Programa Educativo do LU.CA 2019/2020 - Pumpkin.pt

Programa Educativo do LU.CA 2019/2020

Evento expirado
começar de novo

Um dos principais objetivos do LU.CA é estabelecer uma relação de proximidade entre a arte contemporânea e as práticas educativas formais.

O Teatro Luís de Camões acredita que a arte contemporânea é um dos pilares da cidadania cultural e que, só interagindo com os professores, educadores, responsáveis pela educação e a comunidade em geral e investindo nesta formação desde a primeira infância, conseguiremos construir um lugar onde se podem formar públicos críticos, criativos, atentos e participantes, alargando o seu sentido de liberdade.

A programação do LU.CA tem como foco central as artes performativas e procura ampliar a leitura sobre essas propostas através do cruzamento com outras linguagens artísticas como a ilustração, a fotografia, o design, a poesia, pensamento, as artes plásticas, entre outras.

Há um programa central, que decorre na sala de espetáculos, e um outro paralelo, que acontece pelos outros espaços do teatro e que, em alguns momentos, se desloca às escolas do concelho de Lisboa.

Para alguns espetáculos, temos preparados dossiês pedagógicos, disponibilizados aos educadores após visita ao teatro.

Estes podem ser utilizados como uma ferramenta crítica e criativa para desenvolver processos de relação, exploração e apropriação da obra. Nestes dossiês, podem encontrar informação sobre o respetivo espetáculo, algumas propostas de atividades e sugestões de leituras.

Mesa

mesa luca

Mesa: substantivo comum, feminino, singular e concreto. Será?

Uma mesa é muito mais do que isso. É o lugar de uma infinidade de ações, individuais ou coletivas. À mesa escreve-se, come-se, conversa-se, desenha-se, opera-se, constrói-se, celebra-se, vota-se e ensaia-se.

Há mesas de vários materiais, tamanhos e feitios, mas o que mais faz variar este objeto é o modo como cada um se relaciona com ele. Não há certo nem errado, só diferentes formas de olhar. Uma mesa é uma mesa, mas pode sempre ser outra coisa!

Tendo como ponto de partida o livro “Uma mesa é uma mesa. Será?”, da Planeta Tangerina, e as pesquisas realizadas em contexto escolar, este espetáculo destinado a crianças do 1º ciclo, pretende explorar este objeto não só na sua dimensão utilitária, mas também nas suas dimensões simbólica e afetiva.

Ao longo do espetáculo, duas personagens servem-se da mesa para viajar entre o passado, o presente e o futuro, convocando os lugares da imaginação e da memória.

Sugerido para maiores de 6 anos.

Quando: 6, 7, 8, 13,14 e 15 de novembro, às 10h30.

A Menina do Mar

a menina do mar

Um dos títulos mais amados de Sophia transforma-se em conto musical, com atores e músicos a percorrer a história de uma menina que vive no mar – curiosa pela vida em terra –, de um menino que vive em terra – curioso pela vida no mar – e do encontro improvável entre estes dois mundos…

Não faltarão nesta fantasia um simpático golfinho clarinetista, um desconfiado caranguejo saxofonista, um misterioso polvo fagotista e tantos outros seres fantásticos, reunidos sob o olhar grave do contrabaixista, o Rei do Mar…  Será possível chegar a um acordo para que vivam todos em harmonia?

“A Menina do Mar” é reposta em comemoração do centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2019).

Sugerido para maiores de 6 anos.

Quando: 4, 5, 6, 11, 12 e 13 de dezembro, às 10h30 e às 14h30.

Aldebarã

aldebarã

Portugal, 2118. Os recursos naturais da Terra estão esgotados e é necessário encontrar um outro planeta habitável- Destino: estrela Aldebarã. Missão: evitar a extinção da humanidade. Tripulação: argonautas futuristas, desajustados que o planeta Terra rejeitou.

ALDEBARÃ é um espetáculo teatral para a juventude construído a partir de jornadas mitológicas de heróis como Ulisses, Eneias e Jasão. Numa viagem ao desconhecido exploram-se questões como alteridade, diversidade e construção de linguagem. Este é um projeto concebido pela associação cultural Terra Amarela com um elenco de intérpretes-criadores com um perfil que se apoia na riqueza da diferença. Uma tripulação incomum numa aventura desafiadora e uma nova maneira de olhar o mundo.

Sugerido para maiores de 12 anos.

Quando: 22, 27, 28, 29 de novembro às 10h30, 29 de novembro às 14h30.

Biblioteca do Público

biblioteca do público

Na biblioteca do público podem encontrar um conjunto de livros escolhidos pelos artistas que criaram os espetáculos apresentados no palco.

São livros inspiradores, ou que desassossegam. Livros que sempre os acompanharam ou por uma qualquer razão foram importantes num determinado momento.

São livros de onde recolheram histórias ou cujas histórias serviram de ajuda para inventar outras para as suas criações Outras vezes é uma imagem ou só uma ideia que lhes aparece ao virar de uma página e lhes serve de inspiração.

São livros cujo o texto, as imagens ou formato influenciaram e foram importantes para a criação dos espetáculos apresentados no palco.

Biblioteca do público – Livros espetaculares (mesmo!)

LIVROS ESPETACULARES

Paralelamente aos espetáculos apresentados na sala, a biblioteca do público vai mostrar livros espetaculares (mesmo!). São livros que existem na órbita dos espetáculos apresentados e que ajudam a mostrar cada espetáculo de diferentes perspetivas.

Livros que podem ser lidos por olhos de várias cores e alturas: apontando pontes para outros lugares, abrindo espaço para descobertas, ampliando as leituras do espetáculo. Livros escolhidos a dedo: aqueles que fazem tocar campainhas, aqueles a que voltamos sempre e que nos põem a pensar.

Estes livros, que podem encontrar no Entrepiso do LU.CA, numa pequenina biblioteca para o público, foram cuidadosamente selecionados pela Sara Amado, mãe, arquiteta, professora, autora do site prateleira-de-baixo e curadora.

Como visitar o LU.CA

Preços:

3€ por aluno, 1€ para alunos carenciados. A entrada é gratuita para os acompanhantes de cada grupo.

As sessões escolares estão sujeitas a marcação prévia.

O Passaporte Escolar/Câmara Municipal de Lisboa apoia na totalidade a deslocação ao Teatro a grupos escolares do 1.º ciclo do ensino básico da cidade de Lisboa.

Para mais informações e reservas:

Entrem em contacto com Rosa Ramos através do número 91 910 27 16 ou do e-mail [email protected], de terça a sexta-feira, das 10h às 18h.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *