Vamos ao Museu? Museus virtuais gratuitos para visitar de casa! - Pumpkin.pt

Vamos ao Museu? Museus virtuais gratuitos para visitar de casa!

Evento gratuito!

Os tempos estão difíceis e todas as ideias para distrair os abobrinhas são bem-vindas! Assim sendo, deixamos uns quantos museus que dispõem de visitas online.

Enquanto houver internet, a gente não vai parar! Jorge Palma não cantava assim, mas é a adaptação mais sensata para acompanhar os tempos que vivemos. Porque ir ao museu ficou algo complicado, preparámos uma lista com museus virtuais gratuitos que podem visitar a partir do vosso sofá.

Museus Gratuitos para visitar de casa: vamos a isso?

As famílias não estão habituadas a passar tanto tempo em casa, e é imprescindível arranjar alternativas para os planos a que estávamos habituadas.

Por isso, para propagar coisas positivas e ajudar a passar o tempo, deixamos uma lista de Museus nacionais e internacionais que dispõem de visitas online. Uma espécie de vá para fora cá dentro da cultura!

Prontos para uma visita ao museu?

Museus Virtuais Gratuitos Nacionais:

Explorem a visita virtual nas galerias da Coleção do Fundador e na Coleção Moderna da Gulbenkian!

Sabiam que podem conhecer as várias exposições da Fundação Portuguesa das Comunicações | Museu das Comunicações, numa visita virtual, que percorre a história das comunicações?

Museu Nacional dos Coches possui a mais importante colecção, a nível mundial, de coches e carruagens reais do século XVI ao século XIX.

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência apresenta o seu novo site interativo através de tecnologia 360º HDR. Na visita é possível navegar de forma interativa através dos espaços e aceder a informações sobre exposições presentes no MUHNAC e a sua história.

Há duas exposições online através do Google Arts&Culture: uma sobre o Azulejo em Portugal e uma com um Grande Panorama de Lisboa. Venham descobri-las!

É no Panteão Nacional que se encontram algumas das mais importantes personalidades portuguesas já falecidas. É o caso de Amália Rodrigues, fadista, e de Almeida Garrett, escritor. Através do Google Arts&Culture é possível fazer duas visitas virtuais: uma pela história da igreja de Sta. Engrácia e outra de descoberta do Panteão.

O Museu de São Roque foi um dos primeiros museus de arte a serem criados em Portugal. Abriu ao público em 11 de Janeiro de 1905, com a designação de Museu do Thesouro da Capela de São João Baptista, em evocação da importante colecção de arte italiana que esteve na origem da sua criação.

Nunca visitaram a famosa Torre de Belém? Agora podem fazê-lo a partir de casa! Monumento Nacional e Património Mundial (UNESCO), símbolo identitário da cidade de Lisboa e de Portugal no mundo, associa-se histórica e artisticamente ao Mosteiro dos Jerónimos e aos Descobrimentos Portugueses.

Museu do Dinheiro apresenta o tema do dinheiro, a sua história e a sua evolução, em Portugal e no Mundo.

Um museu interativo para ver, ouvir e sentir o Fado – Património da Humanidade. Descubram séculos de história e personalidades que ainda hoje reinventam e mantêm herança viva.

Obra-prima da arquitetura portuguesa do século XVI, está classificado como Monumento Nacional e inscrito na lista de Património Mundial da UNESCO (1983). Agora podem visitá-lo através do computador!

O NewsMuseum, em Sintra, é um museu dedicado às áreas de Jornalismo, Media e Comunicação, e tem a missão de mostrar a história de Portugal e do Mundo através delas.

Uma das primeiras fundações monásticas cistercienses em território português, o Mosteiro de Alcobaça tornou-se a principal casa desta Ordem religiosa, graças a uma continuada política de proteção régia, iniciada pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. 

O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, também designado Mosteiro da Batalha é, indiscutivelmente, uma das mais belas obras da arquitetura portuguesa e europeia.

Este excecional conjunto arquitetónico resultou do cumprimento de uma promessa feita pelo rei D. João I, em agradecimento pela vitória em Aljubarrota, batalha travada em 14 de agosto de 1385, que lhe assegurou o trono e garantiu a independência de Portugal.

Venham explorar a Arte Antiga, a Arte Moderna e a Arte Contemporânea nestas visitas virtuais ao Museu do Caramulho disponíveis no Google Arts&Culture!

Com mais de um século de existência, o Museu Nacional de Arqueologia é uma autêntica referência no mundo da arqueologia em Portugal.

Museus Virtuais Gratuitos Internacionais:

Venham explorar a arte e pintura italiana numa visita virtual!

Imagens em alta definição das exposições virtuais disponíveis nesta galeria de arte.

Um dos musts para quem visita Roma, os Museus do Vaticano estão entre os mais importantes museus do mundo e abrigam obras-primas da arte realizadas desde a época Egípcia até a Renascença

Museu Arqueológico de Atenas é o museu mais importante da Grécia no panorama da arqueologia. Contém objetos desde a pré-história até à antiguidade. Venham visitar!

Na Casa Azul, vão encontrar o universo íntimo da icónica artista mexicana Frida Kahlo. Pela arte e pela sua vida, há muito para explorar online!

Este é o principal museu de arte em Espanha, e tem muito para oferecer a abobrinhas e adultos curiosos!

Das antiguidades egípcias aos mitos (de Hércules ao Darth Vader!) e dos artistas mais famosos à relação do corpo com a arte, venham daí nesta viagem online!

Dois milhões de anos de história e cultura têm a sua casa no British Museum, que agora podem visitar desde o conforto do vosso lar. Basta ter um dispositivo com internet!

Um dos maiores museus de arte do mundo, o Metropolitan tem uma coleção com mais de dois milhões de obras.

Centro da arte e da cultura no coração da Rússia, o Hermitage Museum é o segundo maior museu de arte em todo o mundo! Tem mais de 3 milhões de obras e agora pode ser visitado online.

Fundada como uma oferta à nação, a Galeria Nacional de Arte de Washington é um centro de arte, educação e cultura com mais de 150 mil obras. Entre elas pinturas, esculturas, fotografias e desenhos que podem agora ser apreciados de forma virtual.

Este é um museu dedicado à vida e obra do famoso pintor Vicent van Gogh. Aqui, vão encontrar a maior coleção de trabalhos do artista, assim como obras dos seus contemporâneos.

A coleção da Fundação Atassi pela Arte e Cultura é uma das mais extensas dedicadas à arte Síria.

O MACBA é um espaço moderno e minimalista onde é possível encontrar obras contemporâneas de artistas locais e internacionais.

Uma residência artística que abre as portas ao público através das visitas virtuais. Através do Google Arte e Cultura, é possível ficar a conhecer várias exposições de arte.

O fundador desta coleção, Dr. Kazuo Nakamura, colecciona obras do famoso artista Keith Haring desde 1987. Através das exposições online, podemos ficar a conhecer parte da vida e obra do artista.

O convite é para visitar o museu de uma forma

Para além desta lista supimpa, relembramos que o Google Arte e Cultura uniu-se a uma panóplia de museus que dispõem de visitas virtuais gratuitas.

Também vos pode interessar:

2 comentários em “Vamos ao Museu? Museus virtuais gratuitos para visitar de casa!

  1. Olga Rocha Setembro 26, 2020

    Ótimo

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Setembro 28, 2020

      Agradecemos o feedback, Olga 🙂

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *