Escolas > Agenda Escolas > Museus e Monumentos

Programa Educativo MAAT 2018/2019

Programa educativo do MAAT

O MAAT oferece um programa educativo de atividades interdisciplinares sobre arte, arquitetura e ciências.

O MAAT organiza visitas de estudo adaptadas aos vários graus de ensino e conteúdos curriculares. Disponibiliza também oficinas que promovem, nas áreas da eletricidade e da expressão plástica, a aprendizagem pela experimentação.

Visitas de Estudo

O MAAT oferece várias opções de visitas de estudo para todas as idades, sendo as mesmas com marcação prévia para [email protected]!

Exposição Eco-Visionários:

O projeto Eco-Visionários: Arte, Arquitetura após o Antropoceno centra-se em práticas correntes que propõem visões críticas e criativas face às transformações ambientais que afetam o planeta. Pode ser visitada até 8 de outubro.

Exposição Over Flow

Exposição do artista japonês Tadashi Kawamata que foca questões em torno do turismo e da ecologia globais. A instalação integra resíduos de plástico e barcos abandonados, recolhidos na costa portuguesa em ações de limpeza de praias. De 5 de outubro a 1 de abril de 2019.

Circuito Central Elétrica:

A Central Tejo continua a contar história da eletricidade, evocando o funcionamento e o ambiente de trabalho da antiga fábrica. Através do maior acervo nacional sobre a história da eletricidade em Portugal e de um conjunto de propostas expositivas que percorrem a evolução da eletricidade até às energias renováveis, disponibilizam-se ao público conhecimentos fascinantes sobre este tema. As visitas são adapatadas a diferentes graus de escolaridade. Permanente. Saiba mais sobre a exposição.

Geómetras da Arte: À Descoberta da Medida das Coisas:

Na Grécia Antiga, os cientistas/matemáticos dedicavam-se ao estudo da Geómetria para entender o mundo. Mediam as montanhas, contavam as estrelas e calculavam distâncias, criando formas e fórmulas de aplicar e conquistar o conhecimento do Universo. A arte também utiliza a Matemática, tanto na forma como nas cores e nos materiais. Nesta visita, iremos explorar a obra de arte contemporânea, através da lógica da Matemática.

Exposição “A Língua em Nós”

“A Língua Portuguesa em Nós” é uma viagem à história e à diversidade da língua portuguesa, falada por cerca de 270 milhões de pessoas em todo o mundo. As relações entre língua e cultura – na poesia, na gastronomia, etc –  são alguns dos temas desenvolvidos. De 6 a 22 de Outubro.

Oficinas para Escolas:

Oficinas que oferecem uma aplicação prática, com diferentes técnicas, baseada nas exposições do museu. Transmitem, de forma lúdica e didática, conhecimentos fundamentais sobre o universo criativo das artes visuais e eletricidade.

As oficinas são para alunos do 1ª ciclo ao secundário e com marcação prévia para [email protected]!

Oficina Não acordes o dragao-atelier divertido electricidade maat

Oficina Elétrica: Não Acordes o Dragão

Um dragão adormecido espera pela tua visita. Conseguirás passar sem o acordar? Nesta oficina, vem brincar e aprender sobre energia elétrica. Com fios, martelos, chaves e parafusos, irás construir um circuito elétrico simples. E depois testá-lo num desafio de perícia e concentração, para o dragão não acordar! Saiba mais sobre a oficina.

Oficina Elétrica: Carrinhos Solares

Será que a luz do sol pode ser transformada em movimento? Nesta oficina, vem construir um carro movido a energia solar e conduzi-lo numa corrida emocionante. Quem irá montar o melhor carro para sair vencedor deste desafio? Atreve-te! Saiba mais sobre a oficina.

Oficina Elétrica: Magia do Eletroíman

Descobre o que é um eletroíman, como se constrói e qual a sua utilidade. No fim, aplica o que aprendeste num jogo super animado.

Oficina Elétrica: Curto-circuito

Estás parado num semáforo. Queres conseguir explicar aos teus pais como eles mudam de cor? E em casa? Sabes como funciona a tua campainha? E os interruptores? Desafiamos-te a entrar na oficina da Central Tejo e a descobrir o mundo secreto da eletricidade. Saiba mais sobre a oficina.

Oficina Elétrica: Descobre a Campaínha Eléctrica

Sabes como e que se faz uma campainha? Vem aprender como funciona e o que faz uma lata de sardinhas aqui no meio!

Oficina de Artes Plásticas: Luz e Cor

O que é a cor? O que acontece quando as cores interagem entre si? É possível pintar com a luz? Partindo das imagens presentes nas diversas exposições temporárias, nesta visita-oficina propõe-se um diálogo e exercício prático sobre a cor e as suas várias origens e formas, como a cor-pigmento ou a cor-luz.

Oficina de Artes Plásticas: Comunicar a Cor

Já pensaste de que forma as cores à tua volta comunicam contigo? O que é que querem dizer? E se víssemos o mundo apenas a preto e branco? Através de obras de arte contemporânea em exposição e da simbologia da cor, vamos criar novas peças e explorar técnicas artísticas como a fotografia, o desenho e a pintura (12 aos 15 anos (3º ciclo) e 16 aos 18 anos).

Informações úteis

  • Marcação de Atividades:
    • De segunda-feira a sexta-feira, das 10h00 às 18h00 através do telefone +351 210 028 130 ou [email protected].
  • Horários para Escolas:
    • Das 11h às 19h. Encerra à terça-feira e nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro.

Também lhe pode interessar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *