Noite Europeia dos Investigadores no Pavilhão do Conhecimento! - Pumpkin.pt

Noite Europeia dos Investigadores no Pavilhão do Conhecimento!

Evento expirado
NEI Pavilhao do conhecimento 2023

A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) desafia-nos para uma viagem no tempo, desde a origem do Universo até às inovações promissoras do futuro. No dia 29 de setembro a partir das 18.00 no Pavilhão do Conhecimento com Entrada Gratuita

Tudo começou com um Bang e é também assim que damos início à noite mais científica do ano. A 29 de setembro, entre as 18.00 e as 00.00, a Noite Europeia dos Investigadores (NEI) volta ao Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e desafia-nos a fazer uma viagem imersiva e sensorial desde a origem do Universo até ao futuro.

Juntando cientistas e público em geral, vamos embarcar numa experiência digital com Fábio da Silva, autor do projeto de comunicação de ciência Universo Perpendicular,que recria a formação das galáxias e das estrelas.

Seguimos viagem por uma linha temporal que vai dos primeiros organismos unicelulares aos mamíferos atuais, através de demonstrações que dão a conhecer o trabalho de investigação desenvolvido em Portugal.

Vamos ver como os materiais cintilantes e fibras óticas são utilizados nos detetores do LHC, o maior acelerador de partículas do mundo, para estudar as partículas fundamentais do Universo; observar ao microscópio pigmentos sensíveis à luz inspirados na natureza e conhecer polímeros inteligentes.

Não faltarão também as sessões de speed-dating com cientistas que são os protagonistas desta noite.

Na Cozinha é um Laboratório arregaçamos as mangas para workshops que mostram a influência dos avanços científicos e tecnológicos na gastronomia. Será preciso um curso para estrelar um ovo?  Ana Rodrigues e Alexandre Rodrigues, da Nova Medical School, vão mostrar como podemos preparar requintadas iguarias com o que se esconde na nossa dispensa. 

Inserido na programação teremos o debate de encerramento do projeto “Reservas da Biosfera: Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes” que tem como missão valorizar as 12 Reservas da Biosfera em Portugal.

No final da Noite Europeia dos Investigadores o espaço exterior do Pavilhão do Conhecimento será invadido por gigantes marinhos, um espetáculo imperdível de marionetas do Observatório do Mar dos Açores.

Programa

FONTE EXTERIOR

18.00 > 18.30 – Abertura – Tudo começou com um Bang

Foi o início de tudo e será o começo da NEI. Embarcamos nesta viagem digital pela expansão do Universo com Fábio da Silva, criador da página Universo Perpendicular. Não vão faltar estrelas e fogo para iluminar o caminho.

23:00 > 00:00 – Gigantes Marinhos

Podem ser gigantes, mas são belos seres marinhos. Estas marionetas do Observatório do Mar dos Açores vão iluminar a Noite Europeia dos Investigadores, e trazem uma missão importante: lembrar que o futuro passa por proteger todos os seres vivos.

CORREDOR ESCURO

18.00 > 00.00 – Uma Viagem Intergaláctica

Depois do Big Bang, o Universo inicia a sua expansão, formam-se as galáxias e as estrelas. Vamos recriar esse momento numa experiência visual imersiva, seguindo viagem pelo Espaço-Tempo.

ÁTRIO

18.00 > 00.00 – Linha Temporal

Partimos em busca das pequenas partículas que compõem tudo o que nos rodeia, experimentando os cintilantes detetores usados no CERN. Avançamos à velocidade da luz pela escala do tempo geológico, contemplando o aglomerar das partículas em minerais e recriando o registo colorido dos pigmentos naturais. Paramos para conhecer as primeiras formas de vida e a importância das mesmas na nossa vida. Testemunhamos a explosão de biodiversidade e o frágil equilíbrio entre todos os seres vivos. Terminamos a nossa viagem hoje, com um olhar para o futuro e para as inovadoras soluções em que os investigadores trabalham diariamente. Venham conhecer as diversas equipas de investigação e o trabalho que desenvolvem através de demonstrações, atividades e experiências interativas.

DINOSSAUROS: O REGRESSO DOS GIGANTES

18.30 > 19.00 – O Universo e a Terra

O que aconteceu a seguir ao Big Bang? E como se formou a Terra? Juntem-se a Marina Cortês, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, e descubram mais sobre o nosso cosmos.

19:15 > 20:00 – Viscoso, mas valioso

Os organismos gelatinosos, como as medusas, foram os primeiros organismos multicelulares a surgir na Terra. Vamos conhecê-los melhor com o projeto GelAvista do IPMA.

21:00 > 21.45 – Quem quer ser paleontólogo/a?

E depois dos dinossauros? Com a ajuda do paleontólogo Ricardo Araújo, do IPFN – IST, vamos descobrir mais sobre os ancestrais dos mamíferos e a nossa fascinante família.

22:00 > 22.45 – Uma Nêspera no Currículo

À semelhança de um famoso podcast com o nome parecido, um grupo de investigadores será confrontado com dilemas científicos e terão de escolher uma das opções. Participantes: Ricardo Araújo (IPFN – IST); Diogo Lourenço (IMM) e Inês Ventura (MARE).

A COZINHA É UM LABORATÓRIO

19.00 > 20:00 | 21:30 > 22:30 – Gastronomia Molecular – Sentidos em apuros!

Será preciso um curso para conseguir estrelar um ovo? Vamos baralhar os nossos sentidos com este workshop da Ana Rodrigues e do Alexandre Rodrigues, da Nova Medical School, e perceber como é que a nossa despensa esconde as mais requintadas iguarias. Inscrições na Bilheteira no próprio dia.

AUDITÓRIO JOSÉ MARIANO GAGO

18.00 > 20.00 – Reservas da Biosfera e os desafios da sustentabilidade

Uma viagem pelas 12 Reservas da Biosfera pela voz de 12 guardiões locais, acompanhados pela música de Surma, pelo humor de Andreas Noe – The Trash Traveler e pelo teatro fora de formato com a Formiga Atómica, num evento com curadoria e apresentação de Joana Guerra Tadeu. “Reservas da Biosfera: Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes”, é um projeto da Secretaria-Geral do Ambiente e da Ação Climática, financiado pelo EEA Grants e promovido pela Quaternaire Portugal.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<