Open House Lisboa está de volta em 2020! - Pumpkin.pt

Open House Lisboa 2021

Evento gratuito!
Open House Lisboa

Na sua 10ª edição o Open House Lisboa estende-se sobre o Tejo e abraça Almada, nos dias 25 e 26 de Setembro.

Pela primeira vez, a experiência da arquitectura faz-se em conjunto nas cidades de Lisboa e Almada.

Conhecido por abrir portas de casas e apartamentos privados, de reservas ou áreas técnicas de museus e teatros, entre outros edifícios contemporâneos com utilidades várias, o Open House Lisboa abre em 2021 portas a todo um novo território: Almada. Com 71 km² de extensão, Almada estreia-se na rota deste fim-de-semana único de celebração da arquitectura, através de um protocolo assinado entre a Trienal de Lisboa e a Câmara Municipal de Almada.

Com o rio Tejo a unir as duas cidades, o Open House Lisboa celebra a sua 10ª edição e aposta numa expansão territorial que junta as duas margens do rio num evento acessível que chega ao grande público.

Agendado para o fim-de-semana de 25 e 26 de Setembro 2021, a motivação para esta extensão está alicerçada no interesse em diversificar e alargar o roteiro de espaços para dar a conhecer as peculiaridades das obras arquitectónicas deste município conjuntamente com as da cidade de Lisboa.

10ª edição do Open House Lisboa intitula-se Os Caminhos da Água.

O Open House 2021 atravessa o rio para a outra margem e estende-se até Almada. Do Tejo e das linhas de águas que nele desaguam nasce o fio condutor do roteiro desta edição centrada na leitura das cidades enquanto paisagens modeladas a partir de um elemento natural.

Inspire-se e embarque numa expedição à arquitectura urbana pelos Caminhos da Água, explorando os percursos ancestrais de ligação entre as cidades e o rio que se sedimentaram ao longo das encostas e vales. Em Lisboa, estes caminhos revelam uma topografia profundamente humanizada que deu origem a terraços, muros, edifícios, jardins, aterros e encanamentos.

Em Almada são praias, angras, cais e infra-estruturas industriais que rematam os vales curtos e encaixados, a contemplar Lisboa e o rio como elementos de uma Paisagem Comum.

Sigamos a Água!

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *