Programa Educativo do Museu Bordalo Pinheiro 2020/2021 - Pumpkin.pt

Programa Educativo do Museu Bordalo Pinheiro 2020/2021

museu bordalo pinheiro

O Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa, tem várias atividades giras direcionadas a professores, pedagogos, e à comunidade educativa. Espreitem aqui!

O Serviço Educativo do Museu Bordalo Pinheiro assume o compromisso de interpretar o significado histórico e artístico da obra de Rafael Bordalo Pinheiro e promover a compreensão dos principais valores que lhe estão subjacentes: cidadania consciente, liberdade de pensamento, crítica e humor inteligente. Estes valores constituem um dos mais sérios desafios da educação na contemporaneidade e são o ponto de partida da reflexão sobre os diferentes matizes da obra bordaliana: artes visuais, literatura, música, ambiente, história, filosofia e etnografia.

Programa Educativo do Museu Bordalo Pinheiro

O Programa de Atividades para Escolas, que aqui apresentamos, visa trabalhar a obra bordaliana a par dos conteúdos curriculares. O Programa organiza-se em cinco áreas capazes de responder e acompanhar conteúdos, períodos e públicos escolares diferenciados:

VISITAS GUIADAS ÀS EXPOSIÇÕES

Duração: 60/90 minutos

As visitas guiadas são gratuitas e adaptadas a todos os níveis de ensino e ensino especial, mediante preparação de acordo com as especificidades do grupo. O Museu está disponível para fazer visitas guiadas temáticas em função de conteúdos curriculares específicos.

Hoje sinto-me… Bordalo

Visita geral ao Museu focada no talento, originalidade e obra multifacetada de Rafael Bordalo Pinheiro.

Hoje sinto-me… Zé Povinho:

Convite a conhecer, em detalhe, a complexidade da icónica personagem «Zé Povinho».

Hoje sinto-me… revolucionário

A crítica política de um Portugal na segunda metade de oitocentos, com um olhar sobre a atualidade.

Hoje sinto-me… tradicional

As referências tradicionais portuguesas aparecem nos lugares mais inusitados.

Hoje sinto-me… um colecionador

Cruz Magalhães: o colecionador e fundador do Museu Bordalo Pinheiro.

Hoje sinto-me… com vontade de rir

O humor e a sátira do genial Bordalo.

Hoje sinto-me… de olho aguçado

Desafio a um olhar atento e pormenorizado sobre a composição, simbologia e escala no trabalho gráfico de Bordalo Pinheiro

OFICINAS PEDAGÓGICAS

PRÉ-ESCOLAR

Animais à solta (Programa DESCOLA)

As obras de Rafael têm na natureza uma importante fonte de inspiração. Depois de encontrarmos os animais à solta no Museu e enquanto ouvimos a obra «Carnaval dos Animais», de Camille Saint-Saëns, podemos imaginar e gozar de toda a liberdade para associar as imagens aos sons e aos movimen – tos. Esta atividade promove a observação atenta de algumas peças deste artista, bem como a escuta ativa quer da música quer de algumas histórias curiosas que lhes estão associadas. Explora-se a tradução das ideias em diferentes linguagens e promove-se a consciência do corpo e do gesto no ato de comunicar.

Bordalo no prato

Pendem pratos de frutos, legumes e peixes nas paredes do Museu, parecem pinturas que saltam sobre nós. São grandes e bonitos. Observamo-los e descobrimos tantos alimentos! Serão saudáveis? Nesta atividade falaremos da importância de uma alimentação saudável e, através do desenho e colagens, vamos escolher o que queremos no nosso prato.

1.º CICLO

Bordalo no prato

Pendem pratos de frutos, legumes e peixes nas paredes do Museu, parecem pinturas que saltam sobre nós. São grandes e bonitos. Observamo-los e descobrimos tantos alimentos! Serão saudáveis? Nesta atividade falaremos da importância de uma alimentação saudável e, através do desenho e colagens, vamos escolher o que queremos no nosso prato.

Olá, Zé Povinho!

Conheces o Zé Povinho? Vamos observá-lo com muita atenção e compreender que histórias nos conta. No final propõe-se soltar o riso, as ideias e as mãos e desenhar esta personagem à nossa maneira.

2.º CICLO

Acorda, Zé Povinho!

Às vezes, quando devia tratar de resolver os problemas, o Zé Povinho prefere dormir. E nós, sempre à espera que acorde. Vamos observá-lo com muita atenção e compreender que histórias nos conta sobre o Portugal do século XIX – e que ainda hoje se repetem. No final propomos soltar o riso, as ideias e as mãos e desenhar… e esperar, com isso, acordar o Zé que há em nós.

Exploradores

Um jogo de pistas convida a uma viagem pelo Museu e a conhecer as histórias que aqui habitam.

Concílio dos Animais (Programa DESCOLA)

Que é uma fábula? Para que serve? Que fábulas estão escondidas no mundo de Bordalo Pinheiro? Tal como La Fontaine, Esopo ou Fedro, muitos outros autores trataram esta temática. Bordalo não foi exceção: entre a cerâmica e o desenho, são inúmeras as personagens que nos contam histórias e nos deixam uma mensagem. Através da observação atenta de algumas peças, vamos descobrir as paixões deste artista e refletir sobre as temáticas ligadas a questões sociais e ambientais. Todos temos um papel importante na sociedade e, por isso, vamos criar as nossas fábulas através de uma linguagem multidisciplinar, para desenvolver o olhar crítico e informado. Neste concílio, vamos lançar um dado gigante, cujas faces representam desafios: desenho, escrita, escultura, expressão corporal, caricatura. No mundo dos contos, resta deixar fluir a imaginação!

