Família > Agenda Família > Oficinas artísticas

Oficinas de verão do CLIA Anilupa

OFICINAS de VERÃO//  9-20 de Julho// CLIA ANILUPA

criação de brinquedos e objetos tradicionais a partir da perspetiva artística

As oficinas de verão do CLIA Anilupa para o presente ano, centram-se na variedade de propostas e metodologias de construção, abordando a criação de brinquedos e objetos tradicionais a partir da perspetiva artística, permitindo experimentar várias técnicas plásticas como desenho, pintura, colagem de vários materiais e outras.

Marionetas //9 e 16 de Julho, segunda

A criação de marionetas é uma arte que deriva das tradições antigas e engloba diferentes tipos de construção. Nesta oficina vamos criar marionetas cujo manuseamento central é realizado a partir da cabeça, utilizando diversos materiais, como cartão, tecidos, cordas e fios. Cada um vai construir o seu personagem para brincar e contar as histórias.

Brinquedo Trepa corda //10 e 17 de Julho, terça

Nesta oficina vamos descobrir o segredo duma técnica simples que permite criar um brinquedo que trepa as cordas sozinho, seja um trapezista que sobe a corda do circo ou de um foguetão que voa até a lua. Cada um vai construir o seu brinquedo original que sobe e desce, criando as formas em cartão e aplicando a pintura e colagem de vários materiais.

Arte das Mascaras //11 e 18 de Julho, quarta

Uma máscara  é um acessório utilizado para diversos propósitos – desde artísticos e lúdicos até mágicos e ritualísticos. Nesta oficina vamos olhar para a mascara como um objeto de arte e criar rostos de seres fantásticos com o método de criação de formas invulgares escolhidas a partir do cruzamento de linhas, aplicando posteriormente pintura e colagem de diversos materiais.

Caça Sonhos – Espanta ESPÍRITOS //12 e 19 de Julho, quinta

Nesta oficina vamo-nos inspirar no Caça Sonhos, um objeto indígena e o Espanta Espíritos, presente em várias culturas do mundo. Utilizando diversos materiais, como arame, tecidos, acetato, papel de seda, cordas entre outros, vamos criar um objeto original com caraterísticas visuais ou sonoras, que depois poderá ser pendurado à beira da cama, da janela ou no jardim.

Cavalos de pau //13 e 20 de Julho, sexta

A partir de ideia do cavalo de pau, brinquedo tradicional, cada um vai construir o seu companheiro de brincar, seja um unicórnio ou um dragão, experimentando no processo, várias técnicas plásticas como desenho, pintura, colagem de vários materiais e outras.

  • Para crianças, jovens, adultos e grupos organizados a partir dos 6 anos de idade
  • Horário: 10:00-12:30 ou 14:30-17:00
  • Máx. 20 participantes por sessão
  • Preço: 2,5 € por oficina, exceto Cavalo de pau, cujo preço é 3 €
  • Oficinas com marcação prévia: tel.: 222081213, [email protected] até uma semana antes da oficina pretendida e de acordo com os limites mínimos e máximos da lotação.

Visitas Animadas e oficinas regulares // durante todo período de férias

Aproveite as férias para visitar o espaço expositivo do CLIA Anilupa ou realizar uma das oficinas regulares.

Mais informações no FOLHETO em anexo e na PÁGINA WEB: oficinas de verão, visitas animadas.