Família > Passear > Sitios a visitar

Quinta Pedagógica dos Olivais em Lisboa: os animais na cidade

Quinta Pedagógica dos Olivais

Localizada mesmo em Lisboa, a Quinta Pedagógica dos Olivais traz o campo à cidade! Descubram porque ela é o sítio perfeito para proporcionar às crianças o contacto com a vida no campo, com os animais e com as tradições rurais do nosso país. 

Se os seus filhos acham que o leite vem das caixas e os ovos vêm das prateleiras do supermercado, está na hora de levá-los à Quinta Pedagógica dos Olivais! Situada em plena cidade de Lisboa (na freguesia dos Olivais), a quinta faz um convite para que os pequenos conheçam de perto como funciona o mundo rural, num sítio tranquilo e cheio de natureza.

É um espaço com cerca de 2 hectares, que recebe cerca de 1500 visitantes por dia, no qual se (re)vivem tradições rurais de norte a sul do país. Ah! Fica mesmo ao lado da Biblioteca dos Olivais, por isso recomendamos que aproveitem para ir lá também e espreitar a seção de livros infantis, que é mesmo muito gira!

Os vossos miúdos vão amar conhecer os imensos animais que habitam a Quinta Pedagógica dos Olivais: piriquitos, faisões, galinhas, galos, codornizes e pavões, ovelhas, porcos, burros, vacas, cabras, bodes, gansos, patos reais, patos mudos e um cisne negro.

A família Pumpkin já visitou e interagiu com muitos animais por lá, como o ganso “Duque” (este simpático senhor é o animal mais velho da quinta, com mais de 20 anos!), a cabra “Chiba”, a enorme vaca “Rafaela”, o burrico “Bucho”, o cavelo branco “Jagoz” e o gato “Farrusco”. Ah! É muito importante explicar às vossas abobrinhas que não é permitido dar comida aos animais, para não por em causa a dieta e saúde dos mesmos!

Quinta Pedagógica dos Olivais

Além de ver todos estes animais, as crianças podem passear pela horta e pelo pomar para conhecer legumes e frutos, cheirar as ervas aromáticas no jardim e descobrir as histórias que os azulejos contam.

Podem ainda ver a “Árvore das Chuchas” (se tiverem uma abobrinha quase a deixar a chucha, pode ser uma boa estratégia) e os espantalhos espalhados pela Quinta, brincar no relvado, na carrocinha de brincar instalada aí ao pé, e nos brinquedos existentes junto do “Passeio da Fama dos Animais”.

Top 5 entre “As melhores atividades fim-de-semana em Lisboa”, no Pumpkin Awards 2018 e 2017, a Quinta Pedagógica dos Olivais é, de facto, um sucessso entre as abobrinhas. A quinta foi criada pela Câmara Municipal de Lisboa, em Abril de 1996, tem entrada gratuita e oferece diversas atividades para as famílias, que podem ser realizadas mediante marcação prévia.

Um sítio para viver momentos únicos e cheio de atividades para a família!

Na Quinta Pedagógica é possível participar nas atividades diárias e próprias de uma quinta como a lavoura, hortas e pomares, tarefas do dia a dia dos animais domésticos, compostagem, descobrir e viver os percursos do pão, experiências que estão acessíveis a todos.

Ao fim de semana há sempre atividades giras e gratuitas dirigidas às famílias – o Programa Família – sujeitas apenas a inscrição prévia. Há um leque de opções que podem ser realizadas, respeitando a possibilidade que num grupos existam diferentes faixas etárias (recomenda-se que as crianças tenham mais de 3 anos para aproveitarem ao máximo!).

Quinta pedagógica dos Olivais

É importante saber que por cada cada pedido de marcação, só é possível marcar um máximo de 3 crianças e um adulto por cada criança. As inscrições/marcações nas atividades do Programa Família são feitas a partir das 09h00 da segunda-feira imediatamente anterior à data das atividades, por telefone (218550930), e-mail ([email protected]) ou presencialmente, na Secretaria da Quinta.

Preparados para ver as atividades giras que vos esperam?

“À descoberta da Quinta”: um tour pela Quinta por quem a conhece bem

Munidos de um mapa, os participantes desta atividade vão ficar a conhecer a Quinta, os seus espaço, os animais e as plantas, todos os cantos e recantos.

Duração: cerca de 1h30 / 2h00

“Aromas e Sabores”, uma atividade deliciosa!

As cozinhas são locais ricos em experiências sensoriais de aromas e sabores, ideais para que as crianças partilhem momentos únicos. Nesta atividade, os participantes tomam contato com produtos da Quinta, descobrem receitas tradicionais de várias regiões do nosso país, dando especial atenção à Dieta Mediterrânica.

Destinatários: família com crianças com mais de 3 anos.

Local da Atividade: Padaria ou Doçaria

Duração: Cerca de 1h30 / 2h00

“Da Tosquia à Cor da Lã”…ou da ovelha até à camisola, pelos métodos tradicionais

Todas as crianças conhecem a lã, mas nem todas sabem que se trata de um produto natural que, desde a tosquia das ovelhas, até se transformar, por exemplo, num cachecol ou numa camisola, é sujeito a um processo de preparação complexo e demorado.

Nesta oficina, os participantes ficam a conhecer a origem da lã, os animais da Quinta que a produzem, e algumas técnicas tradicionais de tratamento da lã.

Destinatários: famílias com crianças com mais de 4 anos.

Duração: Cerca de 1h30 / 2h00

“Farmácia Rural”: hora de descobrir o poder das plantinhas!

As plantas estão por todo o lado. Semeadas, plantadas, para produzir alimentos ou simplesmente para embelezar a Quinta, ou ainda, naturalmente, ocupando recantos escondidos. Nesta atividade os participantes vão ficar a saber que as plantas são ainda uma fonte tradicional de medicamentos e outros produtos relacionados com a saúde e o bem-estar. Partindo de conhecimentos antigos que passam de geração em geração, observem as plantas da Quinta, façam xaropes, pomadas e outras mezinhas.

Destinatários: famílias com crianças com mais de 6 anos

Duração: Cerca de 1h00 / 2h00

Quinta Pedagógica dos Olivais

“O Ciclo do Pão”, uma atividade para os miúdos colocarem a mão na massa!

Nesta atividade, os participantes aprendem como se faz pão, e todas as fases que permitem a sua confeção: a sementeira, a ceifa, a moagem, que transforma os cereais em farinha e, depois, todo o processo de preparação até sair do nosso tradicional forno a lenha. No final, todos podem saborear o pão acabado de fazer.

Destinatários: famílias com crianças com mais de 3 anos

Duração: Cerca de 1h30 / 2h00

“Sumos Coloridos”: comer frutas e legumes pode ser um divertimento.

No pomar da Quinta há muitas árvores, e na horta muitas plantas, cujos frutos os participantes vão conhecer, enquanto aprendem como são importantes na nossa alimentação. No final, vão provar um sumo bem colorido preparado por todos. Atividade realizada com o apoio do Centro de Frutologia Compal.

Destinatários: famílias com crianças com mais de 3 anos

Duração: Cerca de 1h00 / 2h00

Pomar Pedagógico Interativo

As famílias poderão visitar na quinta o primeiro Pomar Pedagógico Interativo de Portugal. É um sítio que não necessita de marcação para visitar e tem o objetivo de levar crianças, pais e professores a aproveitar a natureza, o ar livre e a aprender sobre a fruta através de um contacto direto com a sua origem.

Quinta Pedagógica dos Olivais

Eventos

A Quinta, para além dos seus programas de atividades regulares, promove a celebração de um conjunto de atividades que assinalam não só momentos importantes do calendário rural, mas também outros temas como Ambiente, a Saúde ou a promoção da leitura.

Habitualmente, a celebração destas datas ocasionais é enquadrada na calendarização das semanas temáticas, ou individualmente, sendo criado um programa de actividades específico, alusivo ao tema em questão. O “Dia da Espiga”, a “Apanha da Azeitona”, a “Queima de Espantalhos”, “Alimentação Saudável” são alguns exemplos de dias festivos e semanas temáticas que já decorreram aqui na Quinta Pedagógica.

Consulte o site para conhecer as festividades realizadas.

As perguntas mais frequentes sobre a Quinta Pedagógica dos Olivais

Qual é o horário de funcionamento da Quinta Pedagógica dos Olivais ?

Horário de Inverno (de Outubro a Abril)
3ª a 6ª feira – 9h00 / 17h30
Sáb., Dom. e Feriados – 10h00 / 17h30
A Quinta encerra ao público às 2ª Feiras, Dia de Natal, de Ano Novo e Domingo de Páscoa

Horário de Verão (de Maio a Setembro)
3ª a 6ª feira – 9h00 / 19h00
Sáb. Dom. e Feriados – 10h00 / 19h00
A Quinta encerra ao público às 2ª Feiras e no Dia do Trabalhador

Quais são os preços da Quinta Pedagógica dos Olivais?

A entrada é gratuita!

Como é que podemos chegar a Quinta Pedagógica dos Olivais?

A Quinta Pedagógica dos Olivais está localizada em Lisboa, na freguesia dos Olivais.

Morada: Cidade do Lobito, Olivais Sul – 1800-088 Lisboa

Podem também chegar a Quinta Pedagógica dos Olivais de transportes públicos:

Autocarros (Carris):

Podem apanhar os autocarros número 79, 708 ou 759.

Metro:

Linha vermelha – Estação dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais tem estacionamento?

Não há estacionamento no local, porém é fácil de se estacionar na rua, em frente.

A Quinta Pedagógica dos Olivais tem zona de restauração?

Não há restaurante ou bar na Quinta Pedagógica dos Olivais, por isso recomenda-se levar água e merendas para as crianças.

A Quinta Pedagógica dos Olivais tem programas para escolas?

A Quinta Pedagógica dos Olivais disponibiliza anualmente, coincidindo com o ciclo escolar, um Plano de Oferta de Atividades diversas de carácter cultural, educativo e pedagógico. A realização destas atividades promove a imagem de ruralidade incluindo os vários afazeres da lavoura, pecuária e cozinhas tradicionais (doçaria, queijaria e padaria), as hortas pedagógicas, contacto com os animais, a cerâmica e ainda diversos eventos relacionadas com as festas e acontecimentos do calendário rural.

Confira as atividades disponíveis.

Quinta Pedagógica dos Olivais

Contatos da Quinta Pedagógica dos Olivais

Email: [email protected]

Telefone: 21 855 09 30

Podem também visitar o site da Quinta Pedagógica dos Olivais

Também lhe pode interessar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *