Um refúgio para passear a cavalo, ter contacto com animais, colher os próprios alimentos, andar de bicicleta e muito mais!
Se estão à procura de um sítio para passear a cavalo, ter contacto com a natureza e viver uma experiência rural, a Quinta do Pisão pode ser o local perfeito!
Situada na Serra de Sintra, mais exatamente no Parque Natural de Sintra-Cascais, a Quinta do Pisão é um sítio com muitas opções para desfrutar. Gerida pela Câmara Municipal de Cascais, a quinta representa um património importante e abriga diversos projetos educativos, ambientais, sociais, artísticos e culturais. Todos estes à nossa disposição!
A Quinta do Pisão é ainda um exemplo de como se completa o ciclo de sustentabilidade ambiental, social e económica. É um sítio que respeita e beneficia os ecossistemas locais, garantindo a preservação da sua fauna e flora.
O espaço está aberto para visitas e, por lá, a vossa família poderá passar um dia muito tranquilo em contacto com a natureza. As abobrinhas vão amar as diversas atividades disponíveis!
Andar a cavalo no meio da natureza
A quinta conta com seis simpáticas éguas para realizar a atividade de andar a cavalo. Os visitantes interessados podem realizar passeios pela quinta ou simplesmente no picadeiro, conforme a experiência e destreza de cada um. Os animais são bastante mansos e experientes, por isso é uma ótima oportunidade de aproveitar todos os benefícios que os passeios a cavalo nos trazem.
As visitas podem realizar-se em qualquer período do ano, sendo apenas condicionadas em dias de muito más condições meteorológicas, como chuva intensa ou trovoada.
As reservas para os passeios podem ser feitas por e-mail: [email protected].
Explorar a Quinta do Pisão num burro lanudo
Passeio onde as crianças montam os burros lanudos e neles percorrem a Quinta do Pisão. Passam pelos vários mosaicos naturais da Quinta: prado, bosque, espaço agrícola, ribeira. É uma oportunidade para os mais novos conhecerem, ao vivo e a cores, a Natureza, espécies de flora e árvores típicas desta área, e animais como ovelhas e cavalos que vivem no Pisão.
Para além dos passeios, os burros lanudos ajudam na gestão das pastagens biodiversas e no controlo de matos da Quinta, evitando que se recorra frequentemente a outras formas de controlo do espaço (por exemplo, meios mecânicos). Estes animais integram a raça portuguesa Asinina de Miranda, uma espécie que está em vias de extinção, pelo que a presença dos burros lanudos na Quinta do Pisão é também uma forma de contribuir para a sua conservação.
Colher o próprio alimento na horta
Que fixe! Na Quinta do Pisão a vossa família pode “ir às compras” de uma forma diferente. Isto significa que os visitantes podem colher diretamente da terra legumes e hortaliças 100% biológicos: depois, é só pesar e pagar!
Além disso, podem adquirir na quinta outros produtos, como ervas aromáticas, mel, marmeladas, compotas caseiras e lenha ensacada, cuja madeira é proveniente dos trabalhos de limpeza florestal que se realizam na Quinta do Pisão. Os produtos são comercializados ao quilo ou à unidade de acordo com os valores de mercado dos produtos biológicos.
A Quinta do Pisão durante a primavera e verão alarga o seu período de venda de produtos hortícolas a todos os domingos das 9h às 13h e todos os dias de semana das 9h às 12h (excepto feriados).
Observar a natureza e os animais
Para além dos cavalos e burros lanudos, a Quinta do Pisão tem também um núcleo de ovelhas e borregos da raça campaniça. Ali vive ainda toda uma fauna específica do espaço natural do Pisão.
São animais em estado selvagem, na medida em que a sua vivência está em perfeita harmonia com a natureza, por isso, nem sempre estão à vista dos visitantes. No entanto, um passeio mais atento (e silencioso) pode permitir às famílias avistarem águias-de-asa-redonda, coelhos-bravos, perdizes-vermelhas, peneireiros ou garças-reais.
Relizar um passeio interpretativo
Este passeio pretende desafiá-los a aventurarem-se pelos caminhos do Pisão. A proposta é que se que explore esta área menos conhecida do Parque Natural de Sintra-Cascais, mas repleta de valores naturais de grande importância.
Local de encontro: Parque de estacionamento Quinta do Pisão.
Duração: aproximadamente 2 horas, envolvendo percurso pedestre dentro dos terrenos da Quinta do Pisão.
Horários disponíveis: 09h e 11h.
Passear pela Quinta do Pisão de bicicleta e de segways
Uau! Que tal imprimir um pouco de emoção ao passeio?
A vossa família pode explorar todos os recantos da quinta de bicicleta ou segway. Basta fazer uma marcação, colocar o capacete e divertirem-se!
Mais informações sobre a Quinta do Pisão:
Quando visitar a Quinta do Pisão?
A Quinta do Pisão está aberta todos os dias das 9h às 21h.
Horta: 9h às13h (sábados); 9h à s12h (dias úteis, excepto feriados, encerra ao domingo).
Como chegar à Quinta do Pisão?
A Quinta do Pisão fica no Parque Nacional Sintra-Cascais. A morada é a seguinte:
Estrada EN9-1 (Junto à Barragem do Rio da Mula)
Não é permitido o acesso a veículos motorizados, exceto no parque de estacionamento (das 9h às 18h).
Qual o preço da entrada na Quinta do Pisão?
A entrada é gratuita. Recomenda-se reservar os passeios através do telefone 215811750 ou e-mail [email protected].
Contactos da Quinta do Pisão:
Telefone: 215 811 750.
E-mail: [email protected]
Podem também espreitar o site da Quinta do Pisão.
Também lhe pode interessar:
- Fazer um passeio a cavalo é incrível! Comecem já a planear o vosso!
- Passeios de cavalo em Sintra: a vossa família vai amar esta experiência.
- Descubram o que visitar em Sintra com crianças!
- Os melhores sítios a visitar em família!
- Quais os melhores eventos para crianças?
- Onde levar os miúdos este fim-de-semana? Descubra as nossas sugestões!
Olá boa tarde,
A entrada é grátis e para andar de cavalo ou burro qual o valor a pagar?
Obg
Cumprimentos
Paula Santos