Programa Educativo 2017-2018 | Museu Nacional de Etnologia - Pumpkin.pt

Programa Educativo 2017-2018 | Museu Nacional de Etnologia

Evento expirado
Programa Educativo 2017-2018 | Museu Nacional de Etnologia

Actividades para escolas e famílias, de 4º a Domingo

RESERVAS VISITÁVEIS | ESPAÇO EM DESTAQUE | GALERIAS DA AMAZÓNIA

Descubra nestas reservas visitáveis do Museu coleções representativas de c. de 40 povos e culturas indígenas do Brasil e países limítrofes.

  • TEATRO – Cartas do Novo Mundo
    Baseado nas primeiras descrições das terras do Brasil, realizadas em 1500, o espetáculo Cartas do Novo Mundo tem por protagonista Afonso Ribeiro, um desterrado da armada de Pedro Álvares Cabral citado n’ «A Carta» de Pêro Vaz de Caminha. É ele quem nos transmite a perplexidade desse primeiro contacto com os povos indígenas do Brasil, expresso nos comentários sobre a nudez dos índios, os seus adornos, armas, habitações e hábitos alimentares. São essas primeiras revelações que incitam o espectador à descoberta das «Galerias da Amazónia», levantando questões sobre os artefactos que serão observados na visita a este espaço de Reserva, que se seguirá ao espetáculo.
  • VISITA CONVERSADA – Os índios do Brasil, passado e presente
    Proposta de uma viagem pelo tempo e pelos diferentes olhares com que os Povos Ameríndios foram e são vistos pelos Portugueses. A descoberta, a partir das Coleções do Museu, dos Outros, muitos deles agora emigrantes ou nascidos entre Nós, as suas características identitárias e as suas práticas culturais.

 

EXPOSIÇÃO PERMANENTE | ESPAÇOS EM DESTAQUE

BONECAS DO SUDOESTE DE ANGOLA

  • VISITA-JOGO – A brincar e já a sério…
    A partir deste núcleo da exposição permanente, vamos descobrir como as meninas e as adolescentes fazem as suas bonecas de forma a parecerem-se com as mães em tudo, desde os penteados aos adornos que usavam, passando pela roupa. Cada detalhe é importante para a afirmação da sua identidade cultural.MÁSCARAS E MARIONETAS DO MALI
  • VISITA GUIADA com oficina de expressão oral e corporal – Animais como gente…
    A partir deste núcleo da exposição permanente, vamos descobrir como os adolescentes da região de Ségou, no Mali, utilizando apenas máscaras e os movimentos do seu próprio corpo, conseguem reproduzir comportamentos dos seres humanos. Os participantes são depois convidados a falar-nos dos animais que escolheriam ser, o porquê da sua preferência, quais os sentimentos que gostariam de transmitir.
  • VISITA TEMÁTICA – A representação feminina no teatro de marionetas tradicional do Mali

 

FRISO CRONOLÓGICO – O museu, muitas coisas…

  • VISITA CONVERSADA – História de um museu e das suas gentes
    A vitrina que percorre ao comprimento toda a sala da Exposição permanente contém objetos, informações e questões que, cronologicamente, nos remetem para momentos marcantes da história deste museu desde a sua fundação.

 

OUTRAS PROPOSTAS

RESERVAS VISITÁVEIS | Galerias da Vida Rural

Descubra nestas reservas visitáveis do Museu as coleções ilustrativas da sociedade rural portuguesa de maior relevância a nível nacional. As 3000 peças aqui acessíveis documentam os modos de vida tradicional das classes populares até meados do século XX e permitem inúmeras leituras sobre o quotidiano destas populações.

  • VISITA GUIADA – Conhecer o passado, compreender o presente
    Visita dedicada à descoberta dos principais atividades agrícolas e pastoris que caracterizaram o mundo rural português ao longo de séculos, assim como à compreensão dos diversos motivos pelos quais a partir de meados do século XX as comunidades rurais sofreram uma transformação profunda.
  • OFICINA DE EXPRESSÃO ORAL – Camaradas, ratinhos e manajeiros
    A partir da visita à coleção, os participantes são desafiados a imaginar-se no papel de trabalhadores característicos da sociedade rural tradicional, cada um dos quais com origens e funções particulares.

 

À DESCOBERTA – FINS-DE-SEMANA EM FAMÍLIA

Visitas temáticas para toda a Família:
Sábado – 10:30 Máscaras e marionetas do Mali | 14:30 Bonecas do sudoeste de Angola
Domingo – Reservas visitáveis: 10:30 Galerias da Vida rural | 14:30 Galerias da Amazónia

Programa “EDUCAÇÃO PARA A MULTICULTURALIDADE”

Sensibilizar Educadores formais e não formais para a importância da EDUCAÇÃO PARA A MULTICULTURALIDADE através de visitas orientadas às exposições e reservas visitáveis do Museu Nacional de Etnologia.

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *