O Porto/Post/Doc regressa de 17 a 25 de novembro de 2023 e também tem sessões para famílias, crianças e escolas. Conheçam a programação!
Entre os dias 17 e 25 de novembro o festival traz à cidade mais de 130 filmes que procuram, inequivocamente, reflectir os dias de hoje, apresentando ao público da cidade do Porto um olhar contemporâneo e multifacetado sobre o mundo.
Um programa que pretende afirmar o papel da arte enquanto elemento fundamental na vida dos cidadãos, e ser um ponto de partida para uma discussão alargada sobre a cidade, a memória coletiva, o mundo do trabalho, as fronteiras, o meio ambiente, a transformação das instituições, as suscetibilidade à manipulação, o acesso à justiça (ou a falta dela), à educação e à saúde.
A edição 2023 do Porto/Post/Doc contará ainda com uma secção infanto-juvenil, com propostas direcionadas a escolas, e um programa familiar a ter lugar a dia 19 de novembro, a partir das 15h00, com uma sessão de cinema seguida de uma festa no Batalha Centro de Cinema.
Programa Educativo: School Trip
Muitos filmes, muitas imagens em movimento, muita cor, muito som e muita música. Pessoas e coisas a sério, ou pessoas e coisas desenhadas, mas sempre reais e próximas de nós. Aranhas dançarinas e linces curiosos, gaivotas, cabras e tigres, meninos e bezerros, ou meninas e bolas de basquete.
Tudo isto e muito mais pode ser descoberto na programação do School Trip, que dá nome ao projeto educativo do Porto/Post/Doc, e que não se limita a aparecer durante os dias do festival. Ao longo do ano, o cinema é pensado com diversas comunidades escolares. De desenhos a letras e números, passando por cine-cartas, animação em stop motion ou diretamente em película, por caminhos que conhecemos e outros que vamos descobrindo, a filosofia por detrás de cada ação do School Trip é simples: envolver o cinema na vida das crianças e dos jovens.
Programação para Famílias
A decorrer no fim-de-semana, para assim poder integrar-se nas agendas familiares, a edição 2023 do Porto/Post/Doc organiza uma grande sessão de cinema, para crianças, jovens e seus acompanhantes, no Batalha Centro de Cinema, pelas 15h00 de domingo dia 19 de novembro, a mesma integrará quatro curtas-metragens de produção recente.
Histórias sobre a amizade, a passagem para a adolescência e a relação entre humanos e animais são os grandes temas desta sessão.
Logo de seguida, pelas 16h00, o Café do Batalha transforma-se numa animada pista de dança. Nesta Festa de Hip Hop, toda a gente vai cantar e dançar ao ritmo do Hip Hop, seguido de um momento de improvisação imagética e sonora com a plataforma Improvisa, desenvolvida pela LABA Valência Escola de Arte, Design e Novos Medias.
Programação para Escolas
Durante a edição deste ano do festival, a ter lugar entre os dias 17 e 25 de novembro, o festival integrará várias sessões dedicadas às escolas. Organizadas de acordo com os interesses e estímulos adequados a diferentes faixas etárias (M/4, M/6, M/9, M/12), as mesmas decorrerão no Batalha Centro de Cinema. Ao longo da semana serão ainda apresentados os resultados das oficinas ‘Palavras Curtas’ e ‘Correspondências’, concretizadas na EB da Ponte (Santo Tirso) e EB de Perafita (Matosinhos) entre 2022 e 2023.
Em ligação com outras secções do festival, o School Trip escolas integra ainda a oficina Ao Ritmo do São João: a partir do fresco de Júlio Pomar, que retrata uma noite de São João e que pode ser visto no Batalha Centro de Cinema, o School Trip convidou, em parceria com a Casa da Imagem, um grupo de alunos da cadeira de desenho do 12° ano da Escola Artística Soares dos Reis a desenvolver um mural inspirado nas festas populares portuenses e nos grafiti da cultura Hip Hop. A oficina decorre entre os meses de setembro e novembro e a apresentação do resultado é feita no domingo durante a Festa Hip Hop.
Com foco no Ensino Secundário, o Porto/Post/Doc desenvolverá ainda, entre 21 e 23 de novembro, uma Oficina de Cinema Experimental, que visa explorar o cinema em película como uma ferramenta de expressão em que persiste esta dimensão técnica/tecnológica. A oficina é ministrada por Ángel Rueda e Ana Dominguez, fundadores e diretores da (S8) Mostra Internacional de Cinema Periférico da Corunha (Espanha).
Para além das atividades que decorrem nos dias do festival, o projeto educativo estende-se ao longo do ano através de oficinas criativas dirigidas ao público infanto-juvenil, do ensino pré-escolar até ao ensino secundário, implementadas em várias escolas do norte do país.
Ao longo do ano de 2023 foram realizados trabalhos na Escola Artística Soares dos Reis (Porto), Escola Básica da Ponte (Santo Tirso), AE de Perafita (Matosinhos) e Escola Secundária da Boa Nova (Matosinhos).
Para informações sobre o programa escolas e inscrições contatar: [email protected]
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- O que fazer no Porto com crianças?
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Este artigo foi útil para si?