projeto de pesquisa ultra-secreto para o Império, sob o olhar atento do Diretor Krennic.Mads, ao descrever a relação entre Galen e Krennic, diz: “Krennic é um homem de poder que está convencido de que existe uma solução para o problema que toda a galáxia está a enfrentar. E essa solução passa a ser o projeto que precisa da experiência de Galen. Galen está preso não só no seu trabalho, mas também nas ambições de Krennic.”

Rogue One: Uma História de Star Wars estreia nos cinemas portugueses a 15 de dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *