Família > Agenda Família > Oficinas artísticas

Oficina Docs4Kids na Biblioteca Palácio Galveias

Oficina Docs4Kids na Biblioteca Palácio Galveias

Para crianças dos 7 aos 11 anos

Vamos conhecer um dia nas aldeias Waimiri e Atroari, no interior da Amazónia, através do filme No Kinja Iakaha, Um dia na aldeia. Seis índios registam o dia-a-dia dos seus parentes.

Estes registos, sintetizados num único dia, desde o amanhecer até ao anoitecer, transportam-nos para a intimidade do quotidiano indígena com a sua interacção intensa com a natureza.

Depois de mergulhar nesta experiência sensorial do outro lado do Atlântico, os participantes da oficina são convidados a partir à aventura até uma destas aldeias indígenas, para vivenciarem a diversidade cultural. Durante o filme Boa Viagem, Ibantu! quatro jovens de diferentes regiões do Brasil viajam até a aldeia dos Krahô.

Se tivesses que planear uma expedição à Amazónia, o que levarias contigo? E o que deixarias para trás?

Os jovens do filme partiram cheios de expectativas e ideias pré-concebidas.

O que mais te preocupa a ti? Quais os medos que sentes? Depois de listar as tuas tarefas diárias em Portugal e identificar os hábitos que te esperam na Amazónia, consegues dizer o que mais te fará mais falta? Preparado/a para pintar o corpo e ser batizado/a e receber um nome indígena?

Nesta oficina vamos “trabalhar” as nossas emoções, os medos e expectativas, expressando através de uma vídeo-carta as preocupações do grupo, imaginando que partem no prazo de dez dias para a aldeia indígena dos Krahô. As vídeo-cartas serão dirigidas a um dos personagens dos filmes No Kinja Iakaha, Um dia na aldeia e Boa Viagem, Ibantu!.

  • Formadora: Cláudia Alves
  • Participantes: máx. 12

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *