Nova temporada da Companhia Nacional de Bailado - Pumpkin.pt

Nova temporada da Companhia Nacional de Bailado

Companhia Nacional de Bailado 2024/2025

Muitas novidades na nova temporada da Companhia Nacional de Bailado, com a reabertura do Teatro Camões e uma programação cheia de espetáculos a não perder.

A temporada 2024/2025 da Companhia Nacional de Bailado será marcada pela reabertura do Teatro Camões ao público em Outubro, após obras do PRR, e pela nova direção artística de Fernando Duarte.

A temporada 24/25 da Companhia Nacional de Bailado, desenhada por Carlos Prado, Diretor Artístico até final de agosto 2024, propõe dois bailados clássicos:

  • Alice no País das Maravilhas, uma produção CNB com coreografia de Howard Quintero e música de P. I. Tchaikovski, que será acompanhada pela Orquestra Sinfónica Portuguesa dirigida por José Eduardo Gomes
  • Coppélia, bailado inspirado na obra homónima de E.T.A. Hoffmann, que volta a ser dançado pela CNB quinze anos após a última apresentação. Será acompanhado pela Orquestra de Câmara Portuguesa, com direção musical de Pedro Carneiro.

Nesta temporada entram ainda para o repertório da CNB obras de Sharon Eyal, Johan Inger, Iratxe Ansa – Igor Bacovich e George Balanchine.

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Conheçam a nova temporada da Companhia Nacional de Bailado

A 4 de outubro, a CNB responde ao convite do Centro Cultural Olga Cadaval, no âmbito do ciclo A Música Também Dança, para apresentar Cantata, coreografia de Mauro Bigonzetti, uma homenagem à cultura popular italiana e à sua tradição musical, recuperando desde as canções de embalar ao Salentine pizziche e às serenatas napolitanas dos séculos XVIII e XIX. Neste bailado, criado a partir de um encontro inesperado com um grupo de músicos de Nápoles e Puglia, a dança e a música misturam-se e interligam-se.

A 17 de outubro, na reabertura do Teatro Camões ao público, a CNB estreia um programa com duas obras de coreógrafos que entram pela primeira vez para o seu repertório: Supernova, da dupla Iratxe Ansa – Igor Bacovich e The Look, de Sharon Eyal.

Nome incontornável da dança, Sharon Eyal combina rigor técnico e uma expressividade visceral e as suas obras exploram relações contrapostas como a individualidade e o coletivo, o orgânico e o artificial.

Ansa – Bacovich têm desenvolvido um caminho particular, apostando numa linguagem coreográfica que tem por base um método desenvolvido pelos próprios. As suas criações, incessantemente dinâmicas, são uma manifestação de emoção e tensão.

A 27 de novembro, a CNB pisa o Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, a convite da Fundação, para apresentar Le Chef D’Orchestre, de Paulo Ribeiro, na primeira cerimónia de entrega do prémio Salavisa European Dance Award.

Em dezembro a CNB apresenta no Teatro Camões o bailado clássico Alice nos País das Maravilhas, produção da CNB com versão coreográfica de Howard Quintero, com música de Tchaikovski, desenho de luz de Ernst Schießl e figurinos de René Salazar.

Inspirada na obra literária homónima de Lewis Carroll (1835), e inserida no género literário “nonsense“, Alice nos País das Maravilhas narra uma história única e surreal, que se desenvolve com a lógica característica dos sonhos.

Estreado em 2021, o bailado volta agora à cena para continuar a encantar e divertir o público, de 12 a 29 de dezembro, acompanhado pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, com direção musical de José Eduardo Gomes.

Após o sucesso da estreia no Teatro Nacional de São Carlos em março de 2024, Forsythe/ McNicol/ Balanchine volta à cena, agora no Teatro Camões. O programa de três coreografias apresentará, no entanto, uma novidade: a coreografia de George Balanchine será Stravinsky Violin Concerto, uma estreia na Companhia, e terá música ao vivo, pela Orquestra Sinfónica Portuguesa dirigida por José Eduardo Gomes. O programa inclui ainda as obras Workwithinwork, de William Forsythe, e a criação de Andrew McNicol, com música de Peter Gregson, criada para a CNB e inspirada na luz de Lisboa e no Tejo, Upstream.

Em abril, a CNB recupera do seu repertório o bailado clássico Coppélia ou a Rapariga de Olhos de Esmalte.

Inspirado na obra Der Sandmann de E.T.A. Hoffmann, Coppélia ou a Rapariga de Olhos de Esmalte é um bailado onde a ilusão e a fantasia se misturam com o humor.

Estreado no Théâtre Impérial de l’Opéra, em Paris, a 25 de maio de 1870, com coreografia de John Auld segundo Arthur Saint Léon, Marius Petipa, Enrico Cecchetti e música de Léo Delibes, Coppélia conta a histório da jovem Swanilda e no seu noivo Franz.

Swanilda fica com ciúmes quando percebe que Franz está encantado por uma bela rapariga que aparece frequentemente à janela do atelier do misterioso fabricante de bonecas, Dr. Coppélius, desconhecendo que na verdade se trata de uma boneca mecanizada: Coppélia.

A estreia será a 11 de abril e fica em cena até ao Dia Mundial da Dança, 29 de abril. Será acompanhado pela Orquestra de Câmara Portuguesa, com direção musical de Pedro Carneiro.

Em junho, será a estreia de Walking Mad/ Cacti, um programa com duas obras contemporâneas de Johan Inger e Alexander Cacti. Ekman é conhecido pelas suas criações originais e inovadoras e a sua abordagem teatral e visual, em espetáculos que desafiam as convenções tradicionais da dança. A CNB estreou Cacti em 2023 e volta agora a dançar esta obra num programa que junta Walking Mad, de Johan Inger. Inger destaca-se por uma profundidade emocional, sendo a condição humana e as suas relações frequentemente ponto de partida nas suas obras.

A CNB terá ainda a iniciativa Ensaio Geral Solidário nos espetáculos Alice no País das Maravilhas, Forsythe/ McNicol/ Balanchine, Coppélia, Walking Mad/ Cacti e Shechter/ Wellenkamp/ Naharin.

Esta iniciativa criada em 2011 por Luís Moreira, ex-bailarino da Companhia, permite a instituições de solidariedade social angariar fundos nos ensaios gerais dos espetáculos da Companhia,, proporcionando não só um momento de união entre os públicos e as causas sociais como as condições necessárias para ajudar as instituições a alcançar os seus objetivos. A ligação da cultura à solidariedade e a mobilização da sociedade civil em torno de causas sociais são uma aposta que a CNB irá continuar a desenvolver.

A CNB prevê ainda outras iniciativas do programa de Aproximação à Dança, a lançar brevemente.

A programação da temporada 2024/2025 está disponível no novo site da Companhia Nacional de Bailado, em cnb.pt. Os bilhetes para os espetáculos no Teatro Camões estão já disponíveis em BOL – Teatro Camões e nos locais habituais.

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