3.º CICLO

Os efeitos secundários da leitura de Bordalo

Esta oficina não é aconselhada a pessoas que não gostam de pensar, inventar ou rir. De um lado, as palavras e os traços da escrita e do desenho; do outro, os sons e os ritmos da leitura. Entre desenhos, lengalengas e poemas, Rafael inventou um alfabeto. Queremos partilhá-lo contigo e que nos mostres o teu.

Exploradores

Um jogo de pistas convida a uma viagem pelo Museu e a conhecer as histórias que aqui habitam.

SECUNDÁRIO

O Manguito como gesto filosófico (Programa DESCOLA)

Será a crítica um espaço de observação ou de pensamento? E como se faz de um gesto uma posição ativa de mudança? Convidamos à elaboração de um pensamento sobre a consciência do eu e do mundo entre o manguito do Zé Povinho, o penico do John Bull, a Maria da Paciência, os Barrigas e tantos outros. A visita que nos dá a conhecer as caricaturas de Rafael, em desenho e cerâmica, termina com um desafio: jogar! Que jogo será este? Um jogo de representações distintas que criam um mosaico de imagens e conceitos, que como na obra de Bordalo, nos devolve uma atitude crítica perante o mundo, condição essencial para a formação pessoal e para a construção de uma cidadania responsável…afinal todos somos um pouco Zé Povinho, ou não?

Bestiário bordaliano

Não, não falamos de um livro de contos. Recuemos ao singular universo bordaliano habitado por animais e pessoas que, pela ironia, denunciam o absurdo do homem e do mundo que o rodeia na segunda metade do século XIX e não só. Vamos também nós denunciar, pela escrita, as nossas inquietações.

OFICINAS DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA

Duração: 90/120 minutos
Preço: 5€ por participante
Público: Todos os níveis de ensino – as oficinas de expressão artística são adaptadas a todos os níveis de ensino e ensino especial, mediante preparação de acordo com as especificidades do grupo.

O Bordalo em 3D

Conhecer a obra cerâmica de Rafael é entrar num universo sem fim, em que a natureza, o humor e o quotidiano se misturam da maneira mais inesperada. Inspirados neste artista, vamos pôr as mãos no barro e partilhar as nossas visões do mundo.

Aqui há gato!

Com ou sem gato, vamos pintar azulejos. Gatos, losangos, flores, cegonhas e rãs… O imaginário dos azulejos de Bordalo parece um lugar inventado. Vamos aprender a pintar azulejos e criar um mundo só nosso

Histórias aos quadradinhos

Inventar personagens e uma história. E agora, como podemos contá-la? Escolhemos a forma quadrada, a da banda desenhada, mas as ideias podem ter as formas, cores e feitios que entenderes.

AÇÕES DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES

Bordalo ontem e hoje

O Museu Bordalo Pinheiro estuda e divulga a obra do artista e o seu legado, que cruza o extraordinário talento artístico e o humor com o pensamento crítico e a cidadania consciente, temas fundamentais para os desafios da educação contemporânea. Este curso sensibiliza os professores para a riqueza do acervo do Museu como recurso pedagógico propondo diferentes formas de o abordar aliando a informação à análise de textos, imagens e objetos que estimulam a imaginação, a reflexão e o prazer de estabelecer ligações pertinentes entre o passado e o presente.

Duração: 6 horas (duas sessões de 3 horas)
Datas: 11 e 18 de novembro 2020, quartas-feiras, das 18h15 às 21h15
Número de Participantes: 10
Competências a desenvolver: exploração dos recursos patrimoniais para utilização autónoma; construção de guiões para uso com os alunos no espaço do museu e na sala de aula.

Bordalo das artes e da política

Esta ação de formação, com quatro sessões de carácter prático, destina-se a quem pretende aprofundar estratégias pedagógicas a partir da obra gráfica e cerâmica de Bordalo e que já possui o enquadramento teórico do Museu, do seu artista e do potencial educativo da sua obra.

Duração: 12 horas (quatro sessões de 3 horas)
Datas: 17 e 24 de fevereiro e 3 e 10 de março de 2021, quartas-feiras, das 18h15 às 21h15
Número de Participantes: 20
Competências a desenvolver: exploração dos recursos patrimoniais; construção de guiões para atividades a realizar com os alunos no espaço do museu e na sala de aula.

PROJETOS DE CONTINUIDADE

Os projectos de continuidade resultam de parcerias com instituições de ensino, com vista à criação de lugares de partilha de pensamento sobre a sociedade em que vivemos, tendo por inspiração a visão artística e crítica humorística de Rafael Bordalo Pinheiro.

DIAGNÓSTICOS BORDALIANOS

Caso pretenda saber mais sobre o Programa de Atividades para Escolas do Museu Bordalo Pinheiro, pode inscrever-se nos Diagnósticos Bordalianos. Estas sessões gratuitas destinam-se a professores, parceiros, mediadores e técnicos de educação e cultura de instituições de ensino, juntas de freguesia, associações ou independentes que queiram conhecer a obra do artista Rafael Bordalo Pinheiro e a importância do seu contributo para o trabalho com as suas comunidades.

Neste espaço de diálogo e partilha, circularemos pelas exposições, divulgaremos as atividades propostas pelo Museu, ouviremos os objetivos e expetactivas dos nossos parceiros e estudaremos novas possibilidades de colaboração.

Todas as segundas-feiras às 17h, mediante inscrição para [email protected]

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *