Programa Educativo do Bairro dos Museus: setembro de 2021 a janeiro de 2022 - Pumpkin.pt

Programa Educativo do Bairro dos Museus: setembro de 2021 a janeiro de 2022

envolve-te 2021 2022

Neste Bairro vão ser felizes: os vossos alunos vão aprender sobre imensos temas com estes vizinhos.

O Bairro dos Museus é um conceito inovador de cultura em Cascais. Num perímetro definido geograficamente, o Bairro dos Museus integra diversos equipamentos culturais que mantêm a sua identidade e representam a memória, a tradição e o património.O ENVOLVE-TE Programa Cultural e Educativo do Bairro dos Museus tem como objetivo a interação com diversas comunidades – escolares e institucionais, familiares, entre outras – promovendo o enriquecimento de [email protected], construindo e proporcionando espaços de aprendizagem e produção criativa

Dado à situação pandémica que atravessamos, o Bairro dos Museus reestruturou o seu programa e passa a assumir três eixos:

  • ENVOLVE-TE… no Bairro à formato presencial (sujeito às regras por covid-19);
  • ENVOLVE-TE… a partir de casa! à formato à distância (digital);
  • ENVOLVE-TE… recursos pedagógicos à compilação de recursos (links, sites, desafios e outros materiais).

Programa Educativo do Bairro dos Museus 2021-2022

ENVOLVE-TE… no Bairro

Neste eixo podem encontrar desafios, kits, percursos e visitas. Escolhemos os nossos favoritos!

Casa de Histórias Paula Rego

3 em 2 não cabem – 3ª a 6ª feira, a partir de 12 de outubro | escolas e instituições (+3)

Quantos movimentos e correntes artísticas cabem numa obra? Pop, Abstração, Realismo… Através das obras em exposição propomos a descoberta e experimentação de técnicas e processos criativos particularmente inspiradores das décadas de 50 e 60 da Paula Rego e dos seus contemporâneos a viver e trabalhar em Londres.

Museu Conde de Castro Guimarães

Visitas Orientadas

Museu Condes de Castro Guimarães 3ª a 6ª feira | todos | 10h e 14h30 | 30min. | mín.2-máx.4pax
O mais antigo museu do concelho de Cascais revela o seu acervo. Em destaque a crónica de D. Afonso Henriques, da autoria de Duarte Galvão, bem como obras de Columbano Bordalo Pinheiro, João Vaz, Sousa Pinto ou Carlos Bonvalot
© Ilustração Mafalda Gonçalves

Visita Jogo

Que animais e plantas se escondem no jardim dos Condes? 3ª a 6ª feira | todos (4 aos 11 anos) | 10h e 14h30 | 60min. | mín.4-máx.8pax
No antigo jardim dos Condes de Castro Guimarães existem vários animais e plantas que estão representados na coleção de porcelana chinesa do museu. Vamos encontrá-los e descobrir os segredos que têm para nos contar.

Kits de Exploração

Óscar e a volta ao mundo sem sair do lugar 3ª a domingo | todos (4 aos 11 anos) | 10h às 12h40 e 14h às 17h40 | 40min.
Será que podemos conhecer o mundo sem sair do lugar? Com a ajuda de Óscar, um órgão de tubos, propomos conhecer algumas peças do museu e as histórias que têm para nos contar. O kit deve ser solicitado na receção do museu.

Museu do Mar Rei D. Carlos

Kits de Exploração – 3ª a domingo | todos (+6) | 10h às 12h e 14h às 17h | 30min. máx.5pax (na versal presencial)

Uma aventura subaquática
Este kit digital convida à exploração livre do museu, seja em contexto escolar ou familiar. Antes da visita presencial, sugerimos descarregarem o material para uma melhor exploração do museu. Kit disponível no site da Fundação D. Luís I a partir de outubro.

