Escolas > Agenda Escolas > Museus e Monumentos

Programa Educativo 2016-2017 | Museu Nacional de Etnologia

Museu Nacional de Etnologia

Oferta educativa 2016/2017:

Arquitetura Timorense: miniaturas do Mundo – Exposição Temporária

Nesta exposição temporária poderá descobrir a diversidade da arquitetura tradicional de Timor-Leste, resultado da grande diversidade cultural e linguística deste país. Na exposição poderá também descobrir o profundo simbolismo da habitação tradicional timorense, concebida como eixo e miniatura do universo, visível e invisível.

Visitas: de 24 setembro 2016 a 20 fevereiro 2017 (de quarta-feira a domingo)

O Museu, Muitas Coisas – Exposição Permanente

Descubra na Exposição Permanente do Museu as peças em destaque nas diversas coleções do Museu Nacional de Etnologia, que somam mais de 40.000 peças que documentam mais de 380 povos e culturas, repartidos por 80 países dos 5 continentes. Um Museu, muitos mundos para descobrir!

Visitas: de quarta-feira a domingo

Galerias da Amazónia – Reservas visitáveis

Nas Galerias da Amazónia descobrirá as coleções dos índios da Amazónia mais completas a nível nacional. Nestas coleções encontram-se representados povos e culturas de c. de 40 povos e culturas indígenas do Brasil e países limítrofes. Estas coleções documentam os seus modos de vida, praticados em harmonia com a Natureza e desenvolvidos com vista à preservação do meio ambiente, assim como as suas conceções e representações do mundo, e os seus rituais e celebrações.

Visitas: de quarta-feira a domingo

Galerias da Vida Rural – Reservas visitáveis

Descubra nestas reservas visitáveis do Museu as coleções ilustrativas da sociedade rural portuguesa de maior relevância a nível nacional. As 3000 peças aqui acessíveis documentam os modos de vida tradicional das classes populares até meados do século XX e permitem inúmeras leituras sobre o quotidiano destas populações, entre as quais a do calendário agrícola e da sucessão das diversas operações de trabalho dos campos.

Visitas: de quarta-feira a domingo

Características das Visitas:

– Duração: as visitas guiadas têm a duração de cerca de 1:00 hora | as visitas guiadas com oficina têm a duração de cerca de 2:00 horas;

– Gratuitidade: todas as visitas guiadas, com ou sem oficina, são gratuitas para:

  • Grupos Escolares: visitas a partir dos 3-4 anos | de 4ª a 6ª | com início às 10:15, 12:15, 14:15 e 16:15 | Entrada gratuita para os professores/educadores;
  • Famílias com crianças a partir dos 3 anos | aos Sábados e Domingos | com início às 10:15, 12:15, 14:15 e 16:15 | ingresso gratuito para crianças até aos 12 anos; ingresso pago para os adultos/acompanhantes.

– Acessibilidade: as visitas e atividades educativas são acessíveis a todos os públicos;

– Adaptabilidade: o Museu disponibiliza-se para organização de «Visitas à Medida» a públicos escolares a todos os espaços abertos ao público, mediante a apresentação atempada do pedido de visita, que deve identificar os objectivos pretendidos e os conteúdos programáticos desejados para abordagem pelo Museu.

Marcação de Visitas:

Todas as visitas guiadas, com ou sem oficina, devem ser previamente agendadas junto do Museu Nacional de Etnologia, através dos seguinte contatos:

• Email: [email protected] • Telefone : 934 458 352 | 213 041 160/9.