Programa Educativo do Teatro D. Maria II 2019/2020 - Pumpkin.pt

Programa Educativo do Teatro D. Maria II 2019/2020

teatro d. maria II

O Teatro Nacional D. Maria II pretende criar espetadores mais críticos e atentos, tentando materializar as palavras de Leonardo Coimbra: "A primeira educação deve ser artística”.

O Teatro D. Maria II acredita na necessidade de consolidar um forte elo de ligação entre a cultura e a educação e, logo, entre o teatro e a comunidade escolar.

Para que os docentes possam preparar previamente os seus alunos, o TNDM II desenvolve dossiês pedagógicos, para os espetáculos destinados ao público escolar.

Estes dossiês apresentam a obra e facultam pistas de leitura sobre o autor, o tema e a época, bem como um guião com sugestão de atividades pedagógicas a desenvolver com os alunos.

Abre a carta, Lobo Mau!

A Menina do Casaco Vermelho continua a visitar o Lobo Mau todas as quintas-feiras.

Leva-lhe bolinhos de manteiga e amoras, os preferidos do Lobo, e muitos medos para ele resolver, incluindo o único que ela tem: o medo do relógio de cuco.

Como sempre, entrega-lhe as cartas que estão no correio. E, por muito que a Menina insista, há uma que o Lobo não quer abrir. Será que tem medo de a ler?

Vai estar em cena de 30 de novembro a 11 de janeiro, o Salão Nobre Ageas.

Abre a Carta, Lobo Mau!” é um espetáculo para crianças a partir dos 3 anos, integrado no projeto Boca Aberta, com sessões para jardins de infância durante a semana.

A Laura Quer!

No início definiu-se o gesto: dar a mão a quem habita o incómodo lugar da adolescência. E fazê-lo de igual para igual, sem lições nem direções, caminhando juntos, questionando papéis e estereótipos, assumindo a deriva.

É assim A Laura quer!, a nova cocriação do Grupo 23: silêncio! com adolescentes e crianças, um espetáculo voltado para o futuro e dirigido a todos os públicos. “Mas que futuro será este, ancorado nas incertezas deste intenso agora?”, pergunta a coreógrafa Sílvia Real. “Nos tempos de desassossego em que vivemos, não é possível sonhar uma identidade pessoal sem atender aos destinos coletivos.

Desafiando a evidente opressão, ousamos ouvir o silêncio, expandir o espaço, e gerar uma energia pulsante para enfim imaginarmos juntos o lugar de cada um na história que hoje se escreve, e na qual todos somos chamados a inscrever-nos. Uma história que necessariamente teremos de construir mais justa, sustentável e pacífica, contra o medo de coexistir”.

Vai estar em cena a 31 de outubro e 1 de novembro, na Sala Garrett e é um espetáculo dirigido a jovens e também a adultos.

Fake Week

De 8 a 13 de outubro, teremos uma semana dedicada às fake news no D. Maria II, com várias atividades relacionadas com o tema da mentira e da verdade. Neste âmbito, iremos desenvolver uma oficina de sensibilização para a desinformação, dirigida especificamente para Escolas. Chama-se Fake AKA Mentira e é direcionada a Escolas do Ensino Secundário e também jovens.


Como visitar o Teatro D. Maria II

Preços por aluno:

Espetáculos: 4 euros.

Alunos carenciados: 1 euro.

Visitas guiadas: 2 euros.

A entrada é gratuita para um acompanhante, por cada dez crianças. No caso de acompanhamento de crianças com necessidades educativas especiais, é admitida a entrada de mais do que um acompanhante (por favor, consulte os nossos serviços para mais informações).

As atividades destinadas a grupos escolares estão sujeitas a marcação prévia, mediante preenchimento da ficha de inscrição.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *