Escolas > Agenda Escolas > Espetáculos, música e atividades criativas

Programa Educativo 2016-2017 | 8½ Festa do Cinema Italiano e Associação Il Sorpasso

Programa Educativo 2016 2017 8½ Festa Cinema Italiano Associação Il Sorpasso

8½ Festa do Cinema Italiano e Associação Il Sorpasso reservam uma mão cheia de filmes e atividades para os mais novos. 

Atividade desenvolvidas nas escolas :

Atividades para o 1º e 2º Ciclo 

A primeira tipologia de atividades é dirigida ao ensino básico, mais indicada para alunos 1º e 2º ciclo e prevê a projeção de uma curta ou animação seguida por uma atividade lúdico-didática.

Uma ocasião perfeita para os mais pequenos ficarem a conhecer as simpáticas personagens da infância italiana, e para os mais velhos as recordarem. Laboratórios didáticos onde as crianças podem interagir com os protagonistas desta secção dedicada ao público infantil. 

Cada oficina tem uma duração total de 90 minutos 

Aqui um conjunto de atividades desenvolvidas nos últimos anos e disponíveis para marcação. TOFFFSY e l’ERBA MUSICALE | Faixa etária: 3 a 7 anos

Tofffsy é um menino muito pequeno, com um penteado especial, que vive num castelo onde conseguiu semear a “Erba musicale”, uma planta especial que toca música quando alguém, bem comportado, sopra nela. Em companhia do Tofffsy e das outras personagem que habitam o castelo encantado, vamos construir instrumentos para tocarmos todos juntos. 

MIO MAO | Faixa etária: 3 a 7 anos

Vamos conhecer Mio e Mao, dois simpáticos gatinhos que, juntamente com os seus amigos, vão explorando e conhecendo o mundo. Para trabalhar, temos para ti um material muito fofinho, a plasticina, com que iremos realizar novos personagens.

PIMPA | Faixa Etária: 3 a 7 anos

Pimpa é uma cadela branca às pintinhas vermelhas que vive com o seu simpático dono Armando, muito amada pelas crianças italianas de ontem e de hoje. Com a Pimpa vamos construir uma banda desenhada!

CALIMERO | Faixa Etária: 3 a 7 anos

Personagem célebre em Portugal é Calimero, um pintainho preto que nasceu como estrela de um anúncio muito popular nos anos 60. Após a exibição de alguns episódios, as crianças vão criar algumas animações publicitárias protagonizadas por ele.

TOPO GIGIO | Faixa Etária: 1º ciclo Uma personagem que as crianças portuguesas conheceram no princípio dos anos 80. Venham vê-lo no grande ecrã e aprender a construir uma estória, onde as personagens são idealizadas pelos pequenos participantes. PINÓQUIO: Faixa Etária: 1º ciclo As crianças vão conhecer de perto a marioneta traquina do mais famoso livro italiano para crianças, Pinocchio de Carlo Collodi, através da leitura de excertos da obra e do visionamento de partes do grande filme que lhe dedicou Luigi Comencini.

BRUNO BOZZETTO : FREEDOM, TAPUM! | Faixa etária: 1º e 2º ciclo

Bruno Bozzetto é um cartoonista italiano de banda desenhada e animação. As suas estórias ajudam grandes e pequenos a refletir sobre o homem, as suas invenções, a sua relação com os seres da sua mesma espécie e, ainda, a sua intervenção no planeta que habita. Já pensaste na eventualidade de seres tu a mudar o curso da História? O que farias de melhor? O que gostavas de inventar para melhorar o planeta Terra? O que farias para acabar com as guerras e as lutas entre povos? Anda lá inventar uma pequena história em banda desenhada! Tu contas e juntos estaremos a contribuir para melhorar o nosso mundo.

IL SIGNOR ROSSI | Faixa etária: 1º e 2º ciclo

O Senhor Rossi é uma personagem de Bruno Bozzetto, que representa um homem italiano dos anos 60′, a viver num País onde o dinheiro traz novas possibilidades de vida mas, ao mesmo tempo, problemas de poluição, solidão, trabalho excessivo. Vamos passar umas férias com o Senhor Rossi, à descoberta das diferentes maneiras de passar férias. E agora é a tua vez: o que gostas de fazer quando estás de férias? Quais são as tuas férias favoritas? Gostas de visitar novos Países? Trazes lembranças dos lugares onde passas as tuas férias? Vamos preparar um postal de uma localidade à tua escolha e vamos enviá-lo a alguém de quem tu gostes.

Atividades para o Ensino Secundário

Propõe-se nesta segunda tipologia de atividades, a exibição de filmes que abordam assuntos centrais para a compreensão e a análise de alguns dos aspetos fundamentais da sociedade ocidental contemporânea na qual vivemos.

Estes filmes abordam temáticas ligadas às migrações, a integração, a diversidade, ao mundo dos adolescentes, às relações pais-filhos e ao universo da escola.

A visão dos filmes é pensada para um publico de faixa etária entre os 14 e os 18 anos e tem como objetivo a estimulação de um conjunto de percursos didáticos a desenvolver em conjunto com os professores.

De seguida os títulos disponíveis para estas atividades:

  • MEDITERRÂNEA – Dois homens, uma perigosa viagem de África para Itália: um olhar chocante sobre a luta dos refugiados pela vida. Esta primeira obra de Jonas Carpignano é a história de dois jovens de Burkina Faso, Ayiva e Abas que, em busca de uma vida melhor, fazem a difícil e arriscada travessia do deserto do Sahara e Mar Mediterrâneo para chegar a Itália. A realidade que encontram acaba por ser bem mais problemática do que imaginavam. Comovente e poderoso, este filme, baseado em histórias reais, estreou na Semana da Crítica do Festival de Cannes e foi finalista do Prémio Lux de Cinema Europeu 2015.
  • SHUN LI E O POETA – Shun Li trabalha num laboratório de tecidos na periferia de Roma para conseguir os documentos necessários e poder mandar vir o seu filho de oito anos para Itália. De repente, é obrigada a mudar-se para Chioggia, uma pequena vila-ilha da lagoa de Veneza, onde passa a trabalhar como empregada num pequeno restaurante. Bepi, pescador de origem eslava, chamado pelos amigos de “o poeta”, é cliente desta pequena tasca há anos. O encontro entre Shun Li e Bepi representa uma fuga à solidão, um silencioso diálogo entre diferentes culturas, já não tão distantes. SHUN LI E O POETA leva-nos numa viagem ao coração e às profundezas da lagoa que é mãe e berço de diferentes identidades sempre em mudança. A amizade entre Shun Li e Bepi perturba as duas comunidades, a chinesa e a local, que impedem esta nova viagem; talvez tenham demasiado medo deste encontro. 8 ½ Festa do Cinema Italiano.
  • SCIALLA! (TÁ-SE) – Foi uma das revelações cinematográficas dos últimos anos em Itália. Uma comédia fresca e inteligente interpretada magistralmente pelo estreante e irresistível Filippo Scicchitano. O filme venceu o prémio Controcampo no Festival de Veneza e o Prémio do Público na 5ª edição da Festa do Cinema Italiano. Um filme de alegria contagiante, que nos fala da importância da educação para o futuro de um jovem.
  • THE SPECIAL NEED The Special Need é um documentário surpreendente sobre um argumento tabu da sociedade ocidental, tratado com delicadeza e humor, oferecendo-nos uma grande história de descoberta e amizade. Enea tem 29 anos, mede 1,78m e é autista. Nunca teve uma relação sexual, embora sinta o desejo de a ter e possua, também, todas as capacidades quer físicas quer mentais. Como em Itália não lhe é oferecida nenhuma solução legal para satisfazer tal desejo, Enea decide viajar com dois amigos à procura da chave para explorar os seus sentimentos e desejos.

 

 

 

Saídas pedagógicas

No mês de Abril, no âmbito da 10ª edição de 8½ Festa do cinema Italiano, serão organizados oficinas educativas que preveem a projeção de animações infantis juntamente a uma atividade didática.

Duas educadoras estarão presentes em horários matinais no Cinema São Jorge, na Avenida da Liberdade em Lisboa, para dirigir as atividades didáticas.

Para 2017 as datas já estão confirmadas: de 6 a 13 de abril.

A marcação é obrigatória.

 

Mais Informações:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *