Periferias Festival de Artes Performativas de Sintra 2022 - Pumpkin.pt

Periferias – Festival Internacional de Artes Performativas de Sintra

Evento expirado
Periferias 2022

Periferias decorre de 17 a 20 de março e junta ainda performance, marionetas, uma feira do livro, exposições e muito mais para todas as idades.

Festival de Artes Performativas Periferias, iniciativa do Chão de Oliva – Centro de Difusão Cultural, regressa em 2022 para levar a Sintra vários espetáculos e atividades culturais, com o objetivo de aproximar criadores, criações e espectadores de todas as idades. Esta edição, que continua a reunir artistas de várias partes do mundo, decorrerá entre os dias 17 e 20 de março e convida as famílias a terem contacto com artes performativas desde música ao teatro, passando pela performance, literatura ou marionetas. 

Os espetáculos

São vários os espetáculos que podem ser assistidos em família neste Periferias.

Dia 17

No dia 17 de março, na rua pedonal da Estefânia, às 11h00 e 16h00, há teatro lambe-lambe ao ar livre com a peça “Memórias”, da Cia Teatro da Recusa, do Brasil, que leva o espectador até à época das máquinas fotográficas antigas e que volta à mesma rua no dia seguinte. Este é um momento cultural intimista que dá a conhecer o teatro de miniaturas, fazendo com que o espectador, a partir dos 12 anos, entre num pequeno universo e desfrute da possibilidade de espreitar para dentro de uma caixa-teatro. 

Dia 18

A este junta-se, no dia 18, a produção de teatro de marionetas “Alfredo – o colecionador de borboletas pensada para miúdos e graúdos que se apresenta às 14h00, na Sociedade Recreativa São João das Lampas, para maiores de 3 anos.

Dia 19

No dia seguinte, dia 19, às 12h00 e às 16h00, estreia-se outra produção de teatro lambe-lambe, na rua pedonal da Estefânia, da autoria da companhia Telba Carantoña, “Madame Cledá”, e que será possível assistir também no dia seguinte, às 11h00, no centro histórico e às 14h00, na Rua Veiga da Cunha.

Dia 20

Ainda de marionetas, mas para maiores de 12 anos, junta-se à programação do Periferias o grupo Cendrev – Marionetas, de Évora, com o espetáculo “Bonecos de Santo Aleixo – Auto da Criação do Mundo”, que pretende retomar uma tradição para todas as gerações, e que se apresenta, dia 20, às 16h00, na Casa de Teatro de Sintra.

O Festival conta ainda com a animação de clown de Tânia Safaneta, que estará a animar os espectadores deste festival.

Para além dos espetáculos de marionetas, é também possível assistir ao concerto de Karyna Gomes, cantora e compositora, filha de pai guineense e mãe cabo-verdiana, nascida em Bissau, onde cresceu a ouvir música tradicional, urbana e ritmos de todo o mundo, o que tem hoje influência na sua criação musical. O espetáculo decorrerá no dia 17 de março, às 21h, no Centro Cultural Olga Cadaval, para maiores de 6 anos. Em simultâneo, os mais novos poderão também contar com uma secção dedicada a si na Feira do livro de artes performativas que decorre no Festival, durante os quatro dias, entre as 10h e as 18h.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<