O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá - espetáculo no Festival Muscarium - Pumpkin.pt

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá – espetáculo no Festival Muscarium

Evento expirado

O Teatro do Noroeste apresenta um espetáculo que parte da fábula de Jorge Amado para lembrar o mundo que o que ele mais precisa é, e será sempre, amor.

Em 2022, o festival de artes performativas em Sintra MUSCARIUM assume-se como espaço de pesquisa, investigação e experimentação artística, privilegiando a realização de residências artísticas.

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá é apresentado no Festival pelo Teatro do Noroeste

Engana-se quem pensa que uma andorinha não se pode apaixonar por um gato. Esta é a história que a Manhã ouviu do Vento e contou ao Tempo. Uma História de amor.
Uma reflexão sobre um mundo de preconceitos, desigualdades, injustiças, incompreensão e pouco amor ou, pelo menos, ainda não o suficiente. Um mundo, enfim, que não presta.

Até porque:
“O mundo só vai prestar
Para nele se viver
No dia em que a gente ver
Um gato maltês casar
Com uma alegre andorinha
Saindo os dois a voar
O noivo e a sua noivinha
Dom Gato e dona Andorinha”.

Sobre O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá constitui muito mais do que apenas um texto para a infância do universo literário da lusofonia. Há na obra de Jorge Amado uma contemporaneidade que só os grandes clássicos conhecem.

Nesta primeira experiência na área da encenação que assino, mas que é fruto do trabalho de uma equipa de inexcedíveis profissionais e, sobretudo, pessoas incríveis, partimos da fábula de Jorge Amado para lembrar o mundo que o que ele mais precisa é, e será sempre, amor.

Para esta missão, junto com os atores, aventurámo-nos numa viagem pelo romance de Amado, materializando uma dramaturgia que, no palco, ganha vida através de uma abordagem que passa pelas técnicas do teatro de objetos, formas animadas e, claro, atores.

São as personagens Tempo, Vento e Manhã que irão dar voz, vida e luz à história deste temido Gato Malhado e desta inocente Andorinha Sinhá.

Numa proposta ambientada num parque onírico habitado por animais que são candeeiros, a impossibilidade deste romance convida-nos a refletir sobre as consequências do preconceito e lembra-nos que o amor não deve conhecer estratos sociais, raças ou idades.

“Uma história de amor” foi o subtítulo que Jorge Amado deu a O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá e é assim que, pesar de todas contrariedades, afirmamos que se engana quem pensa que uma andorinha não se pode apaixonar por um gato.

Sobre o Teatro do Noroeste

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana é a companhia profissional de teatro residente do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, fundada em 1991, em plena dinâmica de descentralização cultural em Portugal.

Instituição fundacional da criação artística profissional do Alto Minho, é Pessoa Coletiva de Utilidade Pública e Instituição de Mérito Municipal, dinamiza uma oferta cultural regular comprometida com a excelência artística e profissional, a acessibilidade e o desenvolvimento de públicos para a fruição e exercício de uma verdadeira democracia cultural.

A divulgação do reportório da dramaturgia portuguesa e universal de todas as épocas através da criação contemporânea e o cruzamento entre criadores locais, nacionais, iberoamericanos e europeus são vetores do trabalho prosseguido de uma forma desafiadora e participativa, entre profissionais e públicos.

Ficha Técnica e Artística

Texto a partir de O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá de Jorge Amado | Cocriação e Encenação: Tiago Fernandes | Cocriação e Interpretação: Ana Perfeito, Alexandre Calçada e Elisabete Pinto | Construção de Cenário e Adereços: Jorge Portela e José Esteves | Guarda Roupa: Teresa Soares | Apoio ao Guarda Roupa: Flávia Silva e Hugo Rodrigues (Estágio Curricular do Curso Profissional de Design de Moda ETAP Cerveira) | Voz-off: Maria Alcina Cruz | Desenho de Luz: Nuno Almeida | Seleção Musical: Tiago Fernandes | Desenho Gráfico e Fotografia: Rui Carvalho | Produção: Adriel Filipe

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<