Espetáculo de teatro para adolescentes que aborde o tema da igualdade e da diversidade sexual e de género, integrado na educação para a cidadania e direitos humanos.
Em 2022, o festival de artes performativas em Sintra MUSCARIUM assume-se como espaço de pesquisa, investigação e experimentação artística, privilegiando a realização de residências artísticas.
Pelo prazer de não estarmos sós pretende ser um espetáculo de teatro para adolescentes que aborde o tema da igualdade e da diversidade sexual e de género, integrado na educação para a cidadania e direitos humanos, relacionando com algo fundamental quando se fala de sexualidade, o prazer, numa lógica de respeito pelo próprio e pelo outro.
Sobre Universo Paralelo
Universo Paralelo é uma estrutura multidisciplinar e multicultural dedicada à criação e difusão de obras originais de teatro e dança, com direção artística de Adriana Melo e Magnum Soares.
Fundada em 2020, tem como principais eixos de ação a valorização e exploração de teatro de marionetas e formas animadas, teatro para todo o público e dança-teatro.
Através de uma dramaturgia autoral, pretende explorar temas universais e contemporâneos que promovam a reflexão sobre problemáticas inerentes à nossa existência, enaltecendo o que nos une e elogiando a diferença.
No trabalho de movimento, o foco encontra-se na tradução e potencialização das emoções, relações interpessoais e memórias. A partilha de conhecimento através de formação e o trabalho com a comunidade é algo que privilegiamos. Procuramos desenvolver uma linguagem artística que seja acessível a todos.
A sua primeira criação, A Caravela Desconhecida, um espetáculo de Teatro de Marionetas e Formas Animadas para todo o público, a partir da obra “O Conto da Ilha Desconhecida”, de José Saramago, com encenação e interpretação desta dupla de artistas, foi apoiada pelo Ministério da Cultura e estreou em agosto de 2020 no Festival Afonso Lopes Vieira, esteve em cena no Festival Marionetas ao Centro e encontra-se em digressão nacional.
Segue-se Australopiteco, um espetáculo de Teatro para a Infância, com encenação e texto de Adriana Melo, que explora as questões da diferença, coproduzido pelo Museu da Marioneta / EGEAC e financiado pela República Portuguesa –Direção Geral das Artes.
Em 2022, ocorre a estreia de duas novas criações: Augusto e Benjamim à Procura da Terra do Nunca, um espetáculo de teatro de marionetas e formas animadas com assinatura de Adriana Melo e Magnum Soares e Raízes, um solo de dança contemporânea multidisciplinar, com direção artística e interpretação de Magnum Soares, ambos financiados pela República Portuguesa –Ministério da Cultura.
Recorrendo a informação científica e fidedigna, tenciona contribuir para a sexualidade ser encarada de uma maneira mais natural e saudável, expondo os benefícios da vida sexual e incentivando ao diálogo, à descoberta e a diferentes maneiras de a viver, em contraponto com violências, inibições, frustrações, desigualdade e sexismo.
Ficha Técnica e Artística
Encenação e texto: Adriana Melo | Intérpretes: Beatriz Brito e intérprete a definir | Interpretação vídeo: Aurora Pinho, Inês Cóias e intérpretes a definir | Cenografia e figurinos: Rita Capelo | Desenho de luz: A definir | Apoio ao movimento: Magnum Soares | Apoio à dramaturgia na vertente de psicologia: A definir | Produção: Universo Paralelo | Coprodução: teatromosca | Apoio à residência artística: Produções Real Pelágio e teatromosca.
Este artigo foi útil para si?