A preparação da mente para ajudar o parto será certamente a sua melhor “ferramenta” para um parto harmonioso.
Diz-se frequentemente que “quando a mente acredita, o corpo faz”. E tem toda a lógica pois as palavras, os pensamentos e as emoções provocam determinadas reações corporais, voluntárias ou involuntárias, que têm origem num determinado comando da mente.
Um pensamento produz uma emoção que provoca uma reação no seu corpo, afetando o seu sistema nervoso, endócrino e imunitário.
Um exemplo prático do efeito do estado emocional da grávida: sob stress e ansiedade produz mais Adrenalina e Cortisol. Em contrapartida quando está calma produz mais Ocitocina e Endorfinas, hormonas necessárias e benéficas ao trabalho de parto.
Outro exemplo, a maioria das mulheres tem a crença de que o parto é um momento de grande sofrimento, mesmo as que nunca passaram pela experiência. Com esta crença enraizada, a grávida estará, inconscientemente, a dar indicações ao seu corpo de que o parto representa um eventual perigo físico. E o corpo irá reagir de acordo com esta informação, produzindo Adrenalina e Cortisol e aumentando o ritmo cardíaco, a pressão sanguínea e a tensão muscular.
Por estes motivos é tão importante preparar a sua mente enquanto gera o seu bebé. Quando se cuida emocionalmente encontra mais paz e serenidade e tudo flui melhor, refletindo-se no aspeto físico, com uma imunidade melhorada e saúde fortalecida.
Trabalhando com a sua mente, é possível retirar as crenças de sofrimento associadas ao parto e desfrutar da experiência de trazer uma vida ao mundo, num momento único de revelação extraordinária!
Também lhe pode interessar:
- O que fazer este fim de semana se está grávida
- Museus grátis: saiba quais e como
- Acompanhe o desenvolvimento da sua gravidez semana a semana
Este artigo foi útil para si?