A peça mistério
Como é que vamos descobrir a peça mistério no museu do Mar Rei D. Carlos? Este kit de exploração consiste num conjunto de pistas assinaladas na planta do museu. De sala em sala, os vários desafios levam-nos à peça mistério… Conseguem descobri-la? O kit deve ser solicitado na receção do museu

Parques e Jardins

Percurso

LandArt Cascais | Quinta do Pisão 3ª a 6ª feira | escolas/instituições e público em geral (+4) 10h | 90min. | mín.4-máx.8pax
Obras de arte instaladas na paisagem única da Quinta do Pisão convidam a caminhar e a brincar na natureza.
© Julia Lombao

Visitas Ateliês – 3ª a 6ª feira | Todos (+3) | 10h e 14h | 90min. | mín.4-máx.8pax

Arte e Paisagem
As obras de arte de Alberto Carneiro e Bordalo II habitam nos espaços verdes do Bairro dos Museus e remetem-nos para o planeta Terra. Por entre os espaços verdes deste bairro, o percurso termina com um ateliê criativo a partir de materiais naturais.
Jardim do Museu do Mar Rei D. Carlos e Parque Marechal Carmona.

Histórias da minha Natureza
Uma personagem que habita o Parque convida-nos a mergulhar no fantástico mundo das histórias fantásticas, que habitam o mundo natural. A atividade propõe criar e contar histórias a partir de elementos naturais respigados nos jardins. E, a partir de técnicas simples de construção de narrativas e da manipulação de objetos, criam-se pequenos palcos onde as histórias ganham vida.
Parque Marechal Carmona

O Jardim Convida
A visita convida a caminharmos pelos verdejantes jardins do Bairro dos Museus, a mergulharmos na natureza, a conversar com uma árvore, encontrar uma pedra aliada ou a seguir os cheiros e os sons desta paisagem. O percurso privilegia a vivência sensorial com estes espaços verdes.
Parque Marechal Carmona, Jardins da Casa Histórias Paula Rego e do Museu do Mar Rei D. Carlos

Ateliê

Laboratório de materiais naturais – 3ª a 6ª feira | escolas/instituições e público em geral (+5) 10h30 e 14h30 | 90min. | mín.4-máx.8pax
Ateliês de experimentação com elementos da natureza recolhidos nos jardins do Bairro dos Museus, onde podemos explorar diferentes técnicas de expressão artística e integrar a natureza no processo criativo.

ENVOLVE-TE… a partir de casa! 

Neste eixo podem encontrar desafios, visitas orientadas, teatros e kits de exploração.

Casa de Histórias Paula Rego

3 em 2 não cabem – 3ª a 6ª feira, a partir de 12 de outubro, em direto no zoom | escolas e instituições (+3)

Quantos movimentos e correntes artísticas cabem numa obra? Pop, Abstração, Realismo… Através das obras em exposição propomos a descoberta e experimentação de técnicas e processos criativos particularmente inspiradores das décadas de 50 e 60 da Paula Rego e dos seus contemporâneos a viver e trabalhar em Londres.

Diálogos entre exposições: Lá e Cá, Cá e Lá – 3ª a 6ª feira, a partir de 12 de outubro, em direto no zoom | escolas e instituições (+12)

Nesta visita conhecemos, a par da obra de Paula Rego, obras de artistas britânicos seus antecessores e seus contemporâneos. Entre Cascais e Londres. Numa viagem de ida e volta, there and back again, iremos analisar movimentos e correntes artísticas da arte britânica das décadas de 50 e 60 e observar a forma como influenciaram a obra de Paula Rego.

Paula Rego, a Coleção e a Casa | escolas e instituições (+4)

O Serviço Cultural e Educativo do bairro dos Museus preparou um conjunto de desafios que convidam a descobrir o trabalho de Paula Rego, desde as exposições patentes, passando pela coleção da Casa das Histórias até à génese do edifício, da autoria de Eduardo Souto de Moura. A partir das obras destacadas são lançados desafios simples, ao alcance de qualquer [email protected], que podem ir desde o ato de (re)contar histórias entre família a desenhos a partir de outros de Paula Rego, ou pequenas encenações de lugares imaginários à semelhança do que a pintora recria no seu ateliê em Londres.

Centro Cultural de Cascais

Uma obra de cada vez – 3ª a 6ª feira, via zoom | escolas e instituições (+6)

A partir da exploração de uma obra pertencente à coleção de Luísa e Manuel Pedroso de Lima, descobre-se um artista português, contextualiza-se o seu trabalho e realiza-se um exercício plástico com os materiais disponíveis em casa/na escola.

Museu Conde de Castro Guimarães

Saltando de pintura em pintura – Escolas/instituições e famílias (5 aos 12 anos)

Propomos uma visita virtual à galeria de pintura do Museu Condes de Castro Guimarães onde estão representados retratos, emoções e paisagens. Inspirados pela visita, propomos um novo olhar e perícia para encontrar alguns objetos. Depois de encontrados esses objetos desafiamos-vos a retratem alguém da vossa família ou a pintarem o vosso autorretrato. Enviem-nos os vossos comentários e desenhos para [email protected] Atividades com recurso à visita virtual do MCCG a partir de casa. Desafio disponível aqui.

Forte de São Jorge de Oitavos

No Forte a vida era assim – Escolas/instituições e famílias (+5)

Teatro aqui.
Será que a vida no séc. XVII, nas fortificações era muito diferente da atual? O que é que mudou? Como era, o que comiam, como viviam… O Avô Tadeu, soldado de outros tempos, tem muito para contar!

Museu do Mar Rei D. Carlos

Nem tudo o que vem à rede é peixe – Escolas/instituições e famílias (3 aos 10 anos)

Com uma peça de teatro de luz negra abordamos a questão da poluição dos mares, através de algumas espécies animais e personagens históricas relacionadas com o museu. Após a visualização da peça, lançamos um desafio que remete às coleções deste espaço. Partilhem connosco os vossos resultados para o email [email protected]
Peça de teatro disponível aqui.
© Julia Lombao

ENVOLVE-TE… recursos pedagógicos

Disponibilizamos um conjunto de recursos pedagógicos no formato digital para uma exploração livre e autónoma, em contexto de escola ou em tele-aula.

Casa das Histórias Paula Rego

Visita virtual ao museu
Disponível no site da Casa das Histórias Paula Rego a partir de outubro: Kits digitais (tapeçaria, arquitetura e biografia de Paula Rego) Quizz Arquitetura e Quizz Exposições

Centro Cultural de Cascais

Visita virtual à exposição Pintura Democrática – Coleção de Luísa e Manuel Pedroso de Lima
Visita virtual Tesouros da América Latina
Disponível no site da Fundação D. Luís I a partir de outubro: Quizz Centro Cultural de Cascais versão convento e Quizz Centro Cultural de Cascais versão contemporânea

Museu Condes de Castro Guimarães

Visita virtual ao museu
Kit digital “Óscar e a volta ao mundo sem sair do lugar”

Parques e Jardins

Vídeo Parque Marechal Carmona
Disponível no site da Fundação D. Luís I a partir de outubro: Quizz LandArt e Quizz Parque Marechal Carmona

Disponível no canal Youtube da Fundação D. Luís I a partir de outubro
Vídeo obras Alberto Carneiro
Vídeo percurso LandArt 2020

Informações e Inscrições:

  • Programa sujeito a alterações.
  • Participação nas atividades sujeita a pré-inscrição, de 3ª a 6ª feira, das 10h às 16h.
  • As crianças deverão ser acompanhadas pelos adultos responsáveis dos grupos organizados e por um a dois adultos no caso das atividades para famílias e público em geral.
  • A participação nas atividades não dispensa a leitura das regras de funcionamento do Bairro dos Museus por motivos de Covid-19.

Este Bairro está cheio de atividades neste novo Programa Educativo de setembro de 2021 a janeiro de 2022 e são para todos os gostos e feitios!

Também lhe pode interessar:

2 comentários em “Programa Educativo do Bairro dos Museus: setembro de 2021 a janeiro de 2022

  1. Helena Guimarães da Costa Março 7, 2020

    Achei uma ideia fantástica e adoraria andar com o meu neto por todo o bairro mas parece me que nada há aos fins de semana. A escola dele não pertence ao concelho mas aceitariam pelo menos uma ida a um dos vossos sítios?

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Março 9, 2020

      Olá, Helena!

      Existem várias atividades que pode fazer com o seu neto durante o fim de semana. Pode consultar o programa completo aqui.
      Quando à visita escolar, aconselhamos que se informem junto do Bairro dos Museus, aqui. Decerto conseguirão planear uma atividade gira 🙂

      Saudações abobrinhas

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<