A Caravela Vera Cruz irá abrir o seu convés para visitas gratuitas. Juntem a família e venham conhecer melhor a história marítima e o papel destas embarcações na Era dos Descobrimentos!
No próximo sábado, dia 20 de abril, a Caravela Vera Cruz irá abrir o seu convés para visitas gratuitas!
Juntem a família e fiquem a conhecer um pouco mais da nossa história marítima e o papel que estas embarcações desempenharam na Era das Navegações. Será uma oportunidade para ficarem a saber como os portugueses navegavam e viviam a bordo destas caravelas!
Curiosos?!
Open Day Caravela Vera Cruz
Informações úteis:
- Horários: 10h-13h00 | 14h-18h00
- Localização da Caravela: Doca de Alcântara, Lisboa
- Como chegar:
- Autocarros e elétricos: 15E, 18E, 728, 732, 760 com paragem na Rocha Conde de Óbidos
- Estacionamento: À porta da caravela (pago) – Estacionamento Alcântara Rocha
Os horários de abertura serão das 10h às 13h e das 14h às 18h.
Sobre a Caravela Vera Cruz:
A Caravela foi uma embarcação inventada e usada pelos Portugueses durante a Era das Navegações nos séculos XV e XVI. Foi o primeiro navio a dobrar o Cabo da Boa Esperança.
A Caravela Vera Cruz é uma réplica exata das antigas caravelas portuguesas e foi construída no ano 2000 no estaleiro naval de Vila do Conde no âmbito da comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil.
Destina-se a possibilitar o treino de mar, sobretudo a jovens, a participar em provas e outros eventos náuticos, à investigação do comportamento e manobra das antigas caravelas e à realização de visitas de estudo com escolas em Lisboa e outros portos nacionais.
O seu programa de visitas escolares recebe anualmente milhares de alunos de de todo o país, com o objetivo de promover a literacia dos oceanos, a sustentabilidade dos mares e contribuindo significativamente para a divulgação da cultura marítima portuguesa.
Sobre a APORVELA:
A Associação Portuguesa de Treino de Vela – APORVELA – foi fundada em 1980 e tem como objectivos principais fomentar o treino de mar e de vela e o interesse pelas coisas do mar, designadamente na juventude, e promover a preservação do património náutico nacional. Não tem fins lucrativos e foi declarada entidade de utilidade pública.
É responsável pela construção de 3 réplicas de caravelas portuguesas: a Bartolomeu Dias, a Boa Esperança e a Vera Cruz.
A Aporvela colabora regularmente com várias entidades, institucionais, educativas e culturais como a Fundação Calouste Gulbenkian, a Casa Pia de Lisboa e centros educativos, integrando os seus programas de inclusão social.
Também lhe pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- 14 sítios para visitar em Lisboa com miúdos que não podem perder!
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Este artigo foi útil para si?