Programa Educativo do Oceanário de Lisboa 2020/2021 - Pumpkin.pt

Programa Educativo do Oceanário de Lisboa 2020/2021

Programa educativo Oceanário 2020/2021

Dezenas de atividades, muitas histórias, mistérios, jogos, desafios e surpresas para atingir um único objetivo: fazer uma enorme diferença no futuro do oceano.

Num ano escolar com novos desafios, o apoio às escolas é ainda mais importante. O Oceanário quer continuar a promover a ligação dos alunos ao oceano e o que tem de mudar para construir um futuro mais sustentável.

A «magia» das visitas de estudo continua, e como as turmas não podem viajar até ao Oceanário, viaja o Oceanário até às salas de aula, digitalmente.

O Oceanário de Lisboa temassim, um novo conjunto de programas online que explora toda a matéria da literacia do oceano e está acessível a turmas de todo o país, do pré-escolar ao secundário. Estes programas que estão alinhados com o currículo escolar,  têm uma dinâmica original que inclui uma componente em sala virtual e uma visita em direto no Oceanário.

“Plasticologia marinha”, “Turma a Bordo” e “Missão_Mar Especial Crise Climática” são três exemplos de programas disponíveis online, desenvolvidos para estimular a criatividade, a comunicação e a participação ativa dos jovens. Mais ainda, os alunos que realizem estes programas, recebem a oferta de um bilhete para visitarem o Oceanário de Lisboa até ao final de junho de 2021.

Também os Ocean Leaders vão continuar a inspirar as novas gerações, mas agora através de sessões online. Os atletas Joana Schenker, Francisco Lufinha e Frederico Morais saem do mar em School Tour e através de conversas e histórias, partindo das suas experiências pessoais, sensibilizam os jovens para a importância da alteração de comportamentos e da conservação do oceano.

programa educativo oceanário

Pré-escolar – Mar de Emoções

30 minutos em sala virtual, 30 minutos em visita virtual ao aquário guiada por um educador marinho 
História da amizade improvável entre um menino e uma baleia, contada por Benji Davies no livro A Baleia, desafia os mais pequenos a explorar as suas emoções e a descobrir como podem ser amigos do oceano.

1º Ciclo

O problema dos plásticos no oceano pesa cerca de treze milhões de toneladas por ano.

Apesar de o plástico ter uma grande variedade de utilizações, é importante alertar para o seu uso descontrolado e para o impacto no planeta e na humanidade.

Conhecer a origem do plástico, o caminho que percorre no oceano e a sua interação e impacto nos ecossistemas marinhos, é o ponto de partida para redesenhar a nossa relação com o plástico.
Se alterarmos comportamentos podemos garantir um futuro sustentável e em equilíbrio com
a natureza.

Esta visita de estudo (conheçam as outras propostas para o 1º ciclo) acontece durante 30 minutos em sala virtual e 30 minutos em visita virtual ao Aquário guiada por um educador marinho.

2º Ciclo

Vá para fora cá dentro, à descoberta da biodiversidade marinha de Portugal.

A curiosidade imparável e a vontade de conhecer mais e mais, levou aquele que é reconhecido como o pai da oceanografia em Portugal à descoberta do nosso mar. Que animais escolhem viver numa praia rochosa ou num sapal? Que características têm para viverem nesses locais? O objetivo é descobrir a diversidade de habitats e seres vivos de Portugal, numa fascinante viagem de norte a sul do país, passando pelas ilhas.

Uma campanha oceanográfica que começa em Lisboa e é comandada pelo rei D. Carlos, um apaixonado por tudo o que se relacionava com o mar.

Esta visita de estudo (conheçam as outras propostas para o 2º ciclo) acontece durante 30 minutos em sala virtual e 30 minutos em visita virtual ao Aquário guiada por um educador marinho.

3º Ciclo

Conhecer a relação entre o clima e a humanidade é essencial para compreender os grandes desafios económicos e sociais criados pelas alterações climáticas.

O objetivo é resolver um crime ambiental que põe todos em perigo. Sem perder tempo, os participantes partem à descoberta de como tudo entrou em ebulição, procuram as pistas antes que derretam e tentam encontrar os culpados desta crise climática.

No fim, traçar uma estratégia e tomar decisões são essenciais para cumprir a missão.

Esta visita de estudo (conheçam as outras propostas para o 3º ciclo) acontece durante 30 minutos em sala virtual e 30 minutos em visita virtual ao Aquário guiada por um educador marinho.

Secundário

Se o presente fosse uma fotografia partilhada numa rede social seria acompanhada por #pandemia #criseclimática #extinção #lixomarinho #poluição #sobrepesca.

Está na hora de pensar no que queremos escrever na fotografia do nosso futuro. A natureza já mostrou a sua resiliência e agora é a nossa vez de entrar em ação. Vamos decidir o que temos de fazer para partilhar um futuro sustentável #areasmarinhasprotegidas #descarbonização #zerowaste #economiacircular #energiasrenováveis #poderdanatureza

Esta visita de estudo (conheçam as outras propostas para o Secundário) acontece durante 30 minutos em sala virtual e 30 minutos em visita virtual ao Aquário guiada por um educador marinho.

Consultem, aqui, o programa completo e as atividades do Oceanário para o ano letivo 2020/2021.

Informações Úteis

Fotografia: João Pedro Correia

Inscrições e informações: [email protected] ou 218 917 000.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *