Escolas > Agenda Escolas > Espetáculos, música e atividades criativas

Porto/Post/Doc – Festival de Film & Media

O Porto/Post/Doc: Film & Media Festival está quase a arrancar. Decorre no Porto entre 27 de Novembro e 3 de Dezembro.

Tal como em anos anteriores, continuaremos a promover sessões dedicadas a diferentes públicos, com o Mini (pré-escolar, primeiro e segundo ciclo) e o Teenage (terceiro ciclo e secundário).

Também dedicaremos sessões a um público universitário, assim como a Competição Cinema Novo, este ano com um novo nome, dedicado a filmes de escola.

Para o programa Mini, serão apresentadas sessões para diferentes faixas etárias: uma selecção de filmes de animação para uma audiência a partir dos três anos; e outra selecção de filmes de animação portugueses para uma audiência a partir dos seis anos, que permitem dialogar com um público mais jovem e com a realidade retratada pelo cinema.

Os realizadores dos filmes estarão presentes para darem pequenas aulas de cinema, dialogando com os miúdos e os filmes.

O School Trip Mini tem sessões-orientadas para um público escolar. Idades recomendadas: 3-5 anos ou 6-10 | Sessões disponíveis de 27 de novembro a 30 de novembro, às 10:00 com entrada gratuita.

No dia 3 de dezembro, a sessão é pública e sujeita à bilheteira do Porto/Post/Doc. Idade recomendada desta sessão: 6-10 anos. As sessões School Trip Mini (6-10 anos) são uma parceria com a Agência da Curta Metragem.

Para o escalão Teenage, o festival irá apresentar filmes que pretendem estimular a sua relação com o cinema.

Exibiremos, em antestreia nacional, o documentário Voyage of Time: Life’s Journey, do consagrado cineasta Terrenc Malick, para audiências a partir dos quinze anos. Neste filme, o autor procura debater o nascimento da vida, em imagens espectaculares da natureza do mundo de hoje.

Para promover novas discussões, o Teenage exibirá ainda DRIB, do norueguês Kristoffer Borgli, um curioso falso documentário sobre uma bebida energética e a sua nova campanha publicitária com uma estrela da reality tv, para audiências a partir dos treze e dos quinze anos.

Ainda neste programa, o festival deu uma carta branca à dupla de cineastas André Santos e Marco Leão, que apresentarão os seus filmes e darão aulas de cinema, para audiências a partir dos dezassete anos.

Também será exibido, no contexto desta carta branca, o filme Vão-me Buscar Alecrim, dos irmãos Benny e Josh Safdie.

O programa School Trip será complementado com mostras de escolas (Soares dos Reis, ESMAD-IPP e École nationale supérieure d’architecture de Clermont-Ferrand). As sessões para escolas estão abertas a inscrições e são gratuitas.

Para além disso, desde a edição de 2015, o festival criou um Júri Teenage, responsável por galardoar um filme dentro desta selecção Teenage.

Este júri, composto por 14 estudantes do Porto, com idades entre os 16 e os 18 anos, inicia o seu trabalho com uma masterclass com um realizador convidado.

Depois visiona os filmes seleccionados e discute-os com um tutor que os acompanha durante o seu trabalho enquanto júri.

Na sessão de encerramento, o júri sobe ao palco entregando o prémio e explicando a sua escolha.