Porto/Post/Doc - Festival de Film & Media - Pumpkin.pt

Porto/Post/Doc – Festival de Film & Media

porto post doc

O Porto/Post/Doc: Film & Media Festival decorre este ano entre 20 e 30 de Novembro!

O Porto/Post/Doc está de volta com programação para graúdos…

Arranca dia 20 de novembro a oitava edição do Porto/Post/Doc – Film & Media Festival. A cerimónia de abertura fica marcada pelo cine-concerto de Maria do Mar, de José Leitão de Barros, aqui apresentado numa versão restaurada a 4K e com acompanhamento musical da Orquestra Sinfonietta de Lisboa e Pedro Burmester. Até dia 30, o festival vai propor um total de 100 filmes e outras atividades de cruzamento artístico que ocuparão seis salas da cidade do Porto. 

Pela principal competição do evento passarão um total de dez filmes de produção recente, todos em estreia nas salas nacionais, por onde se incluem, entre outros, o mais recente filme de  Sergei Loznitsa, o regresso de Zhao Liang e as estreias de Engeli Broberg e Ousmane Samassekou. De regresso ao Porto estão também Lois Patiño e Mattias Piñeiro, com Sycorax, um dos filmes em destaque na Competição Cinema Falado, que integra ainda obras de Salomé Lamas, Tiago Afonso, Susana Nobre e Welket Bungué

Nos programas temáticos, destaque para o foco na obra do documentarista americano Theo Anthony, que estará na cidade para apresentar as sessões da retrospectiva e orientar uma masterclass focada no seu processo de trabalho; assim como a projecção-instalação de Basir Mahmood, um loop de filmes que ocupará a tarde de dia 25 de novembro no Passos Manuel. 

Tendo como tema central a frase título de um livro de Ailton Krenak, Ideias para Adiar o Fim do Mundo, o PPD’21 incluirá ainda um programa especial de 11 filmes, que visam apresentar novas ideias sobre a relação dos humanos com o mundo envolvente. Será este também o tema orientador dos dois espaços de debate propostos para este ano: o Fórum do Real e o ciclo Call to Action, onde se juntam realizadores, investigadores, ativistas e outras figuras de relevo ligadas a diferentes áreas do conhecimento.

A encerrar o festival, dois momentos especiais: a estreia no Porto de As Filhas do Fogo, performance de Pedro Costa e dos Músicos do Tejo, e Jane par Charlotte, a primeira longa da atriz Charlotte Gainsbourg. Ao longo da semana haverá ainda espaço para uma alargada proposta de sessões especiais, com filmes fora de competição: Eunice Ou Carta A Uma Jovem Actriz, a estreia nacional do documentário sobre o chef Ljubomir Stanišić, o novo filme de Rodrigo Areias, e Pato Pathos, sobre o enólogo Luís Pato, são algumas das histórias a serem descobertas no festival. 

A edição 2021 do Porto/Post/Doc integra ainda um ciclo competitivo de documentários de música, com filmes de Dinosaur Jr., Moby, Laurent Garnier e IDLES, entre outros; assim como sessões dedicadas ao público familiar, uma secção com alguns dos mais interessantes nomes da nova cinematografia espanhola, uma competição para filmes de escola e sessões imersivas no Planetário. 

… e miúdos, que embarcam na School Trip Família: Porto/Post/Doc

Secção dedicada às famílias e ao público escolar, o School Trip integra, este ano, a longa-metragem Os Elfkins – Operação Pastelaria e uma sessão especial de curtas que marcaram presença no festival de Clermont-Ferrand.

Porto Post Doc - elfkins

No filme Os Elfkins – Operação Pastelaria descobrimos os Elfinhos que há mais de 200 vivem secretamente no subsolo, procurando evitar todo e qualquer contacto com essas assustadoras criaturas, os seres humanos. Até que um dia a curiosa Helvi, farta do escuro e da falta de espaço, junta-se com uns amigos e aventura-se pelo mundo exterior. Por entre muitas aventuras, os três Elfinhos acabarão por perceber o verdadeiro objetivo da sua estadia na Terra: a interajuda.

Nos dias 21, 26 e 28 de Novembro estão marcadas estas sessões especiais e avisamos já: o Programa está irresistível!

Vemo-nos por lá?

Porto/Post/Doc: Um Festival espalhado pelo Porto

O Porto/Post/Doc realiza-se entre os dias 20 e 30 de novembro no Teatro Municipal do Porto – Rivoli, Passos Manuel, Coliseu Porto Ageas, Casa Comum da Reitoria da Universidade Porto, Sala Estúdio Perpétuo e Planetário do Porto – Centro Ciência Viva. 

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<