Família > Agenda Família

Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce | Estão abertas as candidaturas para a 4ª edição

Prémio Literatura Infantil Pingo Doce candidaturas 4ª edição

O período de candidaturas, na categoria de texto, do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce tem início hoje e termina no próximo dia 21 de Abril.

Pelo quarto ano consecutivo, o Pingo Doce irá atribuir o maior prémio monetário nesta área em Portugal, no valor de 50 mil euros, que será repartido igualmente entre o autor e o ilustrador vencedores.

Consciente de que a promoção e difusão da literatura infantil funciona como um catalisador do conhecimento, espírito crítico e criatividade junto das gerações mais jovens, o Pingo Doce iniciou, há uma década, o desenvolvimento de livros infanto-juvenis a preços acessíveis.

Esta estratégia de promoção da leitura resultou em mais de 350 títulos exclusivos lançados nestes 10 anos. Neste âmbito, em 2014, o Pingo Doce lançou o Prémio de Literatura Infantil com o apoio técnico da Alêtheia Editores, procurando assumir-se também como promotor de novos talentos nas áreas da escrita e da ilustração.

Para além do valor monetário, os vencedores das categorias de texto e de ilustração veem concretizada a oportunidade de publicação e venda do seu primeiro livro nas mais de 400 lojas do Pingo Doce.

Na 3ª edição deste Prémio foram recebidas mais de 2700 candidaturas provenientes de todo o país.

Os livros “De onde vêm as bruxas?” , “Orlando – O caracol apaixonado” e “O meu livro tem bicho”, que reúnem os textos e as ilustrações seleccionadas pelo júri nas três primeiras edições, venderam até hoje, em conjunto, mais 53.500 unidades, o que traduz uma grande aceitação por parte das crianças portuguesas.

O Júri do Prémio é composto por dois painéis de jurados para cada uma das categorias e é presidido pela Alêtheia Editores, na pessoa de Zita Seabra.

O júri de texto integra Eduardo Sá, Isabel Stilwell, Isabel Zambujal e Sara Miranda. No concurso, podem participar cidadãos com nacionalidade portuguesa, que residem em Portugal e com idade mínima de 16 anos.

As candidaturas de texto devem ser enviadas a partir de hoje e até ao dia 21 de Abril. A fase de candidaturas de ilustração começa após o anúncio do vencedor de texto, que será feito até ao dia 1 de Junho, e termina no dia 4 de Agosto.

O Regulamento e todas as informações relativas ao concurso podem ser consultadas no site do Pingo Doce.