Família > Agenda Família > Oficinas artísticas

Fins-de-semana em família em Março no Museu do Oriente

Fins-de-semana em família

A volta do mundo no Museu do Oriente!

Em Março, o Museu do Oriente dedica os fins-de-semana às famílias, com a organização de ateliês para bebés e crianças até aos 12 anos, que dão a conhecer histórias, personagens e tradições asiáticas através de contos, lendas e práticas criativas.

O Sol e a Lua nunca se encontram: 2 e 26 de Março

No primeiro sábado do mês, dia 2, as famílias com bebés até aos 12 meses vão ficar a saber por que “O Sol e a Lua nunca se encontram”, numa viagem através das cores, formas, sons e texturas que desvenda a rotina desta dupla fantástica que, nunca se encontrando, a todos cumprimentam, dia após dia, noite após noite. Vamos explorar gestos e rotinas do nosso dia-a-dia, marcados pelo dia e a noite: acordar e adormecer, levantar e deitar, espreguiçar ou bocejar. A oficina repete a 26 de Março.

Histórias com… um filho de ouro: 3 de Março

E enquanto as palavras se soletram e a história se desenrola, eis que diante dos nossos olhos, as personagens ganham vida em “Histórias com… Um filho de ouro!”, no dia 3 de Março. Desta vez, é através do origami que os participantes vão ficar a conhecer o conto japonês que narra a vida de Kintaro, um importante samurai que tinha, como amigos, um urso, um veado, uma lebre e um macaco.

Coroa de Primavera: 9 de Março

No dia 9, antecipa-se a Primavera com a criação de uma coroa de flores, pintada pelas mãos coloridas de miúdos e graúdos. A oficina “Coroa de Primavera” é também a sugestão do Museu do Oriente para o Dia do Pai, 19 de Março, para um divertido momento de partilha entre pais e filhos [dos 12 anos aos 36 meses].

Em conversa com Peças: 10 de Março

A oficina “Em conversa com as peças”, no dia 10, explora as galerias do Museu do Oriente para revelar os segredos da Porcelana de Encomenda, tão apreciada por portugueses e europeus no século XVI. Encarnando os grandes navegadores do passado, os pequenos aventureiros são desafiados a rumar à China, para se deixarem surpreender.

Nas asas do Tsuru, 16 e 17 de Março

No fim-de-semana seguinte, 16 e 17 de Março, os mais novos vão poder viajar “Nas asas do tsuru”, recriando esta ave sagrada do Japão em origami, e conhecer o Presidente da República, Manuel Teixeira Gomes, ávido coleccionador, numa visita performativa ao Museu do Oriente que dá a conhecer alguns dos objectos que adquiriu nas muitas viagens que fez e as histórias que o inspiraram.

A partir de um retrato: 30 de Março

“A partir de um retrato” é o desafio que o Museu do Oriente lança às famílias no dia 30 de Março. Nesta oficina de representação, e como se estivessem a folhear um antigo álbum de fotografias, os participantes são convidados a recriar poses e cenários de outrora.

Ópera Chinesa: 30 de Março

Ainda neste dia, crianças entre os 7 e os 12 anos vão poder visitar a exposição “A Ópera Chinesa” e descobrir uma das histórias do seu repertório, “Wu Song e o Tigre”, para depois a recriar em origami pop-up.

No MusEu me Oriento: 31 de Março

O mês termina com a oficina “No MusEu Me Oriento”, a 31 de Março, que explora uma das peças do Museu do Oriente através do toque, do som, do cheiro e de todas as histórias que sobre ele serão contadas. Será que miúdos e graúdos vão descobrir de que objecto de trata, ainda que de olhos vendados? Esta actividade repete nos dias 28 de Abril, 26 de Maio e 30 de Junho, sempre com objectos diferentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *