Programa Educativo Museu Nacional de Etnologia - Pumpkin.pt

Programa Educativo Museu Nacional de Etnologia

Evento expirado
Museu Etnologia SE 2021

Programa Educativo | setembro a dezembro 2021

O Meu Sagrado, o Nosso Tempo e Espaço*

Oficina de mediação por Simone Longo de Andrade

O que é a espiritualidade? Qual a diferença entre espiritualidade e religião? Precisamos da religião? E da espiritualidade? Como e onde as vivemos na nossa cidade? Como vivemos na cidade através delas?

A partir da visita à exposição, o objetivo desta oficina é levar as crianças a pensarem sobre todas estas questões (e todas as outras que as intrigarem), recorrendo a métodos experienciais, participativos, horizontais e artísticos, centrados na criança, valorizando e explorando os direitos humanos como ferramenta de consciência crítica, de conhecimento, e reconhecimento, das religiosidades várias, através da partilha e do respeito pela liberdade de consciência.

Mais Informações:

  • Público-alvo: alunos e professores do Ensino Básico
  • Duração: 90 min
  • * Participação gratuita, mediante inscrição prévia dos grupos escolares.

Uma Aula de Filosofia num “Lugar Encantado”*

Por Paulo Melo Oliveira

O sagrado dá sentido à existência humana? Podem conviver diferentes religiões num mesmo local? A religião pode ser um instrumento de tolerância? E proporcionar atitudes diferentes perante a diversidade cultural?

No âmbito do tema “A dimensão religiosa”, trabalhar-se-á os conteúdos “Religião, razão e fé”, tendo como principais objetivos a clarificação do conceito de “sagrado”; o reconhecimento da religião como uma forma de conceder sentido à existência humana e refletir sobre as suas dimensões pessoal e social; a análise crítica das relações entre património e religião, implicando a compreensão de que, num mesmo lugar religioso, podem coabitar várias e diferentes visões do mundo; e a reflexão sobre a dessacralização do quotidiano e a perda de sentido/reformulação.

Trabalho final: construção colaborativa de uma breve apresentação oral.

Mais Informações:

  • Público-alvo: alunos e professores do Ensino Secundário
  • Duração: 90 min
  • * Participação gratuita, mediante inscrição prévia dos grupos escolares.

Visita Orientada à Exposição Lugares Encantados, Espaços de Património*

Pelo Serviço Educativo do MNE

A visita orientada a esta exposição temporária pretende dar a conhecer quatro exemplos de convivência de distintas tradições religiosas na sociedade portuguesa atual, a partir de pesquisas antropológicas realizadas recentemente nos contextos de Sintra, Fátima, Mértola e Mouraria (Lisboa).

Através de “objetos icónicos” – desde as oferendas das religiões afro-brasileiras encontradas na Serra de Sintra ao tapete de oração virado para a Meca – reflete-se acerca das representações simbólicas das religiões e das suas práticas de culto; da importância do seu entendimento no combate à intolerância religiosa e no desenvolvimento de valores e atitudes visando a sã convivência de distintas culturas que partilham um mesmo espaço patrimonial.

A visita tem como principal objetivo contribuir para um melhor conhecimento da diversidade cultural e religiosa da atual sociedade portuguesa.

Mais Informações:

  • Público-alvo: grupos organizados e famílias.
  • Duração: 60 min

* Condições de participação nas atividades educativas:

  • Inscrição prévia obrigatória.
  • Cumprimento das normas da DGS relativas à pandemia de Covid-19.

Inscrições:

 

Tudo sobre o Regresso às Aulas:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<