O festival Olhares do Mediterrâneo está de volta com mais uma edição e com uma panóplia de atividades para os vossos alunos, de 10 a 12 de Novembro!
A programação dos Olhares do Mediterrâneo este ano volta a não esquecer os mais pequenos e o programa escolas reforçou-se!
Olhares do Mediterrâneo: o olhar dos mais novos
Pelo sexto ano consecutivo, o festival Olhares do Mediterrâneo, prosseguindo o seu objectivo de mostrar filmes que resultam do trabalho criativo de mulheres dos países do Mediterrâneo, propõe às escolas sessões de cinema, sem quaisquer custos, especialmente pensadas para crianças e jovens, dando assim continuidade à parceria com o Plano Nacional de Cinema.
Os filmes seleccionados para estas sessões são criteriosamente escolhidos, indo ao encontro dos interesses e problemáticas do jovem público; ao longo destes seis anos, vários filmes integrados nestas sessões foram agraciados com prémios do Júri e do Público.
Este ano, e porque acreditamos que nada substitui a experiência de se assistir a uma sessão numa sala de cinema, regressamos às sessões presenciais com duas novidades:
- uma sessão pensada especialmente para os alunos do 1.º e 2.º anos, composta exclusivamente por animações sem diálogo ou faladas em português;
- duas sessões alternativas para as turmas do 9.º ano e ensino secundário (a primeira composta por curtas metragens, a segunda por um documentário a que se espera que se siga um debate, caso a realizadora confirme a sua presença).
Programação Olhares do Mediterrâneo
Sessões:
- 4.ª, 10 de Novembro, Sala Manoel de Oliveira, 10h30, 1.º ciclo (3.º e 4.º), 2.º ciclo;
- 4.ª, 10 de Novembro, Sala 3, 11h, 1.º ciclo (1.º, 2.º);
- 5.ª, 11 de Novembro, Sala Manoel de Oliveira, 10h30, Secundário;
- 5.ª, 11 de Novembro, Sala 3, 11h, 3.º ciclo;
- 6.ª, 12 de Novembro, Sala Manoel de Oliveira, 10h30, 9.º ano e Secundário;
Apresentamos, de seguida, um resumo sobre cada uma das sessões:
1.º Ciclo (1.º e 2.º ano)
- 37 minutos || 4 curtas metragens, com produção associada a Espanha e Portugal.
Um humano que também quer ser uma sereia, um monstro e um robot, pai e filha, uma menina e um polícia: estes são os protagonistas destas quatro curtas onde se vivencia o autoconhecimento, o amor e a amizade.
1.º Ciclo (3.º e 4.º ano) e 2.º Ciclo
- 53 minutos || 5 curtas metragens, com produção associada a Espanha, França, Itália e Portugal.
Em Lisboa ou numa cidade do Vietname, numa escola de Itália, numa pequena localidade junto ao mar ou viajando pelas recordações do passado, os nossos protagonistas enfrentam os seus receios, ultrapassam-se e descobrem que não estão sozinhos.
3.º Ciclo
- 67 minutos || 4 curtas metragens, com produção associada aos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Espanha, EUA França, Marrocos
Quatro curtas protagonizadas por três adolescentes e uma jovem mulher que se confrontam com a discriminação, a violência, a marginalização e que, de formas diferentes, procuram ultrapassar obstáculos e viver plenamente a sua vida.
Secundário (5.ª-feira)
- 85 minutos || 5 curtas metragens, com produção associada ao Egipto, Espanha, França e Itália.
Walaa precisa de vencer a discriminação para sustentar a família; Paloma quer que o Freestyle deixe de ser um desporto exclusivamente masculino; Shakira acredita poder salvar a família do despejo iminente e Rosa vê na amizade a única forma de aguentar o confinamento. De alguma forma, todas estão representadas na primeira protagonista que enfrenta uma perigosa viagem num elevador…
9.º ano e Secundário (6.ª-feira)
- 52 minutos || Mes 15 Ans Dans Ma Chambre (França), documentário, França, Marie-Pierre JAURY & Charlotte BALLET-BAZ (2020)
O anúncio chegou quinta-feira, 12 de Março de 2020, às oito da noite: o encerramento de todas as escolas secundárias francesas, devido à pandemia COVID 19, por tempo indeterminado. Todos os estudantes devem permanecer em suas casas. Férias de Verão antecipadas? É uma forma de olhar para a situação… mas para milhares de adolescentes em busca de autonomia, é também a obrigação de travar o desejo de emancipação e todas as vivências próprias da idade. Não há escola, mas também não há passeios e saídas à noite com os amigos ou visitas às suas casas. A ideia deste filme nasceu do desejo de gravar estes tempos extraordinários do ponto de vista de um grupo de adolescentes que gravam os momentos mais marcantes deste período crucial no seu desenvolvimento e o impacto que sofreram a diferentes níveis.
Mandatory reservations through this form. The film sessions are free for schools pending reservation and free seats. Films subtitled in Portuguese.
As sessões para as escolas têm o apoio do Plano Nacional de Cinema do Ministério da Educação.
As marcações devem ser feitas impreterivelmente até ao dia 31 de Outubro. Atempadamente, o professor responsável receberá um dossier sobre os filmes.
Como chegar:
O cinema São Jorge localiza-se na Avenida da Liberdade, por isso aconselhamos o uso dos transportes públicos (e o ambiente agradece!)
- Metro – Linha Azul (Avenida)
- Autocarro – 36, 44, 702, 709, 732 e 745
Também lhe pode interessar:
- Visitas de Estudo: de exposições a peças de teatro, passando por zoos e quintas pedagógicas!
- Espectáculos para Escolas: Encontrem as melhores festivais e peças de teatro para escolas neste ano lectivo.
- Formação de professores e educadores: cursos livres, workshops, diálogos e muito mais
- Atividades na escola: inspirem-se com estas ideias!
- Dias abertos dedicados aos Professores e Educadores
Este artigo foi útil para si?