O Museu Nacional Soares dos Reis acolhe, no dia 9 de setembro, duas Oficinas de impressão fotográfica em Cianotipia. As sessões decorrem às 10h30 e às 14h30, tendo a duração de duas horas cada.
A cianotipia é um processo de impressão fotográfica descoberto em 1842 pelo cientista e astrónomo John Herschel. Foi a botânica e fotógrafa Anna Atkins quem explorou o processo para imprimir o seu primeiro livro “Photographs of British Algae: cyanotype impressions”, considerado o primeiro livro de fotografia da história.
A proposta para esta oficina é construir uma espécie de herbário colectivo impresso em cianotipia que, enquanto vai sendo criado será pendurado a secar no jardim, juntando todas as cianotipias produzidas durante a oficina , montando-se , assim, uma exposição temporária no exterior do museu. Os participantes levarão para casa os seus cianotipos.
A oficina será dinamizada por Margarida Ribeiro, licenciada em Tecnologia da Comunicação Audiovisual (IPP/ESMAE), com especialização em Fotografia. Tem desenvolvido projectos de formação com diferentes serviços educativos explorando técnicas fotográficas alternativas. Desenvolve projectos fotográficos na área da música , teatro, circo, artes performativas e moda.
Também vos pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- O que fazer no Porto com crianças?
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Este artigo foi útil para si?