Programa Educativo Quinta Pedagógica dos Olivais 2021/2022 - Pumpkin.pt

Programa Educativo Quinta Pedagógica dos Olivais 2021/2022

Evento gratuito!
quinta pedagógica dos olivais programa escolar

Conheça o Programa Educativo da Quinta Pedagógica dos Olivais para as escolas do pré-escolar, 1º e 2º ciclo para este ano lectivo

Conheçam o Programa Educativo da Quinta Pedagógica dos Olivais para o ano 2021/2022.

Uma experiência única! É o que a Quinta Pedagógica dos Olivais quer proporcionar às escolas do pré-escolar, 1º e 2º ciclo e grupos organizados que a visitam durante a semana, de terça a sexta-feira.

Todos os anos letivos, são milhares as crianças que aqui aprendem, enquanto vivenciam a vida no campo. Atividades de agricultura, pecuária, cozinha tradicional ou festividades rurais são momentos que remetem para o imaginário rural, tão longe do dia-a-dia na cidade, ao mesmo tempo que se abordam conceitos como a sustentabilidade, biodiversidade ou alimentação saudável.

O Campo dentro de Lisboa, para passear e aprender!

Cozinhas tradicionais, lavoura e pecuária, tradições rurais e muita diversão para todos! Espreitem algumas das atividades de oferta regular da Quinta Pedagógica dos Olivais (aqui encontram todas) e escolham a vossa preferida!

A entrada na Quinta é gratuita bem como a participação em qualquer um das atividades, desde que com marcação prévia.

À descoberta da ovelha

Ovelhas felizes… lã bem cuidada!

O bem-estar animal tem crescente impacto nas decisões do nosso dia a dia. Na Quinta, ao longo desta atividade e na companhia do nosso rebanho de ovelhas, os participantes serão sensibilizados para a importância de se garantir as melhores condições possíveis para o bem-estar de todos os animais.

De facto, mais do que lhes providenciar alimento, existem muitas outras tarefas rurais de maneio animal, como por exemplo: limpar currais, fazer camas, prestar cuidados médicos, passeá-las nos cercados e tosquiá-las.

Os participantes, durante a visita, ficarão também a conhecer a vida das ovelhas da quinta, a observar, cuidar do rebanho e a aplicar o princípio das “5 liberdades” relativas ao seu bem-estar, a reconhecer a existência de raças autóctones e a perceber como se explora a utilização da lã, que até se transformar numa camisola, cachecol, manta ou outro agasalho, passa por um processo complexo e demorado que levanta muitas questões relativas à sustentabilidade da ovinicultura.

Mais informações:

  •  1º ciclo, 2º ciclo, Educação Especial, Educação Pré-Escolar.
  • Máximo de 28 participantes.
  • 1h30 a 2h.

A Quinta a (re)ciclar

A natureza funciona em ciclos. Não os vemos nem os sentimos, como algo concreto e palpável, mas são uma premissa para a nossa existência. O mundo parece estável… mas esta é um cenário enganador.

Os ciclos da natureza evoluem numa escala temporal que não é a nossa e as nossas atividades diárias vaõ interferir nesses ciclos, criando problemas ambientais que nos devemos esforçar por resolver e/ou minimizar.

Os participantes vão fazer uma avaliação dos processos de reciclagem executados na Quinta e perceber como a Quinta faz parte de algo maior, que não estamos sozinhos e que todas as nossas ações têm impacto na qualidade ambiental da cidade.

Mais informações:

  •  1º e 2º ciclo.
  • Máximo de 28 participantes.
  • 1h30 a 2h.

A vida na Quinta

Numa quinta existe sempre muito trabalho, tanto na área da pecuária, como da agricultura. Algumas tarefas têm periodicidade diária, outras são sazonais, mas todas são  executadas para o bem-estar de todos os animais e para a manutenção e produção nos espaços verdes.

Numa quinta de pequenas dimensões como a nossa, quase todos os trabalhos são realizados à mão e, apenas, algumas áreas são trabalhadas com um trator. 

A Quinta torna-se, assim, um excelente local para os participantes, em equipas, vivenciarem experiências da vida rural, executando pequenas tarefas relacionadas com os animais, as plantas, a conservação dos espaços verdes, a preparação de terrenos para novas culturas, a colheita de frutos, legumes e a manutenção do compostor.

Mais informações:

  • 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo, Educação Pré-Escolar.
  • Máximo de 28 participantes.
  • 1h30 a 2h.

Mais Informações:

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<