Destinado a todo o público em geral e a famílias em particular, o programa, entre as 18h e as 24h de 29 de setembro, é recheado de atividades relacionadas com a ciência e investigação, completadas com oficinas práticas e animação musical.
Entre as 18h e as 24h de 29 de setembro realiza-se a Noite Europeia dos Investigadores promovida pela ASPEA com o apoio da Fundação Oceano Azul, no Oceanário de Lisboa. Destinado a todo o público em geral e a famílias em particular, o programa é recheado de atividades relacionadas com a ciência e investigação, completadas com oficinas práticas e animação musical.
Após a receção dos participantes, o evento contará com uma breve sessão de abertura com a presença de entidades oficiais para a qual temos confirmação do presidente da ASPEA, representantes da Fundação Oceano Azul, da Agência Portuguesa do Ambiente e Instituto da Conservação da Natureza e Florestas. Para inauguração do evento foram convidados o Ministro da Economia e do Mar (António Costa Silva) e Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Elvira Fortunato).
Após a sessão de abertura será possível visitar as seguintes exposições:
– “Peixes com Alma”, de Nuno Paulino – as peças que compõem a mostra foram elaboradas com pedaços de antigas embarcações de pesca das duas margens do Sado, metais e objetos reciclados com as mais diversas proveniências, concilia a reciclagem destes materiais com uma homenagem aos pescadores e perpetua a vida das suas embarcações que tantas histórias fantásticas teriam para contar.
– “O papel do ROV – Luso na Descoberta do Oceano” da EMEPC – a exposição é constituída por 10 painéis e pretende dar a conhecer o trabalho realizado pelo veículo ROV – Luso adaptado para a ciência, de forma a maximizar a possibilidade de recolha de diversos tipos de amostra (geologia e biologia – com diferentes exigências no acondicionamento das amostras – sedimentos e águas) bem como um diverso número de sensores, que recolhem e disponibilizam em tempo real informação fundamental no que diz respeito à caracterização física e química das massas de água onde o ROV opera.
O evento seguirá com a entrega dos Prémios aos vencedores do Concurso “O que o Oceano significa para mim”.
Pelas 19 horas terão início as Oficinas de Literacia Marinha:
• Oceanário de Lisboa – “Vamos Salvar os Cavalos-Marinhos na Ria Formosa”. A ação contempla a apresentação de conteúdos sobre os cavalos-marinhos [biologia, comportamento, habitat e ameaças] e o desenvolvimento de atividades práticas. Durante a atividade, é realizada a leitura interativa do livro «O xerife da ria Formosa», com texto de Ricardo Henriques e ilustrações de Ana Seixas, que envolve os participantes na proteção da biodiversidade marinha, aumentando o seu conhecimento sobre os cavalos-marinhos e mobiliza todos para agir em prol da sua conservação. Esta ação envolve os adultos e crianças de uma forma ativa, tornando-os agentes de mudança para agirem de forma a garantir um futuro sustentável e em equilíbrio com a natureza através da alteração de comportamentos.
• Mare Coimbra , Prof. Leonel Pereira – “Algas marinhas na Alimentação”. O momento ideal para ficar a par das imensas propriedades das algas marinhas a nível nutritivo e terapêutico. Vamos conhecer algumas espécies da nossa costa e como são utilizadas na alimentação.
• DOCAPESCA – “Peixinho Fresquinho da Lota”. Oficina sobre o consumo de pescado com atividades práticas de identificação de espécies e alguns aspetos a ter em consideração para consumirmos espécies marinhas sem prejudicar a sua preservação.
• ASPEA – “Desplasticar para o Mar Preservar”. O lixo marinho é um dos principais problemas ambientais que enfrentamos na atualidade. Através de jogos e atividades exploratórias vamos aprender a reduzir o plástico no nosso dia-a-dia.
• Escola Secundária Quinta do Marquês – “Laboratório Marinho”. Recorrendo a técnicas de laboratório, vamos descobrir a biodiversidade marinha que se esconde debaixo dos nossos pés à beira mar.
• ASPEA – “O Mar que imaginamos”. Utilizando diversas técnicas artísticas, vamos dar asas à imaginação e recriar a biodiversidade marinha que encontramos no Oceano.
Posteriormente às Oficinas haverá um momento musical – “Ocean” – protagonizado por Carolina Quintas (voz), semifinalista do The Voice Kids e Beatriz Pinto (guitarra), semifinalista do Got Talent Portugal e selecionada para a fase de audições do Got Talent Espanha.
Após uma refeição ligeira, terá lugar, pelas 21 horas, uma Mesa redonda com investigadores da área das Ciências Marinhas, designadamente, Leonel Pereira – MARE Coimbra; Maria João Correia – MARE Lisboa; Ana Faria – MARE ISPA; Sérgio Leandro – MARE IPLeiria; e Inês Carvalho – Instituto Gulbenkian de Ciência.
Joaquim Ramos Pinto, presidente da ASPEA, realça a importância da participação de toda a comunidade neste evento com uma forte componente no trabalho de produção do conhecimento científico no nosso país que contribui para a literacia do oceano, mas, também, como oportunidade para partilhar experiências e colocar a “mão na massa” com base nas oficinas dinamizadas por parceiros e equipa da ASPEA, não faltando a componente social e cultural.
A atividade será transmitida em streaming pelo Youtube.
A Noite Europeia dos Investigadores é uma das principais iniciativas do Projeto Europeu BlueNIGHTs, financiado pela Comissão Europeia e do qual a ASPEA faz parte juntamente com mais 5 países europeus.
A ASPEA agradece a todos os parceiros que contribuíram para o sucesso desta iniciativa:
– Fundação Oceano Azul;
– Mare Coimbra;
– IGC – Instituto Gulbenkian de Ciência;
– Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – IPL Leiria;
– Mare Lisboa;
– Mare Ispa;
– Mare Coimbra;
– Oceanário Lisboa
– Nuno Paulino
– EMEPC.
Também lhe pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- 14 sítios para visitar em Lisboa com miúdos que não podem perder!
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Este artigo foi útil para si?