Noite Europeia dos Investigadores: o que faz o coração de um cientista bater quando não está a trabalhar? No dia 30 de setembro das 18.00 até 00.00 no Pavilhão do Conhecimento com Entrada Gratuita
Para lá do trabalho de campo, das análises estatísticas, da escrita científica ou dos artigos em revisão, existe uma outra vida, paralela aos laboratórios e centros de investigação. Biólogos apaixonados por cozinha e bioquímicas que não passam sem dar um pezinho de dança. Engenheiras que adoram xadrez e sociólogos que não abdicam de um passeio de bicicleta. Sem esquecer astrofísicos que divagam horas ao piano.
A 30 de setembro, entre as 18.00 e as 00.00, celebramos a Noite Europeia dos Investigadores no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, juntando cientistas e público e dando a conhecer as paixões e os hobbies não-científicos de quem faz ciência no nosso país. Vamos ter momentos musicais, conversas e jogos, arte e ainda workshops de cozinha, lições sobre orquídeas e artes marciais. A entrada é livre.
A ligar as propostas à programação da Noite Europeia dos Investigadores que acontecerá na Fundação Champalimaud, teremos passeios de catamarã no Tejo com stand up, conversas e speed dating com um grupo de cientistas que tudo fará para “abanar o barco”.
Destaques na Noite Europeia dos Investigadores no Pavilhão do Conhecimento
ESPETÁCULOS
A CIÊNCIA EM SI
18.30 > 23.00
Inesperada e espontaneamente, a música surge como ponto de partida para uma boa conversa. Fique para ouvir “Quatro ensaios”, “Duo preto no branco (ao piano)”, “O laboratório é o nosso fado”, “Jam Session Astronómica” e “Meio Rap Meio Ciência”.
LAST NIGHT A SCIENTIST SAVED MY LIFE
23.00 > 00.00
As músicas foram sugeridas por quem faz investigação e a remistura é feita por um cientista-cidadão. É assim que encerramos: com a ciência a salvar-nos a noite. Remistura: DJ Bart.
CONVERSAS
SOU CIENTISTA E FAÇO POLÍTICA
21.00 > 22.00
Como é que o olhar da ciência ajuda a ter uma perceção mais clara dos problemas da sociedade? Respondem os deputados Alexandre Quintanilha e Tiago Brandão Rodrigues, e Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.EU NUNCA19.30 > 20.00Eu nunca me atrasei na entrega de um relatório. Eu nunca parti nada no laboratório. Eu nunca me deixei dormir numa aula. Quem nunca? É isso que vamos descobrir – sobre cientistas e sobre o público.
PASSEIOS CIENTÍFICOS
18.00 > 23.30
A bordo de um catamarã, o público embarca numa conversa com investigadores ao longo do rio Tejo, entre o Pavilhão do Conhecimento e a Fundação Champalimaud, descobrindo a ciência escondida nas suas águas, nas sete colinas lisboetas (ou serão mais?) e na história da cidade. Mediante inscrição prévia.
KARATE KIDS
19.00 > 20.00
A biologia fica fora do tatami enquanto se aprendem umas katas. Não precisa de vestir o kimono, mas traga consigo a boa disposição para estar em sintonia com o nosso sensei-cientista Ricardo Reis Santos, do Instituto de Saúde Ambiental/Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
WORKSHOPS
MESTRES DE CULINÁRIA
21.30 > 23.00Com farinha de trigo podemos fazer uma massa deliciosa, mas com farinha de grilo fazemos o quê? Os “mestres de culinária” Gonçalo Costa (cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais) e Lorenzo Quaglietta (ANP/WWP Portugal) são nesta noite os donos da Cozinha é um Laboratório.
A SUBIR TODA A CIÊNCIA AJUDA
19.00 > 20.00
A destreza de quem trabalha em campo e procura animais que nem sempre se deixam ver pode ser aperfeiçoada com uma boa escalada. Será que consegue bater o recorde de velocidade na nossa parede de escalada horizontal?
ARTE E CIÊNCIAARTE ABSTRATA
18.30 > 00.00
Arte abstrata? Ou fotografias tiradas no laboratório? Filipa Bessa (MARE, Universidade de Coimbra) junta a sua investigação sobre microplásticos à paixão pela fotografia.
Também lhe pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- 14 sítios para visitar em Lisboa com miúdos que não podem perder!
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Este artigo foi útil para si?