Programa Educativo do Padrão dos Descobrimentos para 2020/2021 - Pumpkin.pt

Programa Educativo do Padrão dos Descobrimentos para 2020/2021

padrão dos descobrimentos 2020 2021

Vamos descobrir estas atividades especiais?

Devido ao COVID, o Padrão dos Descobrimentos está apenas a fazer visitas guiadas ao monumento e à exposição – *Belém, Demolir para Encenar*, para todos os públicos, incluindo o escolar:

Belém, conta-me como cresceste!

Percurso lúdico pela exposição adaptado ao 1.º, 2.º e 3.º Ciclos.

Os lugares são como as pessoas: começam por ser pequeninos, crescem e ficam grandes.*

Também se sentem tristes, alegres, cheios, vazios, fazem festas, obras, podem ser seus amigos tanto os reis como os pescadores…

Olha bem para os objetos deste lugar e desvenda como cresceu.

Coleciona uma série de fotografias suas e faz o seu mapa de memórias.

Belém, qual é a tua «cena»?

Visita-jogo à exposição para o Ensino Secundário.

Torre ou Mosteiro? Pescadores ou rei? Descobrimentos ou abrigo? Partida ou chegada? Rio ou jardins? Corte ou bairro? Lazer ou trabalho? CCB ou MAAT? Pastéis ou futebol?

Belém, qual é, afinal, a tua «cena»? A resposta esconde-se nos seus objetos, natureza, edifícios, mitos, história, vivências e memórias, … encontra-a

O Padrão dos Descobrimentos nas Escolas:

Também há a hipótese de o serviço educativo do Padrão dos Descobrimentos se deslocar a outros espaços para realizar algumas das suas atividades, incluindo as que fazem parte do projeto DESCOLA 2020/2021. Conheçam o Padrão em Viagem!

Dom Plástico

Teatro de fantoches e oficina de expressão plástica para Pré-Escolar e 1º Ciclo.

Dom Plástico estava furioso. Sentia-se desconsiderado. Aquele miúdo piroso deixara-o na praia, abandonado.

Este nobre plástico convenceu-se de que ia ser usado, reutilizado e reciclado, sempre que necessário. Como vai ele agora cumprir a sua missão?

Dom Plástico está em perigo. Por isso conta contigo! Nesta atividade são abordados os problemas que afetam o ambiente e as riquezas naturais do planeta, apelando à consciência ambiental e cívica dos mais novos.

Entre Fronteiras

Jogo de dramatização e oficina de escrita para 2º e 3º ciclo.

Uma mala, um passaporte e uma viagem imaginária constituem o ponto de partida deste jogo. Sob a forma de um jogo de dramatização, são trabalhados conceitos que fazem parte do fenómeno das migrações que ocorrem
entre todos os povos, e por todo o mundo.

O desafio criado ao longo deste percurso envolve escolhas e decisões das crianças, procurando favorecer a reflexão conjunta sobre estes* *movimentos, os seus atores e os diferentes cenários de adaptação a uma nova vida.

Uma atividade que convida à participação de todos, estimulando a capacidade de diálogo, a reflexão e o espírito crítico.

Dar nomes às coisas

Visita-jogo para o Secundário.

Um monstro, um depoimento antigo, uma capa de jornal, um tratado de matemática, um trecho de filme, uma pedra gravada, uma banda desenhada … que relação têm estes objetos com o Padrão dos Descobrimentos? E com a nossa História?

Sob a forma de um jogo de enigmas, a proposta consiste em refletir sobre as razões que sustentam relações significativas entre os objetos documentais selecionados, entre esses objetos e o monumento e entre todos
eles e a História.

As possibilidades são múltiplas e à primeira vista são mesmo imprevisíveis. Mas é preciso resolver cada enigma para passar à resolução do enigma seguinte.

Qualquer uma destas 3 atividades pode ser levada às escolas.

Entrem em contacto com o Padrão dos Descobrimentos através dos seguintes meios:

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *