Família > Agenda Família > Atividades nas Férias

Objetos inquietos. Mestiçagens e cruzamentos | Oficina de artes plásticas, movimento e metamorfoses

Objetos inquietos. Mestiçagens cruzamentos Oficina artes plásticas, movimento metamorfoses

A Fundação Calouste Gulbenkian preparou uma oficina para os mais crescidos, dos 12 aos 14 anos, para estas férias de natal.

De quantas formas se pode ver uma obra de arte? Para cima, para baixo, de lado, de cócoras, de pernas para ar – conseguimos ver tudo de uma só vez? Rodeia, caminha, não pares de olhar, conta-me o que pensas e o que imaginaste!

De quantos olhares é feita uma peça? O que lá está e o que lhe falta? O que temos para lhe emprestar?

Conhecer os objetos de uma coleção é escutar-lhes as histórias, acompanhar-lhes os passos, fazer-lhes perguntas. Uma coleção é quase um ser vivo que respira e sussurra pequenas histórias e se transforma à medida que lhe dedicamos tempo e atenção.

Mas será que os nossos olhos vêm sempre as mesmas coisas? Será possível que cada objeto contenha em si muitas outras imagens?

Nesta oficina exploramos a ideia de metamorfose e mestiçagem, criando um mostruário de novos objetos a partir da diversidades de olhares de cada um de nós e de práticas como o movimento, a colagem, a assemblagem e a fotografia.

Conceção e orientação: Andreia Dias, Diana Pereira, Maria Remédio, Miguel Horta, Sofia Cabrita, Sofia Martinho, Mariana Abreu, Joana Andrade.

19 a 22 DEZ / 2.ª a 5.ª

MUSEU CALOUSTE GULBENKIAN – COLEÇÃO MODERNA 10H00 ÀS 13H00 – 14H30 ÀS 17H30  12 AOS 14 ANOS

DURAÇÃO 24H (4 SESSÕES DE 6H)

MÍN. 8 – MÁX. 15 POR GRUPO ETÁRIO

INFORMAÇÕES ÚTEIS Estas oficinas preveem a possibilidade de acompanhamento à hora de almoço: 15€/ semana (bilhetes à venda online e nas bilheteiras). O Descobrir não fornece almoço; recomenda-se trazer almoço-piquenique, lanche para o meio da manhã/tarde, água e chapéu. Assegura, também o acolhimento das crianças que cheguem a partir das 9:00 e até à hora do início da atividade.

  • Preço: 60,00 €