Programa Educativo do Museu da Carris - Pumpkin.pt

Programa Educativo do Museu da Carris

Programa Educativo - Museu da Carris

Venha conhecer o Museu da Carris através de uma experiência orientada, pedagógica e divertida que não vai esquecer!

O Serviço Educativo foi concebido com a missão de ressignificar o Museu da CARRIS como lugar de vivência coletiva, diálogo e partilha de múltiplas vozes, como território de reflexão e experimentação de relações entre o património cultural e o papel histórico-simbólico dos transportes públicos na cidade de Lisboa, em articulação com as exposições temporárias e eventos pontuais do Museu.

A ação educativa é vocacionada e adaptada a públicos variados, crianças, jovens, escolas, famílias, adultos e públicos com necessidades específicas, e define como estratégia a realização de atividades pedagógicas, lúdicas e interativas que estimulem o pensamento, sensações e ideias, incentivando a participação e a releitura dos lugares e objetos, através de visitas orientadas, oficinas, cursos, férias temáticas e festas de aniversário.

No âmbito da pandemia de COVID-19, o Museu organiza as suas atividades de acordo com as medidas da DGS, assegurando que as Oficinas e Visitas decorrem com proteção e segurança para todos os participantes. Todos os funcionários do Museu da Carris utilizam máscara. Os monitores receberam formação especifica sobre o Covid-19. Os espaços cumprem as recomendações da DGS e a higienização e desinfecção dos espaços é feita diariamente. O Museu conta com um Plano de Contingência elaborado e uma sala de isolamento. Conheça em detalhe as medidas de segurança implementadas para as atividades.

Venha conhecer o Museu através de uma experiência orientada, pedagógica e divertida que não vai esquecer!

Visitas de Estudo

As visitas ao Museu são organizadas de acordo com a idade dos participantes e as tipologias discursivas são variadas e personalizadas. Distinguem-se, ainda, pelo percurso pretendido e o pelo programa expositivo patente na data da visita. Em média uma visita tem a duração de 1 hora, incluindo a exposição permanente e/ou temporária, um passeio de elétrico e material didático, que visa a interação com os grupos. 

NOTA: Sempre com distaciamento e cumprindo todas as ordens da Direção Geral da Saúde.

Visita Sonora 4-5 anos (pré-escolar)

Será possível contar a história do Museu através de sons e movimentos? Pois esta é a proposta da nossa visita, onde iremos descobrir, inventar e recriar o som de cada objeto acompanhando com movimentos, numa viagem dinâmica e criativa que irá, certamente, ficar gravada na memória do nosso corpo!

Visita Histórica 6-12 anos (1º e 2º ciclo)

Era uma vez… uma visita ao Museu da CARRIS. As portas da CARRIS abrem-se e o interior do nosso livro transporta-o para um percurso museológico cheio de fantasia, desenhos e interação. O livro da CARRIS é um complemento da visita guiada que propõe a valorização da história enquanto espaço imaginário. O grupo é convidado, de forma participativa e dinâmica, a relacionar o espólio do Museu com uma narrativa ilustrada.

Visita Viagem 11-12 anos (2º ciclo)

A história da CARRIS dentro de uma Mala de Viagem. Relatos de grandes acontecimentos que se deram por Lisboa e pelo mundo e que trouxeram até à nossa cidade, diferentes transportes públicos. Viajar por vários países, tirar coordenadas e passar fronteiras, para entrar numa aventura divertida e descobrir carros americanos, elétricos amarelos e autocarros antigos!

Visita-Jogo Quiz | 12-18 anos (3º ciclo e Ensino Secundário)

Dedicada a jovens adolescentes, preferencialmente, que se encontrem a estudar os transportes. Referindo ainda questões como as diversas profissões da CARRIS do guarda-freio ao agulheiro; a evolução das forças de locomoção dos veiculos e a própria história da cidade de Lisboa, nomeadamente, o desenvolvimento do seu mapa topográfico.  No final da visita os participantes são testados em equipas num quiz  com direito a certificado!

Oficinas

As oficinas iniciam-se com uma visita-jogo, contudo, as questões direcionam-se à temática da oficina a desenvolver, permitindo uma ligação direta entre a exposição/coleção do Museu e a atividade.

Proporcionam-se diversas experiências e abordam-se diferentes temáticas dentro das vocações próprias do Museu.

Propõem-se cursos interdisciplinares direcionados a diversas faixas etárias e áreas de formação, do pré escolar ao 3º ciclo.

Podem conhecer todas as oficinas disponíveis e inscrever-se no site do Museu da Carris.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<