Família > Agenda Família > Oficinas para pais

Programa Expresso Vocacional

Parece-lhe que foi ontem que deixou o seu filho na sua sala, no primeiro dia de aulas, no 1º ano. Com uma enorme mochila de sonhos e curiosidade às costas. Cheio de vontade de brincar e, também, de aprender.

E hoje já está a terminar o 9º ano ou o 12º ano. E traz da escola uma mala cheia de perguntas e inseguranças. «O que vou escolher?» «Para que curso vou?» «Tenho medo.» «Estou baralhado.»

Esta é uma altura do ano em que muitos jovens do 9º e do 12º ano se sentem angustiados, agarrados a uma escolha que parece determinar a sua vida. Mas não! Felizmente, as escolhas de áreas de estudo, não são deterministas.

E são isso mesmo. Áreas de estudo. Ninguém escolhe uma profissão aos 14 anos! Nem aos 18 com a entrada para a faculdade! E é esta parte que, por vezes, pais, professores e alunos parecem esquecer.

É certo que há uma escolha que tem de ser feita. E há algumas reflexões que merecem ser feitas. Quanto mais informação sobre si próprio, e sobre as oportunidades que tem, o seu filho tiver, mais seguro estará no momento de efetivar a decisão e mais protegido de “futuros arrependimentos” estará. Um dos fatores determinantes para o seu sucesso académico futuro e para o seu bem-estar emocional é sentir que está a estudar “onde pertence”.

Quais são as características pessoais mais salientes do seu filho? Que dimensões de personalidade melhor definem o seu filho? Quais são os seus gostos, os seus interesses? A que é que dá valor? O que é importante para ele? Quais têm sido as suas disciplinas preferidas? E quais é que têm sido um “castigo”?

Para que é que tem mais jeito? As melhores notas surgem em que disciplinas? Há mais capacidade e facilidade em que tipo de raciocínio?

E que oportunidades existem? Que cursos e formações existem? Para que escolas ou faculdades posso ir?

É um exercício exigente, que implica introspeção, reflexão, ponderação… É um exercício de auto-descoberta muito interessante e relevante. Que, com todos os dados na mão, são como uma bússola que orientará o seu filho por um caminho seguro, onde se sentirá realizado pelas paisagens que vai encontrar e onde encontrará muitos recantos de satisfação e sucesso.

A verdade é que pelos mais variados motivos, nesta altura do ano letivo, muitos jovens ainda estão numa fase de muita dúvida e angústia. Ora porque nas suas escolas não tiveram oportunidade de realizar um processo de orientação escolar e vocacional, ora porque sentem que os dados que têm não são suficientes para o seu processo de tomada de decisão.

Estamos cá para lhe proporcionar esse momento, de reflexão vocacional, de forma prática e focada no essencial.

O programa “Expresso Vocacional” contempla:

– Uma manhã, em pequeno grupo, onde são realizadas provas que permitem avaliar o perfil de raciocínio, o perfil de personalidade e o perfil de interesses do seu filho. Neste dia, será também entregue um conjunto de informação relevante para o processo de tomada de decisão e que poderá explorar em casa com o seu filho. Este momento ocorrerá no dia 5 de Maio, das 10h às 13h, na Oficina de Psicologia, em Lisboa.

– Uma breve entrevista individual comigo. Onde são explorados os principais resultados dos testes e principais escolhas vocacionais, plausíveis, considerando o perfil de resultados. Esta breve entrevista será agendada no dia 5 de Maio para uma data posterior.

– Um Relatório de Orientação Vocacional detalhado, que poderá levantar, posteriormente.

 

Esta é uma oportunidade única de, com uma enorme economia de tempo, poder proporcionar ao seu filho a oportunidade de fazer uma escolha em termos de prosseguimento de estudos que o ajudará a ser um aluno motivado, satisfeito e feliz, considerando todos os fatores relevantes para uma escolha vocacional consciente.

 

Especialmente útil para os alunos de 9º e 12º anos.

  • Preço: 165€
Comprar agora

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.