Família > Agenda Família > Ciência, Ambiente e Tecnologia

Noite Europeia dos Investigadores

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa lançada em 2005, atualmente bianual, com o objetivo de celebrar a Ciência e de aproximar investigadores e cidadãos.

A Noite Europeia dos Investigadores traduz-se numa série de atividades que decorrem durante todo o ano e que culminam numa noite de festa e celebração da Ciência, com lugar em várias cidades europeias na última sexta-feira de setembro. Em 2018, terá lugar a 28 de setembro e, em 2019, a 27 de setembro.

`Ciência na cidade’ é o tema da Noite Europeia dos Investigadores do biénio 2018-2019, o qual pretende aproximar investigadores e sociedade em atividades preparatórias e durante as noites da última sexta-feira de setembro.

A temática procura responder às principais preocupações das comunidades urbanas relacionadas com as alterações globais previstas para as próximas décadas, destacando a relevância da ciência para assegurar a qualidade de vida nas cidades do futuro e a preservação do património cultural como fator essencial à sustentabilidade.

O consórcio deste projeto, coordenado pela Universidade de Lisboa através do MUHNAC-ULisboa, conta ainda com a Escola de Ciências da Universidade do Minho, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Évora e o Instituto Universitário de Lisboa para o desenvolvimento das atividades em Lisboa, Braga e Évora.

A Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril é também parceira, contribuindo para a abordagem da preservação do património cultural, disseminando a Dieta Mediterrânica, assim como a Câmara Municipal de Lisboa que garantirá o envolvimento de diversos públicos e intervenientes da sociedade civil na cidade de Lisboa.

O MUHNAC-UL funcionará como a unidade centralizadora das atividades que decorrerão nessa noite em Lisboa, estando a ser planeado um programa de oferta ao público em geral, no Rato/Príncipe Real, que compreende o desenvolvimento de atividades principais no Museu, mas também eventos paralelos nos jardins do Príncipe-Real, com o objetivo de apresentar a investigação de enorme qualidade produzida em Portugal.

Em 2018, as atividades em Lisboa vão decorrer no eixo Rato/Príncipe Real. O projeto cobrirá ainda as regiões do Minho e do Alentejo com atividades a decorrer no Fórum Braga, em Braga e na Universidade de Évora.

Além das atividades durante a Noite, este consórcio promove uma série de atividades preparatórias, ao longo de 2018 e 2019, com o intuito de cativar o público em geral para o grande evento e, mais eficazmente, divulgar a Ciência e o papel dos nossos cientistas para a construção das cidades do futuro.

No Porto também de celebra a Science Wars – Noite Europeia dos Investigadores. Sob o lema, “ScienceWars – May Science be with you!”, a ciência e diversão vão estar presentes em experiências, workshops, concursos, networking, conferências, espetáculos, animação e muito mais.

Este ano o evento terá lugar no dia 28 de Setembro no Palácio da Artes (17h00 às 23h00) e nos dias 29 e 30 de Setembro no Parque de Serralves (10h00 às 19h00).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *