Família > Agenda Família > Oficinas artísticas

Portas Abertas na Gulbenkian – Rising Stars

Portas Abertas – Rising Stars

No dia 11 de Fevereiro a Fundação Calouste volta a abrir as portas para mais um evento! O Portas Abertas - Rising Stars é para toda a família e com atividades gratuitas.

ECHO – European Concert Hall Organisation é uma rede europeia que reúne algumas das mais prestigiadas salas de concertos.

Entre as instituições envolvidas são selecionados anualmente jovens músicos de excecional talento, que recebem formação na gestão dos seus percursos artísticos.

Este ciclo é enquadrado no evento Portas Abertas, uma iniciativa de entrada gratuita que, ao longo de um dia intenso, convida o público a disfrutar de uma atmosfera musical festiva em ambiente informal, com concertos, oficinas musicais para famílias e exibição de documentários.

Deixamo-vos as Oficinas dedicadas aos mais novos, mas não deixem de consultar o Programa do Evento Portas Abertas – Rising Stars:

“Eu compositor?!?” – Oficina de exploração musical para famílias

Grandes e pequenos são convidados a explorar os mecanismos da criatividade musical compondo e sendo a sua própria orquestra. Vamos ser músicos e compositores, explorar diferentes técnicas para a invenção musical. No final, faremos um pequeno concerto em que apresentaremos ao público as novas composições resultantes do nosso trabalho de composição. Trabalhando em equipa, iremos explorar as características dos sons (timbre, altura, intensidade e duração) e combiná-los para dar origem a novas ideias. Vão nascer texturas sonoras, melodias, ritmos e harmonias, que serão os ingredientes que os compositores recém-chegados vão utilizar para dar vida à nova música.

  • Conceção e orientação: Nuno Cintrão
  • Duração: 2 horas
  • Famílias com crianças a partir dos 6 anos, máximo de 2 crianças por adulto
  • Lotação até 25 pessoas, mediante inscrição prévia no próprio dia junto ao secretariado da Zona de Congressos.

Esta oficina está disponível em dois horários:

“conSertar conCertando” – Oficina de exploração musical para famílias

Quem terá desconSertado os instrumentos? Este é o ponto de partida para esta investigação musical, onde vamos conSertar o que estiver desconSertado, através de um conCerto e de trava-línguas. Já temos os instrumentos e lupas preparados, só nos faltam os investigadores! Venham conSertar-Investigar-cantar connosco!

  • Conceção e orientação: Carolina Gaspar
  • Duração: 30 minutos
  • Palavras-chave: criatividade, som, voz, exploração musical, percussão, trabalho em grupo
  • Famílias com crianças a partir dos 5 anos, máximo de 2 crianças por adulto
  • Lotação até 30 pessoas, mediante inscrição prévia no próprio dia junto ao secretariado da Zona de Congressos.

Esta oficina está disponível em dois horários:

A actividade Portas Abertas – Rising Stars é gratuita e está disponível para toda a família 🙂

Comprar agora

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.