Teatro na Malaposta: O Pequeno Livro dos Medos - Pumpkin.pt

Teatro na Malaposta: O Pequeno Livro dos Medos

Evento expirado
Pequeno Livro Medos

Nos dias 9 e 17 de Janeiro, O Pequeno Livro dos Medos, de Sérgio Godinho (autoria) e Elsa Galvão (conceção artística, adaptação, encenação e interpretação) sobe a palco na Malaposta.

No dicionário: medo, nome masculino, sentimento de inquietação que surge com a ideia de um perigo real ou aparente, terror; susto, receio; temor, apreensão – popular fantasma; alma do outro mundo – in Infopédia, Porto Editora.

O Pequeno Livro dos Medos

O medo é um dos aspetos singulares do ser humano e é desencadeado por uma infinidade de fatores psicológicos complexos, transversais a todas as idades. Existem medos declarados (conscientes), medos oculto (inconscientes), medos associados ao quotidiano, medos associados a crenças e alimentados por contos, histórias e canções.

O medo divide-se em seis fases: o receio e a prudência, na fase menos alarmante, ao pânico e terror, podendo transformar-se numa fobia. Grande parte dos nossos medos está associada à autopreservação, um instinto básico comum a qualquer ser vivo. Quando passamos para o plano espiritual, até da vida depois da morte sentimos medo. O medo está associado a um estado de angústia que castra, tolhe, inibe e reprime, impedindo-nos de avançar.

Sobre o Pequeno Livro dos Medos: “O João tinha medo de tudo. Mas de tudo, mesmo. Porque até as coisas que hoje não lhe causavam medo lhe iriam certamente causar medo amanhã. Era esse o medo que mais o afligia: o medo dos medos desconhecidos.” E, tal como o João, todos temos, de vez em quando, medos que nos parecem incontroláveis. O medo de um sótão, de um bicho desconhecido, de um animal que vão soltar de propósito para nos perseguir, de alguém mau como as cobras, ou até mesmo de um caderno onde se conta uma história para lermos de cada vez que tivermos medo…
Em “O Pequeno Livro dos Medos”Sérgio Godinho mostra-nos em que o medo faz parte de nós, como os ossos e os pulmões, a coragem, o riso ou as lágrimas. É um velho conhecido com o qual temos de saber viver e conviver.

Ficha Artística

  • Autoria Texto e Canção “O Pequeno Livro dos Medos” SÉRGIO GODINHO
  • Conceção Artística, Adaptação, Encenação e Interpretação ELSA GALVÃO
  • Apoio à Encenação MARIA JOÃO LUÍS
  • Espaço Sonoro MIGUEL FEVEREIRO
  • Desenho de Luz PEDRO DOMINGOS
  • Fotografia e Vídeo EDUARDO BREDA
  • Design Gráfico JORGE GALVÃO
  • Intérprete de Língua Gestual DEOLINDA GRILO
  • Direção de Produção MANUELA JORGE
  • Produção MINUTOS REDONDOS

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<