Família > Agenda Família > Música, Teatro e Filmes

Olhares do Mediterrâneo 5ª Edição | Programa Para os Mais Novos

Olhares do Mediterrâneo

O festival Olhares do Mediterrâneo 5ª edição - Cinema no Feminino é um projecto do grupo Olhares do Mediterrâneo e do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA).

A programação dos Olhares do Mediterrâneo este ano volta a não esquecer os mais pequenos e o programa familiar reforçou-se!

Este ano, a programação para as famílias também alargou. Embora o dia de eleição para as actividades familiares com os mais pequenos seja o domingo, onde grande parte do dia é reservado a uma programação mais adequada aos pequenos e às famílias, a nossa programação para famílias começa já no SÁBADO com a excitante aventura de três rapazes que vão à procura de um lago. MY SHORT WORDS, exibido no sábado às 14h30, é a longa de uma sessão que tem como antecedente a divertida curta portuguesa GRASS sobre um jardineiro dum campo de golfe apaixonado pelo seu relvado.

Chegados a DOMINGO, começamos o dia com Olhares em Pequenino, o atelier de cinema da Maria Remédio, monitora já batida nestas interacções com os mais pequenos e as famílias. A acontecer na sala 2 das 11h às 13h, este atelier é orientado para um trabalho com adultos e crianças, para miúdos dos 4 aos 7 anos, acompanhados pelo pai ou a mãe, o irmão crescido, a tia, a avó, a vizinha mais querida… Nesse espaço, vão trabalhar sobre uma das curtas-metragens que poderão ver à tarde na sessão de curtas das 14h30, o filme ODD É UM OVO.

Logo a seguir ao almoço, às 14h30, começa a sessão de curtas-metragens que preparámos para os mais miúdos e graúdos. Tivemos a preocupação de agrupar numa sessão filmes que pudessem ser vistos por um público mais novo, mas não são filmes propriamente infantis.

Ou seja, são filmes em que crianças ou jovens são os protagonistas e têm temáticas que podem cativar os mais novos, desde o menino que – por ser diferente e frágil – se coíbe de brincar com os outros, ao menino que – por não ter sapatos – não pode entrar na escola, passando por um fenómeno meteorológico muito estranho que vai fazer crescer uma menina na Escócia, uma sucessão de rostos que exprimem muitas emoções e duas ilhas gémeas onde tem de ser tudo simétrico mas onde uma vez nasce apenas uma criança, desequilibrando a simetria!

Ficaremos ainda a perceber porque é que há pessoas que sentem ter tudo e outras que não sentem ter nada, e vamos ter a sorte de ter a realizadora para nos explicar porquê, podendo ainda aproveitar para lhe pedir um autógrafo! São essencialmente sete curtas que podem fazer as delícias de qualquer um, seja qual for a sua idade.

Já na sessão das 16h30, os filmes – sendo ainda para famílias – já poderão cativar os irmãos mais crescidos, numa selecção de filmes para jovens adolescentes e jovens adultos que vai dar muito que pensar e onde reunimos grande parte dos filmes com muito humor que nos chegaram ao Festival. Nesta sessão, poderão ver sete curtas de cinco países diferentes e haverá oportunidade de conhecer duas das realizadoras!

Depois dos filmes, pausa para deliciar a vista e o paladar com um belo chá marroquino apresentado a rigor com direito a cenário e tudo!

Durante todo o dia, mas logo a partir das 10h, haverá ainda um espaço de leitura e descoberta, com a Leituria.

Encerramos o festival com mais um delirante concerto das B’rbicacho onde o difícil será mesmo ficar quieto e manter as pernas bem sossegadas!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *