O Festival Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival volta de 9 a 16 de Novembro de 2023, com programação para escolas nos dias 9 e 10 de novembro!
Sessões para todos os níveis, do 1.º ao 12.º
5.ª, 9 de Novembro, Sala Manoel de Oliveira, 10h30, Secundário;
5.ª, 9 de Novembro, Sala 3, 11h45, 3.º ciclo;
6.ª, 10 de Novembro, Sala Manoel de Oliveira, 10h30, 1.º ciclo (3.º e 4.º), 2.º ciclo;
6.ª, 10 de Novembro, Sala 3, 11h, 1.º ciclo (1.º e 2.º).
As sessões são compostas por várias curtas metragens oriundas de países da bacia do Mediterrâneo. Atempadamente, o professor responsável receberá um dossier sobre os filmes.
1.º Ciclo (1.º e 2.º ano)
40 minutos || 6 curtas metragens, com produção associada ao Brasil, Croácia, Espanha, Líbano e Portugal
Um carteiro, uma raposa, uma cozinheira, uma artista, um menino e uma pequena criatura da floresta lutam contra pequenos e grandes obstáculos que os impedem de atingir os seus objectivos. Mas eles não desistem!
1.º Ciclo (3.º e 4.º ano) e 2.º Ciclo
57 minutos ||6 curtas metragens, com produção associada a Espanha, França, Israel, Líbano e Portugal
A eclética sessão deste ano inclui um grupo de crianças que sonha com uma cidade amiga que realiza todos os seus sonhos, uma menina que pensa que a mãe é uma bruxa, uma pequena guerreira que nos dá uma primeira lição sobre a mitologia grega e um casaco rosa que nos faz recuar até ao período anterior ao 25 de Abril. Três animações e três ficções cheias de cor, música e mensagens importantes.
3.º Ciclo
72 minutos || 6 curtas metragens, com produção associada à Bélgica, França, Líbano, Portugal, Qatar e Turquia
Como é que começa uma guerra? Saberá dizê-lo o tio Botão que esteve no Ultramar? Se uns vivem numa sociedade dominada pela tecnologia, em algumas aldeias isoladas, as meninas continuam a viver como as suas avós. Hoje em dia, muitos querem ser vegetarianos e recusam-se a comer carne… mas será que um dia será difícil, mesmo ilegal, consumir produtos biológicos? Entre o passado e o futuro, o Mediterrâneo das modernas cidades e o Mediterrâneo das aldeias perdidas nas montanhas, esta sessão leva-nos numa incrível viagem e a questionar o mundo em que vivemos.
Secundário
93 minutos || 7 curtas metragens, com produção associada ao Egipto, França, Itália, Líbano, Portugal e Turquia
A guerra, as migrações, a xenofobia, as redes sociais, os direitos das crianças, o género, a alimentação. O Mediterrâneo das modernas cidades e das aldeias perdidas nas montanhas, dos afectos e da violência, do passado conturbado e de um futuro que não se sabe se será melhor. Todos estes temas são abordados nesta sessão que nos leva do riso à revolta, obrigando-nos a questionar o nosso lugar na sociedade.
As sessões escolares do festival Olhares do Mediterrâneo têm o apoio do Plano Nacional de Cinema do Ministério da Educação
Também lhe pode interessar:
- Visitas de Estudo: de exposições a peças de teatro, passando por zoos e quintas pedagógicas!
- Encontrem as melhores peças de teatro para escolas e o mais educativos Espectáculos para Escolas.
- Atividades na escola: inspirem-se com estas ideias!
Este artigo foi útil para si?