Parque dos Monges: um parque temático único! - Pumpkin.pt

Parque dos Monges em Alcobaça: viver como os monges da Ordem de Cister… de uma forma muito divertida!

parque dos monges alcobaça

O Parque dos Monges permite desfrutarem de momentos únicos: é um parque aventura, uma quinta pedagógica, glamping e muito mais!

O Parque dos Monges, em Alcobaça no distrito de Leiria, está dividido em seis vertentes – ambiental, zoológico, aventura, temático, animação e alojamento – e permite-vos viver e criar experiências únicas em família!

O mais interessante é a proposta temática: recriar a forma de viver dos monges da Ordem de Cister… de uma forma muito divertida, claro!

Uma breve história do Parque dos Monges em Alcobaça

A Quinta das Freiras, em Alcobaça, é uma das áreas onde se torna mais visível a presença monástica, pois foi aqui que os monges se instalaram inicialmente. Esta quinta é por isso um importante marco histórico ligado à presença da Ordem de Cister na região, mas também à Batalha de Aljubarrota, dado que foi aqui que as tropas portuguesas montaram o acampamento para recuperar as forças e festejarem a vitória sobre os castelhanos.

Durante este período, não houve em Portugal ordem mais poderosa, devido sobretudo à riqueza de Alcobaça que foi também o centro artístico e inteletual da Ordem.

Parque dos Monges Mapa

O Parque dos Monges, através da animação turística, assume-se como um local de exposição e de participação dos visitantes em atividades que recriam o modo de viver dos monges da Ordem de Cister. Por outro lado, este complexo em Alcobaça une a componente de animação turística a uma atitude fortemente pedagógica ao nível da educação e sensibilização ambiental.

É um sítio que conta com diversas atividades, workshops, visitas guiadas e imensas coisas giras para fazer!

Atividades no Parque dos Monges em Alcobaça

Quinta Pedagógica e Parque Ambiental

O contacto com a natureza e a consciência ambiental e ecológica são cada vez mais uma realidade e uma necessidade na sociedade actual.

O Parque dos Monges tem uma Quinta Pedagógica onde podem encontrar várias raças animais autóctones de regiões portuguesas, a fim de promover não só a sustentabilidade mas também a protecção de animal, numa estreita relação entre educação, ecologia, cultura, história e diversão.

As atividades do Parque dos Monges na sua Quinta pedagógica envolvem a prática do cultivo de sementes, plantas, vegetais e legumes, assim como a alimentação dos animais, levando os mais novos a experimentar a vida daqueles que eram os “Monges Agrónomos”.

Museu dos Doces Conventuais

A tradição da doçaria conventual vem sobretudo do Mosteiro Feminino de Cós, provavelmente fundado no século XIII.

O Museu dos Doces Conventuais é um espaço onde se conhece a vida e obra dos monges de Cister em Alcobaça desde a sua chegada até à sua saída dos Coutos do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. Um espaço onde a cultura e a animação andam lado a lado, com um cheiro adocicado dos Doces.

Jardim Bíblico

Nos mosteiros costumava existir um espaço místico – chamado Horto – destinado a cultivar plantas mencionadas na Bíblia, especialmente aquelas a que eram atribuídas qualidades terapêuticas/medicinais.

Os seus frutos, folhas e flores eram cuidadosamente colhidas pelo monge boticário para posteriormente serem usadas na preparação de infusões e outros produtos da botica, servindo assim para curar os males do corpo e purificar as almas.

Nas visitas guiadas ao Jardim Bíblico, um monge boticário levará consigo quem quiser conhecer mais sobre as plantas e a história da medicina, com grande referência à Idade Média e às boticas dos mosteiros.

O Jardim apresenta um sem número de plantas e árvores às quais são associadas lendas e histórias pagãs e religiosas, que por vezes surgem mencionadas na Bíblia, daí o nome. Uma visita de interesses botânicos, médicos e religiosos.

