Escolas > Agenda Escolas > Espetáculos, música e atividades criativas

Programa Educativo Casa da Música 2018/2019

Programa Educativo Casa da Música

Conheça a programação do Serviço Educativo da Casa da música para o ano 2018/2019.

A Casa da Música prossegue o seu excelente trabalho educativo lançando uma agenda com oferta para Escolas, Famílias e para o público em geral para o ano letivo de 2018/2019. Alunos, professores e famílias tornam-se parceiros e cúmplices de uma dinâmica que nos permite cumprir o velho desejo de associar um novo grupo coral, constituído por crianças, às formações residentes da Casa.

Se integrar é um dos verbos mais conjugados pelo Serviço Educativo, preconceito é a palavra banida.

Sob estes primados, oficinas de criação musical pensadas para públicos distintos e de todas as idades, músicos e não músicos, modelos originais de concerto, espetáculos com participação comunitária, ações de formação, projetos de grande amplitude criativa e instalações de interação livre dão-se uma vez mais à sociedade inteira.

Na sua agenda encontrará seguramente propostas que servem o modo como deseja relacionar-se com a música. Pode ser numa experiência individual ou vivida em grupo. Na Casa da Música a porta está sempre aberta ao encontro.

Visitas de Estudo: Espetáculos

Casa da Música Espetáculos

Primeiros Concertos

Nos braços de programas com cor, mimo e animação, crianças dos 3 meses aos 6 anos reagem aos estímulos de músicos que vestem personagens e, brincando, servem fundamentos pedagógicos – em clima de grande proximidade, criam-se as bases da compreensão e expressão musicais.

Os Nossos Concertos

São produções originais que expõem novas possibilidades de criação e admitem todas as disciplinas, considerando os mais diversos públicos. São essencialmente conceitos nascidos nesta Casa, resultantes de projectos educativos, formativos, artísticos e/ou comunitários – a face mais visível de um trabalho continuado e inclusivo. São festas, maratonas, concertos encenados, performances, espectáculos que cruzam artes. São pedaços da cidade, do país e do mundo a encher o palco. Mostram a liberdade de criar, comunicar, envolver e celebrar. São seus e de todos a partir dos 6 anos*. São os Nossos Concertos.

Palestras Pré-Concertos

É o pretexto para 30 minutos de diálogo com o público em geral. Estas palestras não foram feitas para o universo restrito de musicólogos, não versam sobre a teoria da música, antes permitem partilhar factos e curiosidades sobre o programa do concerto que a seguir será apresentado.

O contexto em que a peça foi criada ou as motivações do compositor; as vidas, reais e inventadas, que gravitam à sua volta; o modo como se constrói a narrativa musical à luz de um tempo e lugar; as salas por onde passou a obra e os seus grandes intérpretes são, enfim, aspectos possíveis de chamar à conversa, orientada por quem conhece as histórias que a música transporta.

Concertos Comentados

Os concertos comentados são grandes oportunidades para se ficar a saber mais sobre algumas das obras sinfónicas que marcaram a história da música. Com a duração de uma hora sem intervalo, neles são revelados detalhes que transformam a audição numa experiência muito mais rica.

Aqui se poderá conhecer as histórias que os compositores quiseram contar em notas de música, sejam elas as viagens pelo mundo, ou pelo contrário o conforto da vida em família, ou ainda os programas misteriosos que abrem espaço às mais fascinantes especulações.

Os exemplos tocados pela orquestra lançam luz sobre pormenores da orquestração que podem pintar uma mesma melodia de cores muito diferentes. Com a orientação de cicerones conhecedores dos meandros da música, estas são autênticas visitas guiadas por entre sinfonias memoráveis, concertos para piano e danças sinfónicas contagiantes.

Visitas de Estudo: Oficinas

Casa da Música Oficinas

Primeiras Oficinas

É em clima familiar que decorrem as primeiras explorações de sons, ritmos e repertórios. Cor, poesia, movimento e muito afeto fazem os contornos de oficinas enriquecidas com histórias e personagens do imaginário infantil. Brincando e teatralizando, os nossos formadores desenvolvem um trabalho delicado que semeia a relação ativa com a música.

Respondendo a este propósito, cada oficina tem formatos adaptados à capacidade cognitiva das crianças participantes, agrupadas pelas faixas etárias dos 0-18 meses, 18 meses-3 anos e 3-6 anos.

As Nossas Oficinas

Seis oficinas criativas, altamente dinâmicas, transformam uma hora numa oportunidade efetiva de realização musical. Servindo-se de recursos variados, assentam num campo multidisciplinar onde a descoberta é imediata e feita com enorme prazer.

De atividades encenadas e lúdicas à descoberta da ciência, do encontro com ritmos tribais à incursão pela eletrónica, são várias as formas de conhecer linguagens e recursos musicais, mas também de abordar temas globais como o Ambiente ou o Multiculturalismo. Destinadas a escolas e comunidades específicas, abrangendo desde crianças no pré-escolar (a partir dos 3 anos) a seniores, cada oficina tem sessões adaptadas ao grupo de participantes.

Semanas Especiais

São duas semanas, em Janeiro e Maio, por conta do gamelão javanês, talvez o mais imponente e exótico colectivo de percussões do mundo. Como um grande dragão da cultura oriental, desperta para celebrar rituais milenares, impondo sons ressonantes e vibráteis por toda a Casa.

Nesta orquestra de instrumentos feitos à mão, uma obra de arte em bronze, bambu e madeira, reside o poder da criação comunitária, afirmado em sessões de contrastes tímbricos e melódicos que misturam força e delicadeza.

Sexta Maior

Em oficinas XL, turmas dos ensinos Básico (a partir do 3º ano), Secundário ou Vocacional desenvolvem experiências de criação musical mais completas que culminam numa pequena performance. Realizadas ao longo da manhã (10:00-12:30) em vários espaços da Casa, valorizam a afirmação do colectivo e a liberdade de expressão de cada elemento.

A partir de um guia de trabalho aberto a sugestões, todos participam na formação de uma identidade criativa que poderá ser mantida e aprofundada em contexto escolar.

Músico por um Dia

A partir dos 12 anos, todas as pessoas, com ou sem conhecimentos musicais, são convidadas para oficinas que, preenchendo um sábado, permitem estruturar um bom trabalho performativo. Sob duas propostas, ambas animadas por ritmos quentes, decorrem experiências de realização musical mais completas, sustentadas em processos criativos simples mas profundamente impactantes, que apelam à expressão do grupo.

Começam de manhã e encerram ao final da tarde, sempre com uma apresentação pública.

Música em Família

Quatro modelos de oficina de 90 minutos abrem as portas à realização musical em grupo. Interacção e complementaridade orientam o desenvolvimento de processos criativos que mostram a importância dos vários elementos. É assim num baile de corte, na formação de um coro, numa orquestra de corpos musicais ou no gamelão.

Permeadas pela boa disposição, estas sessões são acessíveis a qualquer pessoa a partir dos 6 anos. Juntam a família, os amigos, quem vem aos pares ou chega sozinho. Há espaço para todos.

Formação

Casa da Música Formação

Formar na Casa

Aos professores dos ensinos Pré-Escolar e Básico coloca‑se como desafio diário a estimulação dos alunos. Com Formar na Casa mostra-se a música enquanto elemento activo no processo educativo, indutor da lógica e da criatividade, mas também auxiliador na gestão das emoções e criação do ambiente apropriado ao desenvolvimento da criança. Respondendo a necessidades práticas, estas oficinas exploram ferramentas e metodologias de trabalho da música que potenciam o sucesso escolar e restauram o prazer de ensinar. São também uma oportunidade de valorização artística dos formandos, convidados a desenvolver as suas capacidades criativas e performativas.

Formar na Digitópia

Mantendo o seu carácter específico, as formações Digitópia, o projecto tecnológico e digital da Casa da Música, abrangem agora mais públicos. Em sessões orientadas para músicos, programadores, professores, estudantes ou outros interessados na música electrónica e artes digitais, faz-se a abordagem prática de software e ferramentas que servem fins particulares. A partir dos recursos existentes, comerciais ou de acesso livre, há sempre a possibilidade de realizar novas criações e interacções. Trazendo à Casa formadores que conhecem profundamente os programas a trabalhar, estas acções decorrem ao longo de seis horas, sempre ao sábado.

Saber Ouvir: 10º Curso Livre de História da Música

Dirigido a todos os públicos, independentemente da sua formação musical, o Curso Livre de História da Música chega à sua 10ª edição mantendo uma relação próxima com a programação da Casa da Música. Começa por propor uma série de percursos por entre tradições populares e correntes eruditas das Américas, dividida entre dois módulos. A ligação entre música e linguagem é, por outro lado, uma viagem no tempo desde o pensamento filosófico da Antiguidade às práticas contemporâneas. Fazendo uma ponte com o festival Música & Revolução, o Curso inclui um módulo dedicado a uma das grandes revoluções na história da música e aos seus efeitos: a gravação. Já no Outono, desvenda-se a arquitectura da fuga, uma forma elevada ao seu auge na obra de Bach.

Para planear o seu ano letivo, deixamos a brochura do Programa Educativo da Casa da Música 2018/2019, com todos os programas e eventos para os seus alunos. 

Mais Informações e reservas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *