Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar - Pumpkin.pt

Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar

Evento expirado
Festival Passa a Palavra 2023

Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar regressa ao concelho de Oeiras de 8 a 12 de novembro com o São Martinho como pano de fundo e a magia e encantamento das várias formas de contar.

A grande festa das histórias volta ao centro histórico de Oeiras. De 8 a 12 de novembro, este ano também com o São Martinho como pano de fundo, o Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar traz de novo a magia e encantamento das várias formas de contar: contadores de histórias, oficinas de expressão artística, música, animação de rua, conversas e um mercadinho são algumas das propostas do festival. 

O festival Passa a Palavra! é de participação gratuita, com atividades para as diferentes idades, desde bebés de colo a séniores. 

NOVIDADES E DESTAQUES DESTE ANO

A conexão como fio condutor

O Passa a Palavra! surgiu, desde a sua primeira edição, como um festival em que o conceito de conexão é central. Conexão com a comunidade, conexão com as tradições, convite à transcendência através do poético, do belo, do humor e da vivência coletiva. 

Também a conexão à natureza e aos espaços abertos faz parte do Passa a Palavra! desde o início e tem em 2023 especial destaque, nesta grande festa em torno da tradição universal de contar.

Duas noites muito poéticas e intensas

As noites de sexta e sábado trazem propostas muito diversas, poéticas, intensas e surpreendentes.

O Concerto para uma Árvore, de Fernando Mota, um concerto de leitura de textos de Eduardo Galeano, com Miguel Gouveia e um serão de contos com Ana Sofia Paiva e Luís Carmelo compõem o serão de sexta.

A noite de sábado promete um encontro delicioso entre Soledad Felloza e Quico Cadaval, que contam em galego. A seguir, uma queimada galega – ritual ao qual popularmente se atribui a capacidade de afastar todos os males! 

Aposta na animação de rua e envolvimento da comunidade

O Passa a Palavra! não se confina a espaços fechados e sai portas afora  com uma intensa programação de animação de rua, a fazer desta uma das suas mais festivas edições de sempre. Gigabombos, gigantones, música, marionetas e bailes tradicionais são algumas das propostas que tomarão nestes dias conta do centro histórico de Oeiras.

Reforçada a programação para famílias com bebés e crianças pequenas

As rubricas Ouvir Juntos e Descobrir Juntos, dirigidas a famílias com bebés e crianças pequenas, ampliam-se nesta edição, com um grande número de sessões de contos, espetáculos e oficinas destinados a estes públicos.

Sessões em língua gestual portuguesa e em streaming

Algumas sessões poderão ser acompanhadas remotamente, através de transmissão em streaming. Duas sessões terão tradução simultânea em língua gestual portuguesa.  A programação do Passa a Palavra! acolhe este ano as atividades regulares das Bibliotecas Municipais de Oeiras ‘Todos os Livros’ e ‘Nós Leitores’, destacando e celebrando o trabalho de promoção do livro e da leitura que desenvolvem em continuidade

Veja aqui a programação completa.

Todas as atividades do festival, à exceção do Jantar Narrado, são de participação gratuita. Algumas necessitam de inscrição prévia.

ORGANIZADORES

Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar é um projeto do Município de Oeiras organizado pela Contabandistas de Estórias – Associação Cultural, em parceria com Chão Nosso, Crl. Reflete o compromisso destas entidades em afirmar Oeiras no panorama internacional da narração oral e contribuir assim para as dinâmicas culturais do concelho e do país.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<