Ilha dos Copistas

Os copistas eram monges do coro que sobretudo rezavam, mas que cumpriam alguns trabalhos na clausura do Mosteiro “ora et labora” – oração diária e trabalho. Um dos mais difíceis e penosos trabalhos era feito por três ou quatro monges brancos no scriptorium, o único local aquecido do mosteiro medieval.

Aqui, copiavam livros sagrados ou escreviam na pele tratada de carneiros dos coutos, e sob a luz ténue de lamparinas de azeite até ao advento da tipografia.

A sua “ilha” era o scriptorium que funcionava no espaço da actual cozinha e deu origem à biblioteca dos mosteiros.

Aldeia Medieval

Na Aldeia Medieval a vossa família poderá ver e participar nos mais diversos ofícios medievais, tais como o do Ferreiro, que tinha uma atividade extremamente respeitada e admirada no seio da comunidade, ou o do Armeiro, que criava as cotas de malha e outros objectos de defesa e ataque.

Podem também conhecer o Ciclo da Lã, que é composto por um conjunto de atividades que recriam o processo de criação de vestuário da época, fazer Esgrima e conhecer os diferentes tipos de combates através do uso de diferentes tipos de armas, e participar nas Danças Medievais, que são uma evocação dos ambientes de festa com música e dança da época.

Desportos e atividades de natureza no Parque dos Monges em Alcobaça

O Parque dos Monges oferece diversas atividades ligadas ao desporto, o que promete ser uma grande diversão para as abobrinhas! Vejam as nossas favoritas:

Paintball e Paintball Kids

O Parque dos Monges dispõe de dois campos de Paintball, um mais pequeno de dimensões onde estão dispostos diversos obstáculos que permitem aos participantes esconderem-se, e outro maior onde para além de diversos obstáculos existem algumas fossas que  servem de esconderijo aos participantes.

Os participantes maiores de 12 anos de idade praticam a atividade com o seguinte equipamento: Fato Macaco; Máscara; Colete; Marcador PaintBall SpiderOpus.

Os participantes entre os 6 e 12 anos de idade praticam a atividade com o seguinte equipamento: Máscara; Colete; Marcador PaintBall JTSplashmaster Z200.

Insufláveis

Muita diversão, saltos e corridas nestes insufláveis seguros – de noite e de dia!

Canoagem

O Parque dos Monges possui condições ótimas para a prática da canoagem, com boas embarcações para esta atividade radical. É uma atividade ideal para grupos, muito divertida, dinâmica e praticada sob orientação e devidas medidas de segurança.

Os participantes com idades inferiores a 10 anos deverão fazer-se acompanhar de um adulto.

Existe um percurso de orientação no Lago que é realizado através da canoagem, chamando-se essa atividade “orientação em canoagem”.

Eco-Kart

Os Eco-Karts são uma atividade onde miúdos e graúdos podem desfrutar do prazer de conduzir um Eco-kart do Parque dos Monges numa pista de circuito fechado.

Esta atividade pode ser realizada em período noturno mediante programas de grupos ou escolares.

Arborismo Kids

O Arborismo Kids é uma atividade desenhada para crianças entre os 3 e os 10 anos de idade, na qual os participantes são desafiados a ultrapassar 6 obstáculos posicionados a cerca de 1,50 m de altura do solo: a escalada, o tronco suspenso, o piano, a ponte himalaia, o balancé e as pedras sobre o rio.

O percurso é assegurado por uma linha de segurança continua ao qual o participante está ligado por um arnês e capacete sendo acompanhado de um monitor. Estes obstáculos põem à prova o equilíbrio, a flexibilidade e a coordenação motora.

O arborismo estimula a libertação de adrenalina e promove a inteligência corporal-cinestésica exigindo e trabalhando diversos grupos musculares, e trazendo benefícios ao nível da autoconfiança e auto-estima das crianças que conseguem superar os seus limites, medos ou simplesmente pela diversão.

Escalada no Parque dos Monges

O objetivo da torre de escalada do Parque dos Monges é tocar os sinos, colocados a alturas diferentes de acordo com os graus de dificuldade pretendidos, evocando a tradição da vida Monástica em que o toque do sino da torre sinaleira pautava as tarefas diárias.

Viajar em Família no Parque dos Monges

Blog Viajar em Família esteve de férias no Parque dos Monges e conta-nos como foi a experiência e quais as atividades divertidas para fazer em família:

blog viajar em família parque dos monges

Aproveitámos as férias para voltar ao Parque dos Monges em Alcobaça. Já lá tínhamos ido há uns quatro anos. Para meu espanto, os miúdos ainda se lembravam de muita coisa daquela primeira vez que lá fomos, principalmente das actividades radicais.

Assim que entrámos, começaram logo a correr para o local onde se recordavam de ter entrado na canoa. Mas a verdade é que o parque cresceu, não propriamente em tamanho mas em oferta ou organização e a canoagem agora inicia-se num outro lugar diferente.

Por isso, tiveram mesmo de agarrar no mapa e tentar entender como é que tudo funciona actualmente. A simpatia e disponibilidade dos monitores também deram uma ajuda para conseguirmos chegar a todo o lado, mas ficámos um pouco surpreendidos com o horário das principais actividades de natureza (encerram à hora de almoço e às 17h).

Recomendo então que se programem bem para não correrem o risco de não conseguirem fazer tudo o que querem.

No fim do dia, já no carro, perguntei-lhes: Então, de que é que gostaram mais?

A resposta estava pronta, e sem qualquer surpresa, incluía tudo o que é desporto radical e super activo:

  • Slide
  • Escalada
  • Tiro com arco
  • Canoagem
  • Orientação

“Então e os animais?”, perguntei eu.

“Sim, também gostámos muito de ver os animais especialmente os mais esquisitos, pois coelhos, galinhas, tartarugas e peixes estamos mais habituados a ver!”, responderam eles.

Para que conste, dessa tal listagem especial fazem então parte:

  • Esquilos
  • Cangurus
  • Alpacas

Mas o Parque dos Monges tem ainda outros interesses. Para começar, o espaço é bastante bonito com muita vegetação e até o Rio Alcoa lá passa. Há muito por onde correr, muitas sombras para descansar, muito ar puro para respirar. E tem uma alegre música ambiente sempre a tocar!

Não se esqueçam de levar calçado confortável e fechado, mas preparem-se mesmo assim para ficarem com muito pó nos sapatos e roupa.

Levem uma mochila com um generoso lanche, pois os miúdos vão querer compensar as energias gastas durante o dia.

Apesar de existir um restaurante é preciso interromper as actividades para lá chegar (facilitado pela identificação da pulseira, que permite entradas e saídas ilimitadas).

Eu aconselho especialmente a visita às famílias de espírito aventureiro e que procurem alguma adrenalina. Ou afinal, a todos aqueles que não se importam de molhar os pés na canoa, de esfarrapar as mãos na escalada ou até de se sentarem à sombra a fazer um pequeno piquenique quando a fome ou a sede chegar.

Programas escolares no Parque dos Monges

O Parque dos Monges de Alcobaça oferece um programa educativo, Monges ao Domingo, que vai agradar a todos os professores e alunos!

Às aprendizagens que enriquecem os conteúdos disciplinares aliam-se a momentos lúdicos, por isso, independentemente do ano de frequência de cada aluno, todos os momentos serão de diversão com conhecimento!

Além disso, o permanente contacto com a natureza permite o desenvolvimento de uma responsabilidade e consciência ambiental e ecológica que também se apresenta reforçada em todas as atividades desenvolvidas.

Monges ao Domingo é uma atividade que engloba:

  • Programa com duração um dia;
  • Visita Guiada ao Mosteiro de Alcobaça;
  • Visita Guiada ao Mosteiro de Cós;
  • Atelier da Ginja de Alcobaça;
  • Visita guiada ao Jardim Bíblico;
  • Lanche composto por Chá dos monges e Mimos do Mosteiro;

Espreitem aqui o programa educativo do Parque dos Monges!

Aniversários no Parque dos Monges

É possível organizar uma festa de aniversário no Parque dos Monges a partir de 10€ por criança! Aqui, as abobrinhas usufruem de:

  • Visita guiada ao Parque dos Monges, à área zoológica e ambiental.
  • Lanche com pizzas, fruta da época, pão de leite mistos, sandes mistas, salgados, sumos, águas, batatas fritas, pipocas e gelatinas.

As festas de aniversário, decoradas conforme as áreas temáticas do Parque, contam sempre com monitores disponíveis e prevê, também, seguro de acidentes pessoais e seguro de responsabilidade civil.

O Parque disponibiliza convites digitais para que possam convidar todos os vossos amigos a passarem um dia magnifico.

É possível realizar, com um custo adicional, atividades de desporto e natureza e animações, espetáculos e visitas.

Descubram todas as condições de realização de festas de aniversário no Parque dos Monges.

Alojamento e Alimentação

Glamping no Parque dos Monges

O Parque dos Monges oferece a possibilidade de se alojarem no local. Querem melhor do que o privilégio de adormecer a observar as estrelas e, acordar sob o lindo nascer do sol do Lago das Freiras?

Podem optar por entre Cabanas para 2, 4 ou 6 pessoas e fazer a vossa reserva online. Todas elas estão equipadas com cama de casal, casa de banho privativa, wi-fi, sistema de aquecimento/eletricidade, deck sobre o lago, atoalhados, roupa de cama e máquina de café.

A estadia também inclui pequeno-almoço e acesso a todo o parque – e podem, claro, aproveitar para dar um saltinho a Alcobaça.

Restauração no Parque dos Monges

Quanto a alimentação, os visitantes têm ao seu dispor espaços de Cafetaria/Bar, onde poderão encontrar várias bebidas, hambúrgueres, baguetes, pizzas, gelados,  batatas fritas, entre outras opções que as crianças vão adorar!

Adorámos a Carroça – Taberna da Aldeia, localizada na Aldeia (ponto nº14 no mapa), onde podem desfrutar de uma refeição num ambiente histórico!

Além disso, há ainda um restaurante mediante reservas antecipadas onde são servidas refeições em regime de self-service e cafetaria, podendo os visitantes desta forma desfrutarem de uma refeição equilibrada e saudável, capaz de despertar os sentidos através dos sabores da cultura portuguesa, fazer uma pausa e relaxar.

Mais informações sobre o Parque dos Monges em Alcobaça

Preços Parque dos Monges?

Bebés até aos 2 anos de idade têm entrada grátis.

Crianças dos 3 aos 10 anos e Seniores (+65) pagam 8€ , e adultos entre os 11 e os 64 anos pagam 10€.

O Bilhete Família (2 adultos e 2 crianças) tem o valor de 35€.

Para realizar atividades no parque, consultem os valores aqui.

Quais os horários do Parque dos Monges?

O Parque dos Monges está aberto das 10h às 19h: consultem o calendário e programação para o Público em Geral.

Está aberto todos os dias do ano mediante reservas antecipadas de Alojamento e Programas de Grupo.

Como chegar ao Parque dos Monges?

O Parque dos Monges está localizado em Alcobaça. A morada é a seguinte:

Rua Quinta das Freiras, nº 10, Chiqueda, 2460-089 – Alcobaça.

É muito fácil lá chegar pois desde o centro de Alcobaça existem grandes placas castanhas de sinalização que em cerca de 10 minutos de carro nos levam até ao destino. O estacionamento é amplo e gratuito.

Contactos:

Telefone: 262 581 306.

E-mail: [email protected]

Podem também espreitar o site do Parque dos Monges.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<