A Estufa Fria volta a abrir dia 18 de maio!
O Parque Eduardo VII de Inglaterra é o maior parque do centro de Lisboa, sendo conhecido simplesmente por Parque Eduardo VII. E é lindo! Para quem já lá esteve, é um passeio a repetir (há sempre novidades por lá) e, para quem ainda não foi, é um “must go” para o próximo fim de semana!
Localizado na freguesia das Avenidas Novas, foi batizado em 1903 em homenagem a Eduardo VII do Reino Unido, que havia visitado Lisboa no ano anterior para reafirmar a aliança entre os dois países.
Ocupa certa de 25 hectares e é o sítio perfeito para aproveitar um dia de sol. Do topo do parque, é possível admirar uma linda vista do Marquês do Pombal, da Avenida da Liberdade e do Ro Tejo e é lá que uma enorme bandeira de Portugal está hasteada, representando o orgulho do povo em ser português. A curiosidade amorosa é que a bandeira foi sugerida por uma abobrinha de 8 anos, de nome Tomás Carvalho, em 2003, ao então Presidente da Republica, Jorge Sampaio. Nesta zona também se encontra o Monumento de Homenagem ao 25 de abril, inaugurado em 1997, uma obra de João Cutileiro.
Depois de uma foto em família no alto do parque, comecem a descer, pois há muito o que se fazer! A faixa central, coberta de relva (alerta piquenique!), é ladeada por longos passeios de calçada portuguesa, dividindo o parque em duas zonas verdes, arborizadas. De um lado, há um Parque Infantil e a Estufa Fria e, do outro, está o Pavilhão Carlos Lopes.
Diversão à vista no Parque Infantil
As vossas abobrinhas vão amar a área do parque infantil, que tem muitos brinquedos fixes, para diferentes idades! Por lá, os pequeninos podem brincar aos piratas num navio com escorrega, podem aventurarem-se num slide, andar de baloiço, escalar, saltar, enfim, há mesmo muito espaço para a diversão!
Festas de Aniversário no Parque Eduardo VII
No parque infantil há uma zona de merendas, onde é possível montar uma festa de anos bem bonita para os vossos pequenos!
São três mesas de madeira com bancos bastante disputadas, convém chegar cedo para garantir a vossa. A zona fica mesmo dentro do parque, com muita relva em volta e com as abobrinhas a brincar ao alcance do vosso olhar! No verão, o sol bate bastante ao início da tarde, mas a partir das 16h-17h começa a ficar mais agradável.
Aventuras na Estufa Fria
Ao lado do Parque Infantil, há um sítio imperdível… que faz com que todos se sintam no meio de uma floresta!
A Estufa Fria de Lisboa é um dos mais importantes espaços verdes existentes na cidade. Autêntico museu vivo, constitui um dos ex libris de Lisboa! Inicialmente pensada como um abrigo para plantas, é um dos espaços verdes mais aprazíveis da capital, onde se pode desfrutar de agradáveis momentos por entre lagos, cascatas, regatos e obras de estatuária. Por lá, é possível apreciar a colecção de centenas de espécies de plantas diferentes oriundas de todo o mundo!
Gerida pela Câmara Municipal de Lisboa, é constituída por três áreas: Estufa Fria, Estufa Quente e Estufa Doce . As crianças vão aprender muito, enquanto se divertem. Ah! Na Estufa Fria ainda decorrem eventos muito giros: olhem que incrível esta oportunidade das crianças acamparem por lá!
Horários da Estufa Fria:
- Horário de Verão – 10h às 19h.
Início do horário de Verão – Último domingo de Março. - Horário de Inverno – 09h às 17h.
Início do horário de Inverno – Último domingo de Outubro. - Última entrada na EFL – 30 minutos antes do fecho.
- Aberto todos os dias excepto: 01 de Janeiro, 01 de Maio e 25 de Dezembro.
Consulte o site para informações sobre os bilhetes.
Atenção: a Estufa Fria de Lisboa, pelas suas características (escadas, declives, tipos de pavimento, lagos, etc), exige especial cuidado dos visitantes. As crianças deverão ser acompanhadas por adultos e mantidas sob vigilância durante a visita.
Pavilhão Carlos Lopes
No lado leste do parque está o atual Pavilhão Carlos Lopes, estrutura portuguesa utilizada na Exposição Internacional do Rio de Janeiro, de 1922, e renomeada em honra de do vencedor da maratona olímpica de 1984.
O belíssimo edifício, idealizado pelos arquitectos Guilherme e Carlos Rebello de Andrade e Alfredo Assunção Santos, foi primeiramente construído no Brasil em 1922 para a Grande Exposição Internacional do Rio de Janeiro. Mais tarde seria reconstruido em Lisboa, e chamado Palácio das Exposições. A sua abertura deu-se em 3 de Outubro de 1932 com a Grande Exposição Industrial Portuguesa.
Foi adaptado para receber eventos desportivos em 1946, tendo-se lá disputado o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins em 1947. Em 1984, muda o nome em homenagem ao atleta português Carlos Lopes.
Foi encerrado em 2003 por falta de condições. Reabriu em 18 de fevereiro de 2017, depois de profundas obras de remodelação, e agora espera a vossa visita!
Desde 18 de fevereiro de 2017, o pavilhão acolhe uma exposição sobre o turismo em Lisboa nos últimos 20 anos e, no torreão norte, uma exposição permanente sobre Carlos Lopes com mais de 300 peças, entre troféus e equipamentos.
Eventos no Parque Eduardo VII
O Parque Eduardo VII abriga diversos eventos durante o ano, como espetáculos, feiras, concertos, entre outros. Os nossos favoritos são a Feira do Livro (espreitem a experiência da Família Pumpkin por lá) – que ocorre no mês de junho – e o Wonderland Lisboa, que deixa o parque mais mágico durante a época do Natal, com uma linda roda gigante, feira natalina e diversão para toda a família!
Onde comer no Parque Eduardo VII
Ao pé do parque infantil, há o quiosque Central Parque, com opções de pizzas, tostas e outros lanches. Com crianças, fica um programa bem agradável: dá pra matar a fome, sem a diversão parar!
Mais informações:
Como chegar ao Parque Eduardo VII?
O Parque Eduardo VII fica localizado no coração de Lisboa, mesmo junto ao Marquês de Pombal. A morada é a seguinte:
Parque Eduardo VII, 1070-051 Lisboa
Metro: Parque » Linha Azul > 260 m.
Marquês de Pombal » Linha Azul / Amarela >420 m.
São Sebastião » Linha Azul / Vermelha > 740 m.
Também lhe pode interessar:
- Veja os melhores sítios para fazer uma festa de aniversário ao ar livre!
- Procura um parque infantil? Conheça os melhores do país.
- Prepare o cesto de piquenique e confira os parques de merenda mais giros de Portugal.
- Saiba o que fazer em Lisboa com crianças!
- Os melhores sítios a visitar em família!
- Quais os melhores eventos para crianças?
- Onde levar os miúdos este fim-de-semana? Descubra as nossas sugestões!
Este artigo foi útil para si?