Com estreia marcada para 8 de dezembro, no Europarque, o espetáculo “O Quebra-Nozes” de Tchaikovsky, dará a conhecer a mais recente companhia de dança do país, a Companhia Jovem de Dança do Porto.
A obra baseia-se na versão do escritor Alexandre Dumas “pai” (1802-1870) de um conto infantil um soldado de E.T.A. Hoffmann (1776-1822) intitulado “O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos”.Um bailado que conta uma história fantástica – típica do período do Romantismo – passada na noite de natal. Clara, a protagonista recebe um soldado Quebra-Nozes oferecido pelo seu misterioso padrinho, Dr. Drosselmeyer.
No final de uma noite festiva muito animada, algo acidentada e repleta de amigos, Clara adormece finalmente… abraçada ao seu Quebra-Nozes. E eis que o sonho começa… um sonho no qual o Quebra Nozes é afinal um príncipe de carne e osso que leva Clara numa viagem mágica pelos Reinos das Neves e da Fantasia, onde ambos se cruzam com personagens como o Rei dos Ratos, os Flocos de Neve, a Fada do Açúcar e muitas outras personagens fantásticas…
A estreia do bailado aconteceu a 18 de dezembro de 1892 no Teatro Mariinsky em S. Petersburgo, a então capital da Rússia imperial, com a coreografia de Marius Petipa (1818-1910) e Lev Ivanov (1834-1901).
A produção original do bailado não se revelou um grande sucesso, e Tchaikovsky não teve a obra em grande conta, considerando-a uma composição menor, algo que o tempo desmentiu. Desde meados da década de 1960, “O Quebra-Nozes” alcançou uma enorme reputação mundial, em particular na quadra natalícia, sendo interpretada por incontáveis companhias de dança e, também, por muitas orquestras sinfónicas (nomeadamente na versão de Suite Sinfónica retirada da obra original).
Informações sobre o Espetáculo de Natal: O Quebra-Nozes de Tchaikovsky
- 8 dezembro – 16:00 – Europarque (Santa Maria da Feira);
- 9 dezembro – 18:00 – Casa da Criatividade (São João da Madeira):
- 22 dezembro – 21:00 – Teatro Municipal de Bragança.
- Bilhetes à venda na Bilheteira Online, FNAC e Worten, bem como nos locais dos espetáculos.
Produção:
- Coreografia: Teresa Vieira (après Petipa)
- Figurinos: Rita Tojal
- Direção musical da Orquestra da Costa Atlântica: Luís Miguel Clemente
- Direção artística da Companhia Jovem de Dança do Porto: Teresa Vieira
- Direção executiva do projeto: Ana Carolina Capitão
- Apoios: Ballet Rosa I Centro de Dança do Porto I Metro do Porto
Este artigo foi útil